Portal do Professor

Início do Conteúdo

AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA RELA??O PROFESSOR-ALUNO

Autor e Co-autor(es)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; F?TIMA REZENDE NAVES DIAS; GL?UCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Justi?a
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Identificar situa??es de aprendizagem j? vividas em que a afetividade estava presente.
b) Valorizar situa??es em que existe um bom v?nculo do/a professor/a com seus/suas alunos/as.
c) Argumentar com professores/as sobre quest?es relacionadas ao v?nculo professor/a e aluno/a quando perceber dificuldades presentes em tal rela??o.
d) Perceber que um bom v?nculo entre professores e alunos/as contribui para que a aprendizagem aconte?a.
e) Compreender que numa rela??o favor?vel para a aprendizagem est?o impl?citos alguns valores, a saber: confian?a, respeito, admira??o, persist?ncia.

Duração das atividades

2 AULAS DE 50 MINUTOS

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a, solicitar aos/as alunos/as que consultem no dicion?rio os termos democracia e/ou democr?tico. A partir da consulta, discuta alguns exemplos em que se aplicam a democracia, como Escola Democr?tica.

Estratégias e recursos da aula

Coment?rios ao/a professor/a:

Professor/a, para se compreender melhor o processo de aprendizagem ? preciso que sejam considerados tanto os aspectos cognitivos, quanto os afetivos envolvidos em tal contexto. Apesar de algumas concep??es divergirem entre si no que diz respeito a esses aspectos, ? ineg?vel a rela??o entre os fatores afetivos e os atos inteligentes. No trabalho educativo cotidiano n?o existe uma aprendizagem meramente cognitiva ou racional. Sabemos que a aprendizagem est? relacionada ? atribui??o de significado ?quilo que ? aprendido. Sendo assim, uma crian?a somente aprender? realmente um conte?do, uma norma, um conceito, quando lhe trouxer um significado. A capacidade de construir significados no processo de aprendizagem depende da condi??o do aprendiz de estabelecer rela??es entre o que est? aprendendo e aquilo que j? conhece. Muitas dificuldades apresentadas pelo/a aluno/a no processo de atribuir significado ?quilo que ? aprendido podem estar relacionadas ao v?nculo e afeto estabelecidos na rela??o entre professores/as e alunos/as. Nesse sentido, professor/a, torna-se fundamental construir um bom v?nculo com seus/suas alunos/as com vistas a buscar elementos que favore?am a aprendizagem e a constru??o do conhecimento propriamente dito.

Atividade 1: (1? aula de 50 minutos)

1? Momento: Propor aos/as alunos/as que assistam ao v?deo: ?Aprender a aprender?, dispon?vel em
http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI&feature=related

Aprender a aprender


2? Momento: Perguntar aos/as alunos/as: O que voc?s perceberam no v?deo? Para voc?s, qual ? a imagem que o v?deo retrata? Voc?s conseguem fazer uma ponte com o tema: "Afetividade e aprendizagem na rela??o professor-aluno" Que sentimentos lhe despertaram ao ver o v?deo?

3? Momento: Cada aluno/a dever? recordar de um professor que tenha deixado boas lembran?as e outro que tenha deixado recorda??es ou marcas negativas.

4? Momento: Escrever dois pequenos textos a partir das seguintes frases:

a) Tenho saudades do/a meu professor/a (tal) porque...

b) Prefiro n?o me lembrar do/da professor/a (tal) porque...

Professor/a, sugere-se que o/a aluno/a n?o identifique o/a professor/a referente ? experi?ncia negativa por uma quest?o ?tica. Caso o/a aluno/a sinta necessidade de identific?-lo, faz-se necess?rio que haja bastante cuidado na condu??o preservando a rela??o entre ambos.

5? momento: Os/as alunos/as dever?o sentar-se em uma grande roda e socializar as experi?ncias vividas e registradas por eles/elas. Professor/a, sugere-se que voc? explore com os/as alunos/as alguns pontos importantes relacionados ? afetividade e aprendizagem, a saber:
a) A aprendizagem ocorre a partir da intera??o social, ou seja, por meio da rela??o com o outro e, por isso, envolve aspectos afetivos.
b) A qualidade do v?nculo entre professor e aluno vai interferir diretamente na qualidade da aprendizagem.
c) A afetividade presente na rela??o professor-aluno constitui-se como elemento insepar?vel da constru??o de conhecimento.
d) Afetividade n?o significa aus?ncia de raiva, medo, ansiedade, tristeza, pelo contr?rio, os fen?menos afetivos envolvem todos os sentimentos. Por?m quando h? uma rela??o de confian?a e respeito, haver? maior possibilidade de cuidar desses sentimentos quando surgirem na rela??o professor-aluno
e) Construir uma boa rela??o entre professores e alunos n?o depender? apenas de um ou de outro, mas do envolvimento e disponibilidade de ambos.
f) Ser afetivo n?o significa, necessariamente, beijar e/ou abra?ar os seus alunos, ou mesmo elogi?-los sempre. O pr?prio v?deo retrata uma rela??o de aprendizagem em que prevalece a comunica??o n?o-verbal, sem beijos ou abra?os e, ao mesmo tempo, carregada de afeto.

