Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
AULA 1
As estratégias utilizadas são:
- Aula Interativa;
- Aula Conceitual;
- Uso do Laboratório de Informática.
Sugerimos que o professor peça para os alunos formarem duplas ou trios e que, em seguida, ele apresente o recurso abaixo.
O recurso é uma animação sobre o ciclo da água. Neste recurso, o aluno poderá compreender todas as fases do ciclo da água e ainda compreender de onde vem e para onde vai a água da chuva.
Atividade 1
Apresentação do Recurso
link do recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12445/ciclo_da_agua.swf
Figura 1 - Descrição do Recurso
Atividade 2
Esta atividade consta da apresentação de um texto - "O ciclo da Água", que segue logo abaixo. O professor poderá trabalhar o texto da seguinte forma: divida o texto em várias partes; altere algumas destas trocando afirmações corretas por falsas; distribua estas partes do texto em forma de tirinhas de papel - algumas com afirmações corretas e outras com afirmações incorretas sobre o ciclo da água. Exemplos de como confeccionar as tirinhas:
Tirinha 1 a: "A água passa por dois estados, são eles: sólido e líquido". Em outra tirinha coloca-se a afirmação verdadeira - Tirinha 1 b: "a água passa por três estados, sendo eles: sólido, líquido e gasoso".Tirinha 2 a: "Devido ao calor do sol a água dos oceanos, mares, rios e lagos passa lentamente do estado gasoso, isto é, evapora-se e vai para a atmosfera". Na outra tirinha coloca-se a afirmação falsa - Tirinha 2 b: "Devido ao calor do sol a água dos oceanos, mares, rios e lagos passa lentamente do estado líquido, isto é evapora-se e vai para a atmosfera".Tirinha 3 a: "O vapor de água na atmosfera esquenta e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens". Em outra coloca a afirmação verdadeira – Tirinha 3 b: "O vapor de água na atmosfera esfria-se e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens".Tirinha 4 a: "Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo". Na outra tirinha coloca uma a afirmação falsa – Tirinha 4 b: "Depois a água volta novamente aos rios sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo".Tirinha 5 a:" Uma parte cai diretamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo, formando lençóis de água subterrâneos". Na outra tirinha a afirmação falsa – Tirinha 5 b: "Toda a parte cai diretamente nos oceanos, mares rios e lagos, formando lençóis de água subterrâneos".Desta forma, no texto haverá conceitos errôneos, sendo que, os alunos que estiverem com as tirinhas com a afirmações corretas deverão se manifestar os que estiverem com as tirinhas contendo afirmações erradas deverão corrigi-las e falar a resposta correta. Se os alunos não corrigirem ou se errarem o conceito, o professor deverá corrigi-los na mesma hora. Ao final da aula, o texto deverá ser lido por inteiro, substituindo nessa leitura, as frases incorretas pelas corretas a fim de que fique gravado o conceito verdadeiro.
Texto: O Ciclo da Água
Figura 2 - Imagem relacionada ao texto. Disponível em: http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/ciclo(tarefa).gif Acesso em: 13. Dez. 2008.
Devido ao calor do sol a água dos oceanos mares, rios e lagos passa lentamente do estado gasoso, isto é evapora-se e vai para a atmosfera. O vapor de água na atmosfera esfria-se e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens. Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo. Uma parte cai diretamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo, formando lençóis de água subterrâneos. A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a absorvem pelas raízes.
Os animais obtêm a água consumindo as plantas ou bebendo nos rios, riachos e fontes.
Pela respiração e transpiração dos organismos, a água regressa de novo à atmosfera.
Assim, o ciclo repete-se continuamente, mantendo-se mais ou menos constante a quantidade de água no nosso planeta.
Existe uma circulação de água da superfície terrestre para a atmosfera e desta para a superfície da Terra. Isto significa que grande parte da água que a Terra perde por evaporação, volta à Terra com a chuva, a neve e o granizo.
Disponível em: http://home.alunos.utad.pt/~al14072/ciclodaagua0.htm Acesso em: 15. Nov. 2008.
Dicas:
O professor poderá realizar com os alunos uma experiência prática sobre os três estados físicos da água. Nos links abaixo se encontram dicas de como fazer experiências práticas sobre o tema da aula.
http://agvl.ccems.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=119&Itemid=72
http://cienciastododia.blogspot.com/2008/08/experincia-estados-fsicos-e-densidade.html
Curiosidades:
Você sabia que na Internet existem jogos sobre a temática da água. Clique no endereço abaixo e escolha um jogo para seus alunos!
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/jogos.htm
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/sos/ciclo.htm
Nome | Tipo |
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Ciclo da água | Animação/simulação |
O ciclo da água | Animação/simulação |