Rita de C?ssia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
? Identificar a forma de nascimento dos animais;
? Ordenar e classificar de acordo com caracter?sticas pr?prias de cada grupo de animais;
? Conhecer o processo de transforma??o/metaformose pelo qual passa a borboleta;
? Desenvolver a capacidade de cuidar de um animal: lagarta;
? Ampliar a capacidade art?stica por meio de trabalhos manuais
Ver aula ?Bichos que nascem do ovo... 1? As crian?as devem conhecer e listar bichos que nascem do ovo.
O trabalho por meio de projetos implica desenvolver atividades surgidas e pedidas pelo grupo, al?m de possibilitar uma viv?ncia pr?xima das crian?as com o objeto de estudo. Portanto, ? importante que o professor conduza o trabalho, oportunizando essa aproxima??o das crian?as com o objeto concreto. Assim, o objetivo da presente aula ? justamente trazer para a realidade da sala de aula essa viv?ncia.
Primeiro Momento:
As crian?as j? conhecem e listam alguns animais que nascem do ovo, agora ? hora de diferenciar o nascimento pelo ovo, com o nascimento da barriga da m?e. O professor/a convida um profissional da ?rea de ci?ncias, para conversar com as crian?as sobre o nascimento dos animais. Esse encontro deve ser combinado com todo o grupo que vai levar perguntas a serem feitas ao palestrante. Antes de ir ? palestra, o/a professor/a da uma folha para que cada crian?a fa?a o registro do que quer perguntar ao profissional. Esse registro pode ser feito por meio de tentativa de escrita. A crian?a faz a sua tentativa e o professor/a vai passando de mesa em mesa fazendo a reescrita com a crian?a. Enquanto espera pelo professor/a. a crian?a faz o desenho de sua prefer?ncia para ilustrar a pergunta feita.
Vejam os registros desse momento
Fonte:
PAIVA, N?bia Silvia Guimar?es. Atividade realizada em outubro de 2006. Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia.
Segundo Momento:
Depois da entrevista o/a professor/a faz com as crian?as um cartaz separando os animais em dois grupos: os ov?paros ? animais que nascem do ovo; e os mam?feros ? animais que nascem da barriga da m?e. Assim ser? poss?vel visualizar os dois gurpos de animais. No endere?o eletr?nico http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/complementos/o_mundo_da_gente/naoverbais.pdf ? poss?vel encontrar uma atividade nesse formato.
Terceiro Momento:
Como ? muito importante acompanhar o processo de incuba??o dos ovos para visualizar o desenvolvimento do filhote, o professor/a pode escolher o que lhe for mais adequado observar com as crian?as. Incuba??o de ovos de galinha, ninhos de p?ssaros, ovos de codorna, etc. Essa escolha pode ser feita de acordo com as possibilidades da escola. Em nosso caso, coincidentemente encontramos na horta da escola uma folha de couve cheia de ovinhos de lagarta. Levamos essa folha de couve para a sala de aula e acompanhamos todo o processo de desenvolvimento da lagarta.
Quarto Momento:
Cada dia uma crian?a ficava respons?vel por levar uma folha de couve para a lagarta comer. Na fase de crescimento, a lagarta come muito. Acompanhamos todo o processo de crescimento da lagarta em uma linha do tempo.
________________________________________________________________________________________
5/10 &n bsp; 20/10 10/11
Levamos a lagarta para a sala A lagarta fez seu casulo A Borboleta sai do casulo
Fonte: PAIVA, N?bia Silvia Guimar?es. Atividade realizada em outubro de 2006. Escola de Ed uca??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia.
Quinto Momento:
Soltamos a borboleta no p?tio da escola. Com as atividades realizadas pudemos descobrir em conjunto respostas para algumas d?vidas e curiosidades e todo o processo pode ser registrado. Diferentes atividades podem ser feitas. Registro das fases de desenvolvimento da borboleta. Pesquisa sobre a lagarta e a borboleta em casa. Registro das caracter?sticas das borboletas. Hist?rias que falam sobre a lagarta e a borboleta. Escrita da palavra BORBOLETA. Observa??o no parque da escola, onde sempre tem borboletas nas plantas.
Visita ? biblioteca;
Confec??o de cartaz coletivo com figuras de animais que p?e ovos;
Leitura e an?lise de hist?rias e m?sicas;
Pesquisa em livros, internet e tema de casa sobre a Lagarta e a Borboleta;
Registros atrav?s de desenhos;
V?deo: A Lagarta e a Borboleta do grupo Emcantar.
Confec??o de ovos com bexiga, grude, jornal e tinta. Passos: primeiro encha as bexigas e cole pedacinhos de jornal com grude em toda a bexiga. Depois de secar, repita o processo fazendo mais uma camada de jornal e grude. Depois de seca a segunda colagem ? s? deixar as crian?as pintarem com muita criatividade.
Exposi??o do projeto ?Bichos que nascem do ovo?;
No decorrer do projeto ? importante observar o envolvimento das crian?as nas atividades. A observa??o pode ser norteada por meio das quest?es: as crian?as se interessam pelo desenvolvimento da lagarta e posteriormente da borboleta? Conseguem relatar o que aprenderam? Fizeram as atividades com entusiasmo e participa??o? Relacionam o nascimento da Borboleta com o ovo? Com certeza ser? um conhecimento que nunca esquecer?o!