Portal do Professor

Início do Conteúdo

A hist?ria da arte e a hist?ria das cidades

Eziquiel Menta

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Juliana Gomes de Souza Dias

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

ROSANGELA MENTA MELLO

imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Eziquiel Menta Rosangela Menta Mello Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Sa?de Negocia??o de comportamentos para o conv?vio social
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na forma??o do Brasil
Ensino Fundamental Final Sa?de Rela??es sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • conhecer alguns movimentos importantes da hist?ria da arte e as obras dos principais artistas;
  • identificar a influ?ncia do contexto hist?rico, social, econ?mico e pol?tico nas obras de arte;
  • compreender o contexto hist?rico que envolve as obras selecionadas
  • criar narrativas com base nas obras e contexto hist?rico abordado
  • sintetizar as informa??es no formato hist?ria em quadrinhos
  • criar uma anima??o digital baseado na hist?ria em quadrinhos (storyboard)

Duração das atividades

5 a 7 aulas de 50 min. cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Hist?ria da arte: movimentos e principais artistas e obras de cada per?odo
  • roteiro para audiovisual
  • cria??o de storyboard
  • caracter?sticas da anima??o digital

Estratégias e recursos da aula

Pr?tica social inicial do conte?do:

O professor dever? questionar os alunos sobre as obras de arte ou artista que foram abordadas no cinema?

  • se eles conhecem algum filme?
  • qual o mais pol?mico?
  • qual ele mais gostou?
  • qual n?o gostou?
  • se o contexto abordado no filme corresponde a realidade da obra? etc.

Para complementar a discuss?o o professor poder? apresentar trechos de filme:

  • O c?digo de Da Vinci ? Leonardo Da Vinci
  • Frida Kahlo ? Frida Kahlo
  • Agonia e ?xtase ? Michelangelo
  • Goya ? Goya
  • A mo?a com o brinco de p?rola ? Vermmer
  • Os amores de Picasso ? Picasso
  • Camille Claudel ? Camille Claudel E Rodin

 

A reportagem da revista Bravo:

Revista Bravo!. Edi??o 147 ? Nov. 2009. Peixonautas ? bastidores. http://bravonline.abril.com.br/conteudo/cinema/peixonauta-bastidores-510124.shtml

 

Instrumentaliza??o/desenvolvimento

 

Aula 01: Analisando as obras

 

O professor dever? iniciar a aula questionando os alunos sobre as diferen?as entre as obras:

undefined

Ticiano ? Baco e Ariadne ? 175cm x 190cm

 Dispon?vel em: http://cgfa.acropolisinc.com/titian/p-titian11.htm Acesso em 12 de Nov. de 2009.

Field with flowers near Arles

undefined

Campo com flores perto de Arles, 1888 - Vincent Van Gogh.

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=8864 Acesso em 16 de Nov. de 2009.

undefined

A dan?a da Vida ? Edward Munch ? 1899-1900

Dispon?vel em: http://www.edvard-munch.com/Paintings/love/danceOfLife_3.jpg Acesso em 12 de Nov. de 2009.

 

undefined

Fernand L?ger: Elementos mec?nicos (1918-23)

Dispon?vel em: http://dspace.upv.es/manakin/bitstream/handle/10251/2003/tesisUPV2765.pdf?sequence=1  Acesso em 12 de Nov. de 2009.

 

Agora o professor dever? questionar a turma sobre as semelhan?as e diferen?as entre as obras. O professor dever? instigar os alunos sobre o contexto de cada obra: per?odo, mudan?as sociais, pol?ticas e econ?mica da ?poca, aspectos culturais, etc.

 

Durante a discuss?o com os alunos sobre as caracter?sticas das obras o professor dever? apresentar a turma algumas informa??es referentes as obras. Sugerimos o material de apoio: http://estagiocewk.pbworks.com/f/tutorial1conf.pdf

 

O professor dever? questionar a turma sobre:

  • Quais obras foram influenciadas pelo contexto hist?rico?
  • Quais obras foram influenciadas pela biografia do artista?
  • Quais obras foram influenciadas pelo contexto cultural da ?poca?

 

Ao t?rmino das discuss?es os alunos dever?o fazer um texto individual sobre suas impress?es com rela??o as obras analisadas.

 

Aula 02: Analisando o v?deo

O professor dever? relembrar a turma as obras analisadas na aula anterior e solicitar que os alunos apresentem seus textos. Durante as apresenta??es a turma e o professor podem complementar, discutir e sugerir alternativas para os textos.

 

Ap?s a discuss?o do texto o professor dever? apresentar o v?deo: Guernica de Marcelo Ricardo Ortiz, dispon?vel em: Experi?ncias inovadoras em artes. http://julianagsouzadias.blogspot.com/2009/11/guernica.html.

 undefined

Ap?s o v?deo o professor dever? solicitar a turma que identifique as obras e os artistas, qual a rela??o entre as obras, caracter?sticas da anima??o e do roteiro, etc.

 

Agora os alunos dever?o escolher um artista e/ou um grupo de obra s que t enham alguma rela??o (hist?rico, pol?tica, socia l, econ?mica e/ ou cultural) e pesquisar sobre o artista e o contexto da obra.

 

Aten??o Professor! Essa atividade pode ser elaborada em dupla ou trios. Reserve o laborat?rio de inform?tica da escola com acesso a Internet e se poss?vel um scanner para digitalizar os desenhos dos alunos. Selecione alguns livros de arte e sites para orientar os alunos durante a pesquisa. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites sobre Hist?ria da Arte.

Nesse momento defina com a turma a dura??o das apresenta??es, a ordem das apresenta??es e os crit?rios de avalia??o que ser?o utilizados. Em Avalia??o sugerimos alguns crit?rios.

