Portal do Professor

Início do Conteúdo

Cantando a manga rosa

Autor e Co-autor(es)

Luzia Luzinete Pereira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno poder? aprender a:

  • cantar, dan?ar e se expressar
  • descobrir respostas para as adivinhas. sobre frutas.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • deve saber o que ? uma adivinha??o.

Estratégias e recursos da aula

2? Momento

Uma vez que a cantoria j? est? bem afinada, que tal se levantar e exercitar o corpo, dan?ando a "Manga rosa"? O professor dir? ?s  crian?as apenas que dancem, dancem livremente, fazendo os movimentos que desejarem ao escutarem a m?sica. Depois deste momento, o professor trabalhar? a letra da m?sica, salientando que a m?sica n?o fala s? da manga rosa, mas de outras frutas, todas da regi?o Nordeste.

Atividade 2 - Adivinhe quem puder...

1? Momento

Agora, chegou a hora de ver quem ? bom de adivinha??o. O professor trar? para a sala de aula uma caixa bem decorada com motivos frutais e pedir? que as crian?as retirem de dentro um papel contendo uma adivinha sobre frutas (por e xemplo: "O que ? o que ?. Tem escamas mas n?o ? peixe, tem coroa, mas n?o ? rei? Abacaxi). ? importante neste momento salientar as caracter?sticas de cada fruta, bem como a import?ncia de cada uma delas para a nossa sa?de.

2? Momento

O professor agora ir? fazer junto com a turma uma avalia??o do estudo das frutas. Os alunos ter?o a oportunidade de falar o que aprenderam, o que menos gostaram, o que acham que faltou abordar durante o estudo. Seria interessante que os depoimentos das crian?as sobre o estudo fossem gravados e que,depois, a grava??o fosse reproduzida para que elas mesmas pudessem ouvir suas opini?es.

Recursos Complementares

  • CD de Alceu Valen?a;
  • Cartaz com a letra da m?sica;
  • Aparelho de som;
  • Caixinha com adivinhas

Avaliação

O aluno ser? avaliado nas suas atividades:
  •  no momento do canto;
  • no momento da dan?a;
  •  na hora da adivinha??o;
  •  no momento de dar sua opini?o sobre o estudo.