![]() CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O |
![]() CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O |
![]() TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF |
Eziquiel Menta Rosangela Menta Mello Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Sa?de | Negocia??o de comportamentos para o conv?vio social |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na forma??o do Brasil |
Ensino Fundamental Final | Sa?de | Rela??es sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Pr?tica social inicial do conte?do:
O professor dever? questionar os alunos sobre as obras de arte ou artista que foram abordadas no cinema?
Para complementar a discuss?o o professor poder? apresentar trechos de filme:
A reportagem da revista Bravo:
Revista Bravo!. Edi??o 147 ? Nov. 2009. Peixonautas ? bastidores. http://bravonline.abril.com.br/conteudo/cinema/peixonauta-bastidores-510124.shtml
Instrumentaliza??o/desenvolvimento
Aula 01: Analisando as obras
O professor dever? iniciar a aula questionando os alunos sobre as diferen?as entre as obras:
Ticiano ? Baco e Ariadne ? 175cm x 190cm
Dispon?vel em: http://cgfa.acropolisinc.com/titian/p-titian11.htm Acesso em 12 de Nov. de 2009.
Campo com flores perto de Arles, 1888 - Vincent Van Gogh.
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=8864 Acesso em 16 de Nov. de 2009.
A dan?a da Vida ? Edward Munch ? 1899-1900
Dispon?vel em: http://www.edvard-munch.com/Paintings/love/danceOfLife_3.jpg Acesso em 12 de Nov. de 2009.
Fernand L?ger: Elementos mec?nicos (1918-23)
Dispon?vel em: http://dspace.upv.es/manakin/bitstream/handle/10251/2003/tesisUPV2765.pdf?sequence=1 Acesso em 12 de Nov. de 2009.
Agora o professor dever? questionar a turma sobre as semelhan?as e diferen?as entre as obras. O professor dever? instigar os alunos sobre o contexto de cada obra: per?odo, mudan?as sociais, pol?ticas e econ?mica da ?poca, aspectos culturais, etc.
Durante a discuss?o com os alunos sobre as caracter?sticas das obras o professor dever? apresentar a turma algumas informa??es referentes as obras. Sugerimos o material de apoio: http://estagiocewk.pbworks.com/f/tutorial1conf.pdf
O professor dever? questionar a turma sobre:
Ao t?rmino das discuss?es os alunos dever?o fazer um texto individual sobre suas impress?es com rela??o as obras analisadas.
Aula 02: Analisando o v?deo
O professor dever? relembrar a turma as obras analisadas na aula anterior e solicitar que os alunos apresentem seus textos. Durante as apresenta??es a turma e o professor podem complementar, discutir e sugerir alternativas para os textos.
Ap?s a discuss?o do texto o professor dever? apresentar o v?deo: Guernica de Marcelo Ricardo Ortiz, dispon?vel em: Experi?ncias inovadoras em artes. http://julianagsouzadias.blogspot.com/2009/11/guernica.html.
Ap?s o v?deo o professor dever? solicitar a turma que identifique as obras e os artistas, qual a rela??o entre as obras, caracter?sticas da anima??o e do roteiro, etc.
Agora os alunos dever?o escolher um artista e/ou um grupo de obra s que t enham alguma rela??o (hist?rico, pol?tica, socia l, econ?mica e/ ou cultural) e pesquisar sobre o artista e o contexto da obra.
Aten??o Professor! Essa atividade pode ser elaborada em dupla ou trios. Reserve o laborat?rio de inform?tica da escola com acesso a Internet e se poss?vel um scanner para digitalizar os desenhos dos alunos. Selecione alguns livros de arte e sites para orientar os alunos durante a pesquisa. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites sobre Hist?ria da Arte.
Nesse momento defina com a turma a dura??o das apresenta??es, a ordem das apresenta??es e os crit?rios de avalia??o que ser?o utilizados. Em Avalia??o sugerimos alguns crit?rios.
No p rimeiro momento ap?s a escolha dos artistas os grupos dever?o realizar a pesquisa e apresentar para turma:
Para essa atividade os alunos poder?o utilizar o Google Docs para sistematizar as informa??es da apresenta??o. O Google Docs est? dispon?vel em: http://docs.google.com/
Caso os alunos tenham dificuldades para utilizar o Google Docs indicamos o tutorial: ?Como criar apresenta??es colaborativas utilizando o Google Docs?, dispon?vel em: http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm
Aula 03: Apresenta??o da pesquisa
Os grupos dever?o iniciar as apresenta??es de acordo com a ordem definida na aula anterior. Ao t?rmino de cada apresenta??o o professor dever? complementar o tema do grupo, questionar alguns pontos confusos, sugerir materiais de apoio, etc. ? importante que os outros alunos interajam com os grupos durante as apresenta??es.