Atividade 2 (2? Aula de 50 minutos)

1? Momento: Retomar o que foi trabalhado na aula anterior e propor a continuidade da discuss?o sobre o tema.

2? Momento: Propor aos/as alunos/as que assistam ao V?deo: ?Escolas democr?ticas?, dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=Rumvh3QnL38&feature=related

Escolas Democr?ticas

3? momento: Inicialmente perguntar aos/as alunos/as: Voc?s sabem o que ? uma escola democr?tica? Voc?s acham que a escola retratada no v?deo ? democr?tica? Voc? considera a sua escola democr?tica? Por qu?? O que tem de positivo em uma escola democr?tica?

4? momento: Dividir a turma em 5 sub-grupos e pedir aos/as alunos/as que registrem em um cartaz, de um lado, o que acreditam que s?o pontos favor?veis em uma escola democr?tica, principalmente no que se refere ? rela??o professor-aluno e, de outro lado, pontos desfavor?veis e retratados no v?deo que prejudicam uma boa rela??o afetiva entre professores e alunos.

5? Momento: Expor as produ??es dos/as alunos/as na lousa e abrir para a discuss?o. Perguntar aos/as alunos/as: Se voc?s fossem alunos/as dessa escola como se sentiriam? Qual a express?o manif estada pelos/as professores/as do v?deo: alegria, triste za, raiva etc? Para voc?, existe semelhan?a entre os professores retratados no v?deo e os professores que voc? conhece? Voc?s identificam situa??es semelhantes ?quelas focadas no v?deo em seu ambiente escolar? Que sugest?es voc?s dariam ? escola retratada no v?deo ou aos /as professores/as para que eles se transformassem?


Atividade 3

1? Momento: Mostrar a imagem a seguir

Professor aluno

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_ihqw2u7Ujts/SAVLHLNiwwI/AAAAAAAAAM0/lfmCq1h1Yh0/s320/untitled.bmp

2? Momento: Orientar os/as alunos/as para que, inspirados em tal gravura, imaginem-se como alunos/as dessa professora. Trata-se de uma professora muito querida que est? afastada do trabalho por alguma raz?o (viagem, atestado m?dico, licen?a gesta??o etc) e de quem voc? tem sentido muitas saudades. Escreva uma carta para essa professora, registrando seus sentimentos de saudades e o que tem planejado fazer na sua companhia quando a mesma retornar ao trabalho.

Sugest?o ao/a professor/a: Caso voc? julgue conveniente, poder? pedir aos/as alunos/as que tentem se lembrar de um/a professor/a com quem tenha bons v?nculos e que a carta seja dirigida a ele/a.

3? Momento: Ap?s a reda??o da carta, colocar no envelope e endere??-la ao/a professor/a fict?cio ou real. Pode deixar a crit?rio do/a aluno/a encaminhar a carta ao destinat?rio, caso ele exista de fato. Socializar algumas cartas buscando destacar conte?dos afetivos expressos nos registros dos/das alunos/as.

Sugest?o ao/a professor/a: Professor/a sugere-se que nesse momento discuta-se com os/as alunos/as o quanto ? importante dizer o que sente, uma vez que isso fortalece a rela??o entre professor/a e aluno/a. Al?m disso, pensar s obre os pr?prios sentimentos auxilia-os a construir valores positivos. Em caso de express?o de sentimentos dolorosos como raiva, rancor, decep??o, dentre outros, ? muito importante dialogar e esclarecer a situa??o desencadeadora. N?o se esque?a que, como adulto, voc? disp?e de mais recursos para lidar com a frustra??o de n?o ser correspondido em um determinado sentimento, ou n?o ser compreendido em alguma atitude adotada. Por fim, refletir sobre o quanto um ambiente confiante, em que h? espa?o para express?o de sentimentos, torna-se um ambiente fecundo para a aprendizagem.

Recursos Complementares

Sugest?es de Leituras Complementares aos professores/as:

ARANTES, S. A. A afetividade no Cen?rio da Educa??o. In OLIVEIRA, M K. et.al (Org). Psicologia, Educa??o e as tem?ticas na vida Contempor?nea. S?o Paulo: Moderna, 2002.

TOGNETTA, L. R. P. A constru??o da solidariedade e a educa??o do sentimento na escola: uma proposta de trabalho com as virtudes numa vis?o construtivista. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

Avaliação

Professor/a, procure observar se os/as alunos/as conseguiram se envolver com as atividades. Procure identificar se as manifesta??es dos /as alunos/as em torno do tema foram sinceras, ou se as crian?as expressaram descaso ou ironia, por exemplo, o que pode revelar problemas na rela??o professor/a e aluno/a. Pergunte aos/as alunos/as se j? haviam pensado o quanto a afetividade interfere na aprendizagem e se tem confirma??o disso na pr?tica. Procure analisar o respeito dos/as alunos/as pela fala do/a outro/a, bem como a sua condi??o em expressar seus sentimentos aos/as colegas.