Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Educa??o F?sica | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Gin?stica: Projetos de forma??o dos alunos |
O aluno ser? capaz de identificar aspectos cardio-vasculares em situa??es de pr?ticas corporais, bem como adquirir autonomia para o controle de sua freq??ncia card?aca.
Conhecimentos tratados nas aulas: "Discutindo a qualidade de vida".
Atividade 1: os alunos ser?o reunidos em um laborat?rio de inform?tica e dever?o realizar uma pesquisa na Internet sobre o tema ?atividade f?sica e qualidade de vida (sugerimos que este tema seja procurado em sites de busca como www.google.com.br, www.cade.com.br e similares.Caso o col?gio n?o possua, sugerimos que esta pesquisa seja realizada com jornais e revistas e/ou internet fora do espa?o escolar).
Atividade 2: a partir do que foi pesquisado, solicitar aos alunos que identifiquem similaridades nos materiais pesquisados: o que os textos trazem em comum no que diz respeito ? pr?tica de atividades f?sicas para aquisi??o de sa?de? Ser? que somente praticar exerc?cios regulares garante ?sa?de?? Por qu?? (a id?ia das perguntas ? direcionar no sentido de que a pr?tica de atividades f?sicas ? importante, desde que sistematizada e feita de forma consciente, respeitando os limites de cada indiv?duo, o que, muitas vezes, n?o ? respeitado por atender padr?es impostos pela m?dia e pela sociedade).
Atividade 3:os alunos assistir?o os v?deos http://www.youtube.com/watch?v=T93NnWbMtvI e http://www.youtube.com/watch?v=L0VDUy3JUE0a respeito do sistema cardiovascular. Ap?s isto, os alunos ser?o questionados a respeito da rela??o entre a intensidade de batimentos card?acos e a atividade f?sica que est? sendo realizada.
Atividade 4: os alunos dever?o aprender a aferir a freq??ncia card?aca a partir da contagem da pulsa??o (batimentos por minuto) tal como nos apresenta a foto abaixo http://image.ig.com.br/v5/midias/0411501-0412000/411722.jpg e http://dsm.dgp.eb.mil.br/legislacao/MANUAIS/C%2020-20_arquivos/image004.jpg . O professor deve pedir aos alunos que fiquem em repouso (preferencialmente deitados) por cerca de 5 minutos e tomar nota da freq??ncia card?aca dos mesmos, ap?s ser aferida. Ap?s isto, os alunos realizar?o uma corrida de cerca de 40 metros e pedir que eles afiram novamente a F.C.
Ap?s dar um intervalo de descanso de 5 minutos, os alunos dever?o realizar uma corrida (ou caminhada) de cerca de 20 minutos. Ap?s cerca de 10 minutos e ao final do tempo, aferir novamente a F.C e tomar nota.
Ap?s isto, o professor deve apresentar os dados retirados das atividades pr?ticas e questionar os alunos a respeito das mesmas. ?Onde a F.C foi mais alta, no geral?? onde foi mais baixa?? ?Onde voc? cansou mais??, ?Qual o limite para o cora??o bater em 1 minuto??. Explicar aos alunos que existem estudo s onde relacionam o n? mero de batimentos ca rd?acos com o objetivo que se quer alcan?ar. (mostrar o f?rmula F.C = 220-idade e as tabelas contidas em http://vilamulher.terra.com.br/frequencia-cardiaca-de-treino-11-1-68-63.html ).Explicar aos alunos que este m?todo apresentado e as t?cnicas s?o comumente utilizadas em sess?es de treinamento com o objetivo de perda de peso e melhoria da condi??o f?sica geral das pessoas. Al?m disso, existe uma rela??o direta entre o n?mero de batimentos card?acos por minuto a o gasto cal?rico, como p?de ser observado na reportagem do site supracitado.
Pedir aos alunos que, baseados nos quadros e na f?rmula apresentada, fa?a o c?lculo de sua f.c para perda de peso e, em uma atividade corporal proposta pelo professor, monitore-a.