Portal do Professor

Início do Conteúdo

Construção do Espaço

Autor e Co-autor(es)

ZORAIDE VANI GNOATTO imagem do usuário

SARANDI - RS ESC EST DE ENS FUND ALBINA CAPOANI PAZINI CIEP

Fabiana Teresa de Conto Tonello

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a distinção entre América Latina e América Anglo-Saxônica , em seus aspectos econômicos e culturais; Relacionar as formas de colonização dos países americanos e seu desenvolvimento.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Geo-política da América

Estratégias e recursos da aula

          Trabalhar a divisão do Continente Americano é fundamental para que o aluno venha construir a percepção territorial. As variações lingüístico-culturais na determinação da América Anglo-Saxônica e da América Latina é assunto que merece ser ressaltado, assim como a grande influência dos valores culturais dos EUA, não somente sobre o Brasil o restante da América Latina, mas sobre o mundo todo.
Para refletir sobre os contrastes da América leva-se para o estudo a música “Deus salve a América” de Zezé de Camargo e Luciano, para discussão e debate em aula.
           Sugere-se a leitura seguinte:

         Os europeus que se dirigiram ao Continente Americano pertenciam a dois diferentes grupos lingüístico-culturais:os anglo-saxões (ingleses) e os latinos ( portugueses e espanhóis).
          De acordo com a língua falada e os traços culturais impostos pelos colonizadores a América apode ser subdividida em:
          - América Anglo-Saxônica: Formada pelo Canadá e EUA. Parte colonizada principalmente pelos ingleses, que deixaram como legado a língua ( inglês) e a religião (protestantismo). Parte da América desenvolvida, onde a população desfruta de boas condições de vida .
          - América Latina: Formada pelo México, América Central e do Sul.Colonizada principalmente por portugueses e espanhóis, que deixaram como legado a língua( portuguesa e espanhola) e a religião (católica). Parte da América subdesenvolvida onde a situação de pobreza e miséria é gritante.
          O critério mais importante para esta subdivisão é a situação de subdesenvolvimento em que se encontram as nações.
          A colonização da América ocorreu de duas formas: Exploração e povoamento.A colonização de exploração baseou-se na retirada de recursos e riquezas naturais das colônias com o uso da mão-de-obra escrava, com a pratica da monocultura e do latifúndio., visando o mercado externo, predominante na América Latina . Enquanto que a colonização de povoamento organizou-se no trabalho livre e voltado para o mercado interno, com prática da policultura em pequenas e médias propriedades, predominante na maior parte da América Anglo-Saxõnica.
          As formas de colonização ocorridas no continente americano contribuíram fortemente no processo de desenvolvimento dos países americanos.


Como atividades desenvolva:

- Construir painéis em grupos com recortes de revistas, jornais e fotos destacando os aspectos econômicos e culturais da América Latina e Anglo- Saxônica e apresentar a turma.
- Dividir os alunos em grupo para realizar uma pesquisa sobre a influência americana sobre nosso país em relação ao vestuário, arte, lazer, economia. Após plenária sobre os trabalhos realizados.
-Construir um texto “ As estruturas de dependência são resultado de um processo histórico”, levando em consideração o assunto estudado.
-Fazer um paralelo entre colonização de povoamento e exploração,após debater suas conseqüências.

Recursos Complementares

Vídeo – Alguém para dividir os sonhos.(EUA) Site – Latinworld – www.latinworld.com

Avaliação

- Participação das plenárias; -Apresentação dos painéis e trabalhos.