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Geometria Anal?tica no CAp UFRJ: Da Equa??o Vetorial ? Equa??o Reduzida da Reta

Autor e Co-autor(es)

Daniella Assemany imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Fernando Celso Villar Marinho, Rita Maria Cardoso Meirelles

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Matem?tica Geometria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer uma reta a partir de suas diversas formas de representa??o alg?bricas, como as equa??es: vetorial, param?tricas, sim?tricas, geral e reduzida.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Transla??o de um ponto segundo um vetor

- Produto escalar entre dois vetores

- Equa??o vetorial da reta

Estratégias e recursos da aula

O objetivo central desta aula ?, apresentar as diversas equa??es da reta e proporcionar que o aluno reescreva, da mesma reta, uma equa??o a partir de outra.

Para que os alunos se interessem em determinar as poss?veis equa??es da reta, dados dois pontos, sugerimos a utiliza??o do recurso ?Finding a pattern (linear equations)?, que proporcionar? investiga??es acerca das rela??es entre os pontos (e/ou vetores determinados por eles) e as equa??es de uma reta.

Finding a pattern (linear equations)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos/mec_5078/LinesPointSlope.nbp

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Finding a pattern (linear equations) Anima??o/simula??o
Lines: Point-slope Anima??o/simula??o

Recursos Complementares


Avaliação