BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem oral |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produ??o de texto |
? Saber qual a fun??o dos jornais, como s?o organizados, de que temas tratam.
? Identificar elementos gr?ficos e visuais que comp?em o jornal e sua fun??o
(diagrama??o, fotografia, ilustra??es, tamanho e tipo de letras, gr?ficos e tabelas).
? Reproduzir oralmente o conte?do de not?cias lidas identificando: o que aconteceu, com quem, onde, como, quando e quais as conseq??ncias.
? Ler e identificar os elementos que comp?em as not?cias e reportagens (o que, quando, como, onde, com quem e quais as conseq??ncias).
? Escrever not?cias a partir de fatos do cotidiano e atualidades, utilizando linguagem adequada.
? Elaborar resumos de not?cias.
- Habilidades de codifica??o e decodifica??o.
- Habilidades de ler e interpretar diferentes g?neros textuais presentes no suporte jornal.
-Aula dialogada
-Leitura de texto
-Produ??o de texto
-Jornais
DESENVOLVIMENTO
1? Passo
a) Levar para a sala diferentes jornais e distribu?-los entre os grupos para que fa?am uma leitura livre do material.
b) Discuss?o:
- O que mais chamou sua aten??o? Justifique sua resposta.
c) Explora??o orientada de exemplares de jornais (trabalho em grupos)
- Distribuir um exemplar diferente de jornal para cada grupo de alunos.
- Observa??o, explora??o do jornal pelo grupo e socializa??o:
? Explorar o jornal observando: o cabe?alho (nome, local e data), seu tamanho, sua composi??o (n?mero de cadernos, por exemplo: principal, esportes, inform?tica, cultura, turismo, infantil, rural etc.), a composi??o dos diferentes cadernos (se??es: editorial, entrevista, artigos de opini?o, coluna pol?tica, coluna sobre economia, coluna social, hor?scopo, not?cias locais, nacionais, internacionais etc.), textos encontrados nas se??es: diferentes g?neros (not?cia, informa??o, artigo de opini?o, entrevista, an?ncio, propaganda)
? Identificar qual ? o leitor que o jornal deseja atingir. (para quem foi escrito)
- Solicitar que os alunos assistam, para a etapa seguinte, a um jornal falado para que percebam como ? que ele se organiza, como s?o divulgadas as not?cias...
2? Passo
a) Socializar o que observaram ao assistir ao jornal falado.
b) Ainda com o jornal escrito, cada grupo dever? escolher uma not?cia ou reportagem (not?cia mais detalhada) que mais tenha interessado ao grupo. Ler, interpretar e comentar a not?cia selecionada.
c) O grupo dever? preparar uma apresenta??o da not?cia escolhida no item anterior, em um jornal falado.
d) Apresentar as not?cias, observando a apresenta??o dos outros grupos.
e) O professor prop?e que os alunos comentem as apresenta??es dos colegas procurando estabelecer as diferen?as entre um jornal falado e um escrito.
3? passo:
a) Com as not?cias lidas no item anterior, o professor prop?e a discuss?o:
- Qual o t?tulo da not?cia?
- O que aconteceu? Com quem? Onde? Como? Quando? Quais as conseq??ncias do fato relatado?
4? passo:
a) Formar grupos de cinco alunos.
b) Explicar a proposta da realiza??o de um jornal falado, enfatizando a necessidade de divis?o de tarefas.
c) Construir coletivamente as a??es a serem realizadas pelos grupos:
- Levantamento e defini??o do assunto: sobre o que voc? gostaria de falar? qual problema ou fato gostaria de compartilhar com as outras pessoas?
- Escolhido o assunto, o grupo dever? elaborar o texto da noticia que ser? apresentada no jornal falado da turma, contemplando os itens de uma not?cia falada.
5? passo:
a) O professor prop?e a prepara??o coletiva do jornal falado da turma:
- Escolha do nome do jornal;
- Escolha dos apresentadores;
- Prepara??o do espa?o da sala.
6? passo:
a) Apresenta??o do jornal falado da turma.
b) An?lise coletiva da atividade: o que deu certo, o que n?o deu certo, o que precisamos melhorar, o que aprendemos com essa atividade.
Recursos Educacionais
Diferentes jornais escritos
A participa??o e aprendizagem dos alunos ser?o avaliadas durante o desenrolar das atividades propostas.As id?ias desenvolvidas durante as aulas ser?o avaliadas nas atitudes dos alunos nos trabalhos de grupos, nas discuss?es e na participa??o das intera??es em sala de aula. A cria??o e apresenta??o do jornal falado ser?o instrumentos com o quais o professor poder? avaliar a aprendizagem dos alunos