 

No p rimeiro momento ap?s a escolha dos artistas os grupos dever?o realizar a pesquisa e apresentar para turma:

  • Artista (s)
  • Obras (s)
  • Rela??es
  • Biografia do (s) artista (s)
  • Contexto hist?rico da (s) obra (s)

 

Para essa atividade os alunos poder?o utilizar o Google Docs para sistematizar as informa??es da apresenta??o. O Google Docs est? dispon?vel em: http://docs.google.com/

Caso os alunos tenham dificuldades para utilizar o Google Docs indicamos o tutorial: ?Como criar apresenta??es colaborativas utilizando o Google Docs?, dispon?vel em: http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm

 

Aula 03: Apresenta??o da pesquisa

Os grupos dever?o iniciar as apresenta??es de acordo com a ordem definida na aula anterior. Ao t?rmino de cada apresenta??o o professor dever? complementar o tema do grupo, questionar alguns pontos confusos, sugerir materiais de apoio, etc. ? importante que os outros alunos interajam com os grupos durante as apresenta??es.

 

Aula 04: Elabora??o do roteiro

Agora os grupos dever?o se reunir e com base na pesquisa realizada dever?o elaborar o roteiro.

O professor dever? apresentar para a turma as caracter?sticas principais do roteiro.

 

Sugerimos alguns textos para reflex?o do professor:

  • GRIBL, H. Roteiro e anima??o na escola: stop motion como oportunidade. Dispon?vel em: http://www.ggpe.prpg.unicamp.br/teia/material/heitor_gribl/stop_motion_como_aportunidade_pedagogica.pdf Acesso em: 15 de Nov. de 2009.

 

  • STOPINSKI, W. Animando com o gimp. Multimeios na escola. Dispon?vel em: < a rel="externo" href="http://www.diaadia.%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20pr.go%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20v.br/multimeios/modules/noticias/article.php?s%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20toryid=62">http://www.diaadia .pr.gov.br/multimeios/modules/noticias/art icle.php?storyid=62 Acesso em: 15 de Nov. de 2009.

 

Aten??o professor! Os alunos podem utilizar diversas t?cnicas (desenho, colagem, massinha, etc.) para produzir suas anima??es. Apresente a eles os pontos positivos e negativos de cada t?cnica: material utilizado, processo, edi??o, recursos necess?rios x recursos dispon?veis, etc.

 

Aula 05: Iniciando a produ??o

Os grupos dever?o iniciar a produ??o de suas anima??es com base no roteiro elaborado na aula anterior. Cada grupo dever? possuir o material necess?rio para elabora??o e conclus?o da atividade, dessa forma ir? evitar transtornos c om a falta d e material.

Sugerimos que o professor reserve mais 1 aula para conclus?o das atividades.

 

Catarse

 

Ap?s as apresenta??es os alunos dever?o fazer uma reda??o sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influ?ncia do conte?do na pr?tica social, o que mudou ap?s a atividade.

Pr?tica social final do conte?do:Mostra de anima??o

No dia da apresenta??o dos v?deos o professor dever? reservar um espa?o na escola para as apresenta??es e convidar toda a comunidade escolar. Os grupos poder?o criar cartazes divulgando seu trabalho, postar um trailler na internet, etc.

Antes de cada apresenta??o o representante de cada equipe dever? informar ao p?blico o artista e obra utilizada, de qual per?odo e o motivo da escolha.

Sugest?o de avalia??o:

Crit?rios

Satisfat?rio (85 ? 100)

Regular (65 ? 85)

Insuf iciente (50 ? 65)

Participa??o do aluno durante as discuss?es

Participou das discuss?es em todas as aulas emitindo coment?rios per tinentes ao tema

Participou das discuss?es em algumas aulas emitindo coment?rios pertinentes ao tema

Participou das discuss?es em algumas aulas emitindo coment?rios irrelevantes ao tema

Envolvimento com as atividades

Apresentou todas as atividades dentro do prazo e no formato solicitado

Apresentou algumas atividades dentro do prazo e fora do formato solicitado

Apresentou algumas atividades fora do prazo

Responsabilidade com o trabalho e com o grupo

Realizou todas as tarefas recebidas no prazo e no formato solicitado contribuindo totalmente para o grupo

Realizou algumas das tarefas receb idas, fora do prazo e no formato solicitado contribuindo parcialmente para o grupo

N?o realizou algumas das tarefas recebidas, e outras fora do formato solicitado contribuindo parcialmente para o grupo

Abordagem do tema

O grupo abordou o tema em profundidade

O grupo abordou o tema nos pontos b?sicos (comum)

O grupo abordou o tema com superficialidade (n?o atingiu os pontos b?sicos)

Dom?nio da t?cnica

Destreza no dom?nio da t?cnica utilizando os recursos com qualidade e inova??o

Destreza no dom?nio da t?cnica

Dificuldades em utilizar a t?cnica escolhida

Clareza na compreens?o do tema

O tema foi apresentado de forma clara e concisa

O tema foi apresentado com algumas dificuldades

O tema foi apresentado com algumas dificuldades e erros de informa??o

Articula??o das ideias

O conte?do foi bem articulado

Dificuldades para articular o conte?do

Conte?do desarticulado

Qualidade na apresenta??o (capricho, qualidade e inova??o)

Trabalho caprichado, limpo, criativo e corresponde a t?cnica proposta

Trabalho criativo com dificuldades na t?cnica proposta

Trabalho sem capricho e com pouca criatividade

Prazo de entrega

Entregou no prazo

Entregou no prazo mas incompleto

Entrega fora do prazo e incompleto

 

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, em Estrat?gias da aula sugerimos alguns crit?rios de avalia??o para que seja apresentado e discutido com a turma, de forma que os alunos participem ativamente do processo de avalia??o.