Portal do Professor

Início do Conteúdo

Com a queda do muro, foi-se tamb?m a Cortina de Ferro

Autor e Co-autor(es)

DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo Jos? Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Constru??o do espa?o: os territ?rios e os lugares

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poder? aprender a relacionar os fatos hist?ricos com a sua realidade, analisando e interpretando como  um fato hist?rico (a queda do muro de Berlim) pode refletir na din?mica pol?tica e econ?mica mundial.

Duração das atividades

01 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno dever? ter como conhecimento pr?vio, a id?ia central da Guerra Fria, disputa entre o capitalismo dos Estados Unidos e o socialismo da Uni?o Sovi?tica. Assim como a constru??o do Muro de Berlim, que simbolizava essa divis?o mundial entre os dois sistemas.

Estratégias e recursos da aula

1? passo: ? ler o trecho da reportagem retirado da Revista Veja, 11/11/2009. p?g. 14-15.

Para quem tem menos de 30 anos, a express?o "Cortina de Ferro" ? apenas estranha. Ela foi, no entanto, sin?nimo de um pesadelo que tirou o sono do mundo por mais de quatro d?cadas no s?culo passado. Em 1946, em um discurso nos Estados Unidos, Winston Churchill, que vencera a guerra contra Hitler, mas j? fora apeado do poder
na Inglaterra, usou-a pela primeira vez no contexto geopol?tico: "De Szczecin, no B?ltico, a Trieste, no Adri?tico, uma cortina de ferro desceu sobre o continente". Churchill se referia ao dom?nio territorial que a Uni?o Sovi?tica estabelecera na Europa, engolfando oito pa?ses em sua ?rbita, entre eles a Alemanha Oriental. No dia 9 de novembro completam-se vinte anos da queda do Muro de Berlim, evento que marca o come?o da derrocada sovi?tica e do sistema comunista. Com o muro, foi-se tamb?m a Cortina de Ferro, e a Alemanha unificou suas bandas ocidental e oriental, voltando a ser um s? pa?s.

O jornalista da VEJA Diogo Schelp, que quando crian?a morou com os pais na Alemanha, lembra-se de um colega de escola apontando com temor as torres dos guardas armados na fronteira entre a Alemanha Ocidental e a Oriental. Schelp voltou diversas vezes ? Alemanha. Sua ?ltima viagem foi a trabalho. Ele embarcou com a miss?o jornal?stica de entender o que mudou no pa?s desde a unifica??o. Ele rememora o mais extraordin?rio evento pol?tico da segunda metade do s?culo XX, a queda do Muro de Berlim e o subsequente desmoronamento do que parecia ser o vigoroso imp?rio sovi?tico e que acabou se revelando um colossal fracasso pol?tico, econ?mico e social.

Para o mundo, o muro em escombros trouxe al?vio com o fim da Guerra Fria - a hostilidade entre os campos capitalista e comunista, cada um deles com capacidade de destruir o outro com ogivas nucleares. Esse empate de for?as militares, ficou conhecido pela sigla MAD, louco, em ingl?s, e acr?nimo de "destrui??o m?tua assegurada".

Erguido pelos comunistas em 1961, o muro foi s?mbolo da servid?o imposta ?s pessoas atr?s da Cortina de Ferro. O comunismo sobreviveu ? queda do muro como utopia de desavisados e como farsa em Cuba e na Coreia do Norte, onde ainda se processam degeneradas experi?ncias de empobrecimento das popula??es.

2? Passo: pedir aos alunos que marquem no texto as palavras que tiverem d?vidas e/ou trechos interessantes;

3? Passo: o professor vai tirar essas d?vidas sobre o texto e dividir a turma em dois grandes grupos, sendo que um lado ir? representar a Alemanha Oriental Socialista defendendo essa realidade e o outro lado ir? representar a Alemanha Ocidental Capitalista defendendo essa realidade durante o per?odo da Guerra Fria;

4? Passo: o professor tomar? emprestado na biblioteca da escola livros did?ticos de geografia e hist?ria, que contemplam o tema e distribuir? para que os dois grupos pesquisem os pontos positivos do capitalismo e do socialismo; O professor poder? pedir tamb?m que alguns integrantes de cada grupo v? at? o laborat?rio de inform?tica da escola e pesquise na internet informa??es sobre o tema para serem utilizadas no debate. Estas inform??es podem ser encontradas em jornais eletr?nicos, sites de not?cias e no site a seguir:

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/muro.htm

5? Passo: terminada a pesquisa, cada grupo ir? eleger seu representante para iniciar o debate;

6? Passo: o professor no final do debate vai ponderar pontos positivos dessa discuss?o e fazer um paralelo com a atual Alemanha, no sentido pol?tico, social e econ?mico.

Recursos Complementares

O professor poder? tamb?m assistir dois filmes que apresentam em sua trama o cotidiano da Alemanha dividida e o fim da URSS respectivamente: "A vida dos outros" e  " Adeus L?nin", que s?o filmes premiados e com muita qualidade.

No site www.moderna.com.br/moderna/didaticos/em/geografia/0010 o professor ter? acesso a um material de apoio ao docente e poder? obter mais informa??es sobre o tema proposto.

Avaliação

A avalia??o ser? feita durante a apresenta??o dos grupos, se eles conseguiram apresentar os aspectos mais relevantes e sobre o empenho de cada componente do grupo.