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Tabuando nas séries iniciais – Parte 1

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

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UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Edilamar Ferreira

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Marcia Aparecida Mendes

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Maísa Gonçalves da Silva

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender a tabuada de forma prazerosa.
- Encontrar estratégias para que facilite a aprendizagem da tabuada.
- Compreender o algoritmo da multiplicação.

Duração das atividades

Duas horas-aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Adição de números naturais: operação e propriedades.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta de aula pode ser aplicada desde as séries iniciais do Ensino Fundamental podendo estender-se até o 6º ano (5ª série).
Nas séries iniciais o professor deverá trabalhar primeiro com material manipulável (pedrinhas, tampinhas, fichas de retalhos de cartolina ou papel cartão e outros) e apropriado para cada turma, com o objetivo de compreender o significado da multiplicação como uma adição de parcelas iguais

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2 x 1 =______ +______ =_____ x _____=_____

O resultado esperado é:

1 + 1 = 2 x 1 = 2

Continuar o trabalho com tampinhas até formar cada “família”, ou seja, cada tabuada.


Atividades como as que seguem poderão ajudar a compreender o algoritmo da multiplicação.


Descubra o segredo.

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A bola quica de ____ em ____ até 20.

Explore a atividade registrando no caderno as descobertas:

• Que número posso repetir 2 vezes para obter 0?

Resposta esperada: 0 + 0 = 0 ou 2 x 0 = 0

• Que número posso repetir 2 vezes para obter 2?

Resposta esperada: 1 + 1 = 2 ou 2 x 1 = 2

• Que número posso repetir 2 vezes para obter 4?

Resposta esperada: 2 + 2 = 4 ou 2 x 2 = 4


Com esta atividade você estará construindo e trabalhando novamente a compreensão do algoritmo da multiplicação.
Para cada “família” crie uma ilustração que possibilitará a exploração e registro da tabuada.


Descubra o segredo

Os alunos do 3º ano estão brincando com peteca e fazendo uma contagem bem interessante

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Explorar a atividade seguindo os passos descritos anteriormente.

Recursos Complementares

Visite o endereço abaixo e veja a possibilidade de trabalhar com a tabuada da multiplicação de todas as “famílias”
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/tabuada_do_3.html

Esta atividade proporciona o uso dos registros feitos durante cada atividade desenvolvida sugerida nesta aula.

Avaliação

A avaliação acontecerá durante todo o trabalho.