Aula 04: Elabora??o do roteiro
Agora os grupos dever?o se reunir e com base na pesquisa realizada dever?o elaborar o roteiro.
O professor dever? apresentar para a turma as caracter?sticas principais do roteiro.
Sugerimos alguns textos para reflex?o do professor:
Aten??o professor! Os alunos podem utilizar diversas t?cnicas (desenho, colagem, massinha, etc.) para produzir suas anima??es. Apresente a eles os pontos positivos e negativos de cada t?cnica: material utilizado, processo, edi??o, recursos necess?rios x recursos dispon?veis, etc.
Aula 05: Iniciando a produ??o
Os grupos dever?o iniciar a produ??o de suas anima??es com base no roteiro elaborado na aula anterior. Cada grupo dever? possuir o material necess?rio para elabora??o e conclus?o da atividade, dessa forma ir? evitar transtornos c om a falta d e material.
Sugerimos que o professor reserve mais 1 aula para conclus?o das atividades.
Catarse
Ap?s as apresenta??es os alunos dever?o fazer uma reda??o sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influ?ncia do conte?do na pr?tica social, o que mudou ap?s a atividade.
Pr?tica social final do conte?do:Mostra de anima??o
No dia da apresenta??o dos v?deos o professor dever? reservar um espa?o na escola para as apresenta??es e convidar toda a comunidade escolar. Os grupos poder?o criar cartazes divulgando seu trabalho, postar um trailler na internet, etc.
Antes de cada apresenta??o o representante de cada equipe dever? informar ao p?blico o artista e obra utilizada, de qual per?odo e o motivo da escolha.
Sugest?o de avalia??o:
Crit?rios | Satisfat?rio (85 ? 100) | Regular (65 ? 85) | Insuf iciente (50 ? 65) |
Participa??o do aluno durante as discuss?es | Participou das discuss?es em todas as aulas emitindo coment?rios per tinentes ao tema | Participou das discuss?es em algumas aulas emitindo coment?rios pertinentes ao tema | Participou das discuss?es em algumas aulas emitindo coment?rios irrelevantes ao tema |
Envolvimento com as atividades | Apresentou todas as atividades dentro do prazo e no formato solicitado | Apresentou algumas atividades dentro do prazo e fora do formato solicitado | Apresentou algumas atividades fora do prazo |
Responsabilidade com o trabalho e com o grupo | Realizou todas as tarefas recebidas no prazo e no formato solicitado contribuindo totalmente para o grupo | Realizou algumas das tarefas receb idas, fora do prazo e no formato solicitado contribuindo parcialmente para o grupo | N?o realizou algumas das tarefas recebidas, e outras fora do formato solicitado contribuindo parcialmente para o grupo |
Abordagem do tema | O grupo abordou o tema em profundidade | O grupo abordou o tema nos pontos b?sicos (comum) | O grupo abordou o tema com superficialidade (n?o atingiu os pontos b?sicos) |
Dom?nio da t?cnica | Destreza no dom?nio da t?cnica utilizando os recursos com qualidade e inova??o | Destreza no dom?nio da t?cnica | Dificuldades em utilizar a t?cnica escolhida |
Clareza na compreens?o do tema | O tema foi apresentado de forma clara e concisa | O tema foi apresentado com algumas dificuldades | O tema foi apresentado com algumas dificuldades e erros de informa??o |
Articula??o das ideias | O conte?do foi bem articulado | Dificuldades para articular o conte?do | Conte?do desarticulado |
Qualidade na apresenta??o (capricho, qualidade e inova??o) | Trabalho caprichado, limpo, criativo e corresponde a t?cnica proposta | Trabalho criativo com dificuldades na t?cnica proposta | Trabalho sem capricho e com pouca criatividade |
Prazo de entrega | Entregou no prazo | Entregou no prazo mas incompleto | Entrega fora do prazo e incompleto |
Produ??o do longa de anima??o "Tarsilinha" come?a em agosto:http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u594921.shtml
Tiziano: http://www.pitoresco.com.br/universal/tiziano/tiziano.htm
Edvard Munch: http://www.edvard-munch.com/gallery/love/danceOfLife.htm
Fernand L?ger: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernand_L%C3%A9ger
Fernand L?ger: http://www.ricci-arte.biz/pt/Fernand-Leger-10.htm
TV Pinguin: http://www.tvpinguim.com.br/portugues/
Ocaiw: http://www.ocaiw.com/index.php?lang=pt
Ita? Cultural: http://www.itaucultural.org.br/
Professor, em Estrat?gias da aula sugerimos alguns crit?rios de avalia??o para que seja apresentado e discutido com a turma, de forma que os alunos participem ativamente do processo de avalia??o.