CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO |
CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO |
TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF |
Eziquiel Menta, Rosangela Menta Mello
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
A expressão quilate possui significados diferentes tanto para o diamante quanto para o ouro, considerando pedras preciosas, o quilate é uma medida de massa que vale 0,2g, que por outro lado, para o ouro, a palavra quilate está associada à quantidade do material.
- Substância Pura ( Visão Macroscópica e Microscópica)
- Mistura ( Visão Macroscópica)
Momento 01 -
Existe alguma diferença no mercado de jóias em se dizer Quilate (K) e Quilate (ct), na aquisição de alguma pedra preciosa pode dar algum tipo de diferença, ou as nomenclaturas tem o mesmo significado.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/diamantes/imagens/diamantes-coloridos-2g.jpg acessado 16/11/09
Fonte: http://www.diamantesonline.com.br/allcolor.gif acessado 16/11/09
| 0,50 ct | US$ 4.000,00 |
| 0,75 ct | USS$ 7.000,00 |
| 1,00 ct | US$ 17.000,00 |
| 1.50 ct | US$ 30.000,00 |
| 2,00 ct | US$ 55.000,00 |
| 3,00 ct | US$ 125.000,00 |
| 5,00 ct | US$ 300.000,00 |
Fonte: http://www.diamantes.com.br/mais_peso.php acessado 16/11/09
MASSA
| 1 QUILOGRAMA (kg) | 1000 g |
| 1 TONELADA (T) | 1000 kg |
| 1 QUILATE | 0,205 g |
| 1 ONÇA (oz) | 28,352 g |
| 1 LIBRA (lb) | 16 oz |
| 1 LIBRA (lb) | 453,6 g |
| 1 ARROBA | 32,38 lb |
| 1 ARROBA | 14,687 kg |
Fonte: http://www.apex1.com.br/tabelas/medidas.htm acessado 16/11/09
| 1 METRO | 100 cm |
| 1 QUILÔMETRO km | 1000 m |
| 1 POLEGADA | 2,54 cm |
| 1 PÉ | 30,48 cm |
| 1 JARDA | 0,914 m |
| 1 MILHA | 1,6093 km |
| 1 MILHA MARÍTIMA | 1,853 km |
| 1 BRAÇA | 2,2 m |
| 1 m2 | 10000 cm2 |
| 1 cm2 | 100 mm2 |
| 1 ÁREA (A) | 100 m2 |
| 1 HECTARE (HA) | 100 A |
| 1 HECTARE (HA) | 10000 m2 |
| 1 ACRE | 4064 m2 |
| 1 ALQUEIRE PAULISTA | 24200 m2 |
| 1 ALQUEIRE MINEIRO | 48400 m2 |
| 1 M2 | 1000 cm2 |
| 1 CM2 | 100 mm2 |
| 1 AREA (A) | 100 m2 |
| 1 HECTARE (HA) | 100 A |
| 1 HECTARE (HA) | 10000 m2 |
| 1 ACRE | 4064 m2 |
| 1 ALQUEIRE PAULISTA | 24200 m2 |
| 1 ALQUEIRE MINEIRO | 48400 m2 |
Fonte: http://www.apex1.com.br/tabelas/medidas.htm acessado 16/11/09
SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Editora Ática, 2º Edição 1999
LEMBO; Química Reali dade e Contexto. São Paulo: Editora Ática, 1º Edicação / 6º Impressão 2004
Atkins, P.; Jones, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Editora Bookman, 2001.
Diamantes Online Fonte: http://www.diamantes.com.br/mais_peso.php acessado 16/11/09< /strong>
Apex Fonte: http://www.apex1.com.br/tabelas/medidas.htm acessado 16/11/09
Você pode solicitar aos alunos que acessem o vídeo no link abaixo, para que compreendam sobre o processo histórico do ouro no Brasil.
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Fausto e a pobreza das minas | Vídeo |
1) Leve seus alunos no laboratóriio de informática, para que eles pesquisem em quais estados brasileiros se comporta como grandes potencializadores no ramo do garimpo, para ser explorados pelas grandes mineradoras. E se hoje realmente essa atividade ainda continua sendo um ramo de grande procura, ou, é apenas uma ilusão que as pessoas tem de se tornar ricos da noite para o dia.