Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Com esta aula, o aluno poder? aprender a:
Uma vez que a cantoria j? est? bem afinada, que tal se levantar e exercitar o corpo, dan?ando a "Manga rosa"? O professor dir? ?s crian?as apenas que dancem, dancem livremente, fazendo os movimentos que desejarem ao escutarem a m?sica. Depois deste momento, o professor trabalhar? a letra da m?sica, salientando que a m?sica n?o fala s? da manga rosa, mas de outras frutas, todas da regi?o Nordeste.
Atividade 2 - Adivinhe quem puder...
1? Momento
Agora, chegou a hora de ver quem ? bom de adivinha??o. O professor trar? para a sala de aula uma caixa bem decorada com motivos frutais e pedir? que as crian?as retirem de dentro um papel contendo uma adivinha sobre frutas (por e xemplo: "O que ? o que ?. Tem escamas mas n?o ? peixe, tem coroa, mas n?o ? rei? Abacaxi). ? importante neste momento salientar as caracter?sticas de cada fruta, bem como a import?ncia de cada uma delas para a nossa sa?de.
2? Momento
O professor agora ir? fazer junto com a turma uma avalia??o do estudo das frutas. Os alunos ter?o a oportunidade de falar o que aprenderam, o que menos gostaram, o que acham que faltou abordar durante o estudo. Seria interessante que os depoimentos das crian?as sobre o estudo fossem gravados e que,depois, a grava??o fosse reproduzida para que elas mesmas pudessem ouvir suas opini?es.