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De que lado estou? ? Constru??o da Refer?ncia Espacial em Crian?as

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Bras?lia

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Trabalhar a quest?o da lateralidade dos alunos; - Desenvolver a percep??o corporal individual e sua rela??o com os espa?o em volta; - Perceber que a localiza??o e posicionamento s?o relativos, dependendo do referencial em que se baseiam.

Duração das atividades

Tr?s aulas de cinquenta minutos cada;

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Percep??o por parte do aluno das partes do corpo e suas denomina??es.

Estratégias e recursos da aula

Introdução


Caro professor (a), antes do início dessa atividade, são necessárias algumas considerações introdutórias. Construir a noção de espaço geográfico em crianças que estão nas séries iniciais é passar por algumas etapas. O domínio da chamada lateralidade, a percepção das relações direita/esquerda, frente/atrás, em cima/embaixo, e suas variações, de acordo com o ponto de vista de quem observa ou conforme uma determinada referência é o quesito fundamental para a construção das relações espaciais. (CALLAI, 2005)

 

A construção dessas noções pela criança tem como ponto de partida o próprio corpo (a sua direita e sua esquerda). Mais tarde, em um processo gradativo de descentralização (mudança de referencial), considera a esquerda e a direita de pessoas à sua frente, para finalmente considerar o posicionamento dos objetos em relação uns aos outros, a ela própria ou a outras pessoas. Somente após o estabelecimento das relações é que a criança terá condições de entender o que é orientação através dos pontos cardeais e colaterais. (CALLAI, 2005)

Para saber mais visite:


http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622005000200006&script=sci_pdf&tlng=pt

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1290/imagens/imagem1aula1.JPG


O presente plano de aula busca trazer uma atividade que desenvolva a questão da lateralidade É uma atividade que deverá ser “dividida” com professores de matemática, Educação física, geografia, entre outros, pois tem a ver com todas as disciplinas e com o grande propósito da educação que é o de trabalhar de forma contextualizada e interdisciplinar.


Sugere-se uma seqüência de atividades a serem trabalhadas com as crianças, que mesmo aparentemente simples, são de enorme valia na percepção corporal na construção do processo de lateralidade, e visão espacial.

 

Atividade 01 – Brincando de Tomar Banho

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1290/imagens/imagem2aula1.JPG


Uma estratégia para a criança trabalhar a consciência de seu predomínio lateral para a direita e esquerda (lateralidade) e estabelecer as relações projetivas é através da estimulação tátil. Para tanto, sugere-se desenvolver as seguintes atividades lúdicas:

O professor coordena a atividade levando os alunos a dramatizarem um banho, lavando sua cabeça. Terão que fazer movimentos mímicos de tirar a blusa, ligar e desligar o chuveiro e passar o sabonete ou xampu com a ajuda da bucha (folha de papel amassada), esfregando o couro cabeludo:


O professor deverá solicitar ações como:


- esfregar o lado de cima da cabeça;

- esfregar a parte de trás da cabeça;

- esfregar o lado direito da cabeça;

- esfregar o lado esquerdo da cabeça;

Depois de esfregar com gestos mímicos a cabeça toda, devem se enxaguar e enxugar com uma folha de papel, podendo ser feita da seguinte maneira:


- enxugar todo o lado direito da cabeça;

- enxugar todo o lado esquerdo da cabeça;

- enxugar toda a parte da frente da cabeça;

- Enxugar toda a parte de trás da cabeça.

Com a brincadeira do banho, é possível que seus alunos iniciem o processo de construção da própria percepção corporal. O referencial inicial da criança é o próprio corpo, onde ela começa a construir o conceito de lateralidade.

 

Aula 2 - Localizando o eu

 

Outra maneira de se trabalhar a lateralidade é a consciência de sua estatura, da posição de seus membros e dos lados de seu corpo.

Material: papel grande (um para cada aluno), lápis.

Aos pares, os alunos se alternam para fazer o mapa do próprio corpo. O um aluno deita-se sobre a folha de papel, enquanto outro aluno risca o contorno do corpo do colega. Depois, os papéis se invertem. Na segunda etapa, cada aluno nomeia as partes do próprio corpo, escrevendo ou colando etiquetas.
 

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Fonte: colmagno.com.br

Após explorar bastante esses elementos, o professor cola, com fita adesiva, um barbante na testa dos alunos dividindo o corpo em duas partes e pede para identificarem seu lado direito podendo fazer uma marcação. O mesmo é feito no contorno, com o aluno posicionado de costas para não permitir o espelhamento. Depois de identificados os lados do seu corpo e do contorno, o professor dá comandos para os alunos identificarem as partes de cada lado do corpo no contorno, da seguinte forma:

- pulem no ombro direito;

- pulem no joelho esquerdo;

- com o pé direito, pulem no pé esquerdo;

- pulem na orelha esquerda;

- etc.


A próxima seqüência é indicada para quando as crianças já tiverem identificado o espelhamento da lateralidade. A atividade é desenvolvida da mesma maneira que a primeira, porém com o aluno posicionado em pé. Dessa forma, sua direita corresponde ao lado esquerdo. Portanto, dados os comandos, os alunos deverão deslocar-se indo para o lado contrário de seu corpo.

Atividade 3. As duplas

A identificação da lateralidade de outros elementos, pode ser possível a partir de diferentes movimentos. Aos pares, um aluno de frente para o outro, realiza movimentos coordenados de acordo com os comandos do professor:

- Dêem a mão direita;

- Ergam o braço esquerdo;

- Toquem com a mão direita, o pé esquerdo do companheiro;

- Pulem com o pé esquerdo;

- Com a mão esquerda, toquem o pé esquerdo do companheiro;

Com essas atividades as crianças tomam consciência de seu posicionamento corporal e sua relação no espaço. Partindo do referencial do corpo, a docente pode trabalhar a lateralidade em outras esferas, com atividades como as sugeridas em:


http://www.telelibras.com.br/materiais/lateralidade.pdf

 

Recursos Complementares

http://www.icpg.com.br/artigos/rev03-09.pdf http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Lateralidade+Funcional?=3 http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//arquivos/secretarias/deficiencia_mobilidade_reduzida/programas/0003/Curso_Atividade_Fisica-Def_Mental-Cristina_Heitzmann.ppt

Avaliação

No trabalho de avalia??o da quest?o da lateralidade, ? importante o docente observar se o aluno reconhece a direita, ? esquerda, ? frente e atr?s de si mesmo e tamb?m a de outros pontos. Para tanto as avalia??es s?o feitas no desenvolvimento das atividades. Sugere-se tamb?m algumas pr?ticas simples que podem ajudar no processo de avalia??o. Desenhando-se dois c?rculos, um ao lado do outro, e, posicionando o aluno em frente aos c?rculos, sugere-se pedir que o aluno entre no c?rculo determinado pelo professor (direita ou esquerda) e percebendo se o aluno sabe (maduro) ou n?o sabe (inicial).