Portal do Professor

Início do Conteúdo

Estat?stica ? Medida de tend?ncia central

Autor e Co-autor(es)

Carlos Alberto Jesus de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica Aritm?tica
Ensino Fundamental Final Matem?tica C?lculo
Ensino Fundamental Final Matem?tica Tratamento da informa??o
Ensino M?dio Matem?tica An?lise de dados e probabilidade
Ensino M?dio Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino M?dio Matem?tica Tecnologia para a matem?tica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Calcular m?dia aritm?tica
  • Determinar a moda
  • Calcular a mediana

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Popula??o e amostra
  • Frequ?ncia

Estratégias e recursos da aula

               Professor, no laborat?rio de inform?tica, acomode os alunos em duplas. Apresente a eles uma situa??o para que possam refletir um pouco sobre o assunto, por exemplo:

     Considere os pre?os do litro de gasolina coletados em seis postos de uma cidade: R$ 1,99; R$ 2,08; R$ 2,03; R$ 2,05; R$ 1,98 e R$ 1,99.

          a) A m?dia de pre?os

          b) A moda

          c) A mediana

               De um tempo para que eles possam discutir. Pe?a a eles que registrem as solu??es encontradas, em seguida, pe?a a eles que pesquisem sobre o assunto ?Medidas de tend?ncia central?, como exemplo, citamos alguns s?tios:

               Professor, converse com seus alunos e questione:

        • O que representa a m?dia aritm?tica dos valores de uma lista?
        •  A m?dia ponderada simplifica o c?lculo da m?dia aritm?tica?
        • O que ? moda?
        • E mediana?

               Professor, elabore uma lista de exerc?cios para que seus alunos possam praticar um pouco. Alguns exemplos de exerc?cios est?o dispon?veis em:

Pe?a a eles que respondam os exerc?cios em uma folha de papel e, em seguida, confiram as respostas na planilha de c?lculo ou na calculadora cient?fica.

               Outro recurso dispon?vel aos alunos ? a calculadora cient?fica. Existem diversos modelos de calculadoras cient?ficas. Entre os diversos modelos, o mais utilizado pelos meus alunos e a Kenko 105-B, mas qualquer calculadora cient?fica pode ser utilizada, basta seguir as orienta??es do manual.

Por exemplo: Da popula??o {89, 45, 36}, calcule o somat?rio dos valores, a m?dia aritm?tica, o somat?rio dos valores ao quadrado, a vari?ncia e o desvio padr?o.

               Professor, elabore uma lista de exerc?cios para que seus alunos possam praticar um pouco. Alguns exemplos de exerc?cios est?o dispon?veis em:

Pe?a a eles que respondam os exerc?cios em uma folha de papel e, em seguida, confiram as respostas na planilha de c?lculo ou na calculadora cient?fica.

                Em seguida, coloque alguns exemplos para que eles possam praticar um pouco sobre o c?lculo. Utilize uma planilha de c?lculo dispon?vel nos computadores do laborat?rio. Tire as d?vidas que por ventura ainda persistirem.

                Professor, proponha atividades para seus alunos possam aplicar o conhecimento sobre o assunto, por exemplo:

Atividade 1:

                Uma atividade interessante ? fazer uma pesquisa a respeito dos desejos e necessidades dos alunos da escola que dar? subs?dios para que a dire??o possa elaborar o Plano Pol?tico e Pedag?gico. Nesta atividade, separe alunos em grupos, de no m?x imo 8 pessoas. Eles devem:

          ? Planejar ? Elaborar um documento onde eles v?o descrever:

               * Como eles planejam fazer?

               * Como os resultados ser?o avaliados?

               * Que diferen?a o projeto trar? para escola.

          ? Executar ? coletar, organizar, resumir, analisar.

          ? Divulgar ? apresentar dados em relat?rios e/ou semin?rios.

Professor, em ?recursos complementares?, existem alguns s?tios que trazem informa??es sobre como orienta na elabora??o de um projeto de pesquisa.

Atividade 2:

               Outra atividade, esta interdisciplinar, com os Professores de Educa??o F?sica seria realizar a estat?stica dos jogos das diversas modalidades esportivas. Abaixo citamos alguns links dispon?veis para organizar esta atividade:

                    ? Basquetebol, http://calipolensebasket.wordpress.com/2008/01/07/como-fazer-a-estatistica-num-jogo-de-basquetebol/

                    ? Voleibol, http://www.ese.ipvc.pt/dmh/Projectos/estat_voleibol.htm. Veja o esquema high tech do t?cnico Bernardinho para monitorar a equipe e os advers?rios na quadra emhttp://info.abril.com.br/edicoes/224/arquivos/4746_1.shl.

Fonte: http://www.melhordovolei.com.br/imagens_entrevistas/robertinha/estadao.jpg

Sendo que para realizar esta atividade, ser? necess?ria toda a organiza??o e planejamento mencionados atividade 1.

               Professor, pode-se tamb?m utilizar um atividade l?dica on-line que para os alunos do Ensino M?dio esta dispon?vel em

http://alea-estp.ine.pt/html/trivial/html/jgloria/Gloria3ciclo/gloria.htm e para os alunos do Ensino Fundamental ? Final esta dispon?vel em http://alea-estp.ine.pt/html/trivial/html/jgloria/GloriaSecundario/gloria.htm.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o (1 aula) poder? ser da seguinte forma:

  • Atividades em sala.
  • Listas de exerc?cios envolvendo aplica??es do assunto no cotidiano.
  • Durante as aulas observando o interesse e a participa??o do aluno.
  • Estimular os alunos a criarem e participarem de Blogs sobre o assunto. Caso queira utilizar algum Blog j? existente, sugerimos o seguinte http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090615065308AApbXzO
  • Webquest: http://www.webquestbrasil.org/
  • Competi??o entre grupos, de no m?ximo quatro alunos, onde cada grupo apresenta um problema outro grupo caso consiga resolv?-lo, continua na competi??o, caso erre, ser? eliminado.
  • Semin?rios sobre as atividades indicadas na aula.
  • Professor experimente criar um ambiente virtual onde voc? e os professores poder?o criar blogs, webquest, f?runs, exerc?cios virtuais. Acesse http://www4.escola24h.com.br/.