Portal do Professor

Início do Conteúdo

Globaliza??o de maneira l?dica e did?tica

Autor e Co-autor(es)

DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo Jos? Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Globaliza??o e as novas hierarquias urbanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poder? aplicar os seus conhecimentos sobre o tema de globaliza??o de maneira l?dica e did?tica atrav?s da elabora??o de uma cruzadinha geogr?fica.

Duração das atividades

02 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Neste caso, o professor j? trabalhou com os alunos os conceitos de globaliza??o e suas aplicabilidades nos pa?ses desenvolvidos e subdesenvolvidos, as disparidades econ?micas no processo de globaliza??o e at? mesmo como a globaliza??o pode excluir o indiv?duo.

Estratégias e recursos da aula

Leia "Por uma globaliza??o mais humana", texto do ge?grafo Milton Santos da Folha Online

Leia abaixo um texto do livro "O Pa?s Distorcido", da Publifolha, que re?ne textos publicados pelo ge?grafo Milton Santos na Folha de S.Paulo de 1981 at? sua morte em 2001.

Por uma globaliza??o mais humana

A globaliza??o ? o est?gio supremo da internacionaliza??o. O processo de interc?mbio entre pa?ses, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o per?odo mercantil dos s?culos 17 e 18, expande-se com a industrializa??o, ganha novas bases com a grande ind?stria, nos fins do s?culo 19, e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas fei??es. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: t?cnica, comercial, financeira, cultural.

Vivemos um novo per?odo na hist?ria da humanidade. A base dessa verdadeira revolu??o ? o progresso t?cnico, obtido em raz?o do desenvolvimento cient?fico e baseado na import?ncia obtida pela tecnologia, a chamada ci?ncia da produ??o.

Todo o planeta ? praticam ente coberto por um ?nico sistema t?cnico, tornado indispens?vel ? produ??o e ao interc?mbio e fundamento do consumo, em suas novas formas.

Gra?as ?s novas t?cnicas, a informa??o pode se difundir instantaneamente por todo o planeta, e o conhecimento do que se passa em um lugar ? poss?vel em todos os pontos da Terra.

A produ??o globalizada e a informa??o globalizada permitem a emerg?ncia de um lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais que constituem o verdadeiro motor da atividade econ?mica.

Tudo isso ? movido por uma concorr?ncia superlativa entre os principais agentes econ?micos -- a competitividade.

Num mundo assim transformado, todos os lugares tendem a tornar-se globais, e o que acontece em qualquer ponto do ec?meno (parte habitada da Terra) tem rela??o com o acontece em todos os demais.

Da? a ilus?o de vivermos num mundo sem fronteiras, uma aldeia global. Na realidade, as rela??es chamadas globais s?o reservadas a um pequeno n?mero de agentes, os grandes bancos e empresas transnacionais, alguns Estados, as grandes organiza??es internacionais.

Infelizmente, o est?gio atual da globaliza??o est? produzindo ainda mais desigualdades. E, ao contr?rio do que se esperava, crescem o desemprego, a pobreza, a fome, a inseguran?a do cotidiano, num mundo que se fragmenta e onde se ampliam as fraturas sociais.

A droga, com sua enorme difus?o, constitui um dos grandes flagelos desta ?poca.

O mundo parece, agora, girar sem destino. ? a chamada globaliza??o perversa. Ela est? sendo tanto mais perversa porque as enormes possibilidades oferecidas pelas conquistas cient?ficas e t?cnicas n?o est?o sendo adequadamente usadas.

N?o cabe, todavia, perder a esperan?a, porque os progressos t?cnicos obtidos neste fim de s?culo 20, se usados de uma outra maneira, bastariam para produzir muito mais alimentos do que a popula??o atual necessita e, aplicados ? medicina, reduziriam drasticamente as doen?as e a mortalidade.

Um mundo solid?rio produzir? muitos empregos, ampliando um interc?mbio pac?fico entre os povos e eliminando a belicosidade do processo competitivo, que todos os dias reduz a m?o-de-obra. ? poss?vel pensar na realiza??o de um mundo de bem-estar, onde os homens ser?o mais felizes, um outro tipo de globaliza??o.

4? Passo: Ao final da leitura e da an?lise do texto o professor dever? seguir os seguintes passos:

-  Dividir a turma em duplas ou trios.

-  O professor vai entregar uma folha em branco para o aluno e pedir que o mesmo monte uma cruzadinha com as palavras grifadas no texto, al?m de conceitos b?sicos j? estudados nas aulas de globaliza??o, sendo 4 palavras na horizontal e 4 palavras na vertical, com as "dicas" sobre as palavras que comp?e a cruzadinha e elaborar um gabarito que dever? ser mandido em segredo (n?o esquecer de pedir os alunos que coloquem o nome do grupo que prop?s a cruzadinha e tamb?m do grupo que resolveu).

-  Pedir aos alunos que n?o responda, pois na pr?xima aula, haver? trocas e o colega que ir? responder.

2? Aula

1? Passo: O professor dever? recolher as folhas com as cruzadinhas em branco e redistribuir aos alunos;

2? Passo: O professor pede para os alunos come?arem a resolver a cruzadinha;

3? Passo: Depois que todos os alunos terminaram de resolver a cruzadinha, o professor dever? recolher novamente as folhas. Em seguida dever?  devolver ao grupo que prop?s a cruzadinha para corre??o, de posse do gabarito elaborado anteriormente. Durante a corre??o os grupos dever?o observar se todas as palavras foram completadas corretamente e  em seguida fazer a  soma dos pontos (cada palavra completada corretamente vale um ponto);

4? Passo: O professor dever? anotar a pontua??o dos grupos no quadro para que todos os alunos conhe?am o resultado.

Recursos Complementares

Para obter maiores informa??es sobre o processo de globaliza??o consultar os seguintes sites:

www.mundosites.net/geografia/globalizacao.htm

globalization.sites.uol.com.br/textos.htm

Avaliação

A avalia??o ser? feita quando os resultados de cada grupo for colocado no quadro. O maior n?mero de grupos que se aproximarem de 8 pontos, maior a assimila??o do conhecimento. O professor dever? avaliar tamb?m as palavras utilizadas pelos alunos que dever?o ser as mais relevantes sobre o tema.