Fernando Celso Villar Marinho, Rita Maria Cardoso Meirelles
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Determinar a equação de uma reta a partir de um ponto e um vetor de mesma direção que a reta.
- Vetores no R²
- Translação de pontos no R²
O objetivo desta aula é apresentar uma equação para descrever o gráfico de uma reta, conhecendo-se somente um ponto desta reta e sua direção. Para isso, apresentamos o seguinte problema:
Surge então a necessidade de seguirmos uma linha reta a partir de um ponto inicial (chamaremos ponto de partida) e de um vetor que dá a direção da linha reta que se pretende percorrer (chamaremos de vetor diretor).
Sabemos que uma reta é definida por dois pontos. Portanto, propomos a utilização do recurso educacional “Lines: two points” para que os alunos observem que esta condição pode não ser evidenciada.
Nome | Tipo |
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Lines: two points | Animação/simulação |
Aplicação de atividades que abordem o tema para a fixação dos conteúdos apresentados.
O link abaixo apresenta sugestões de exercícios para serem aplicados ao final desta aula.