Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz,Eliana Aparecida Carleto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: g?neros discursivos |
Os/As alunos/a poder?o se apropriar das estruturas est?veis do g?nero textual conto, a ponto de constru?rem autonomia de escrita ao reescrev?-lo.
Professor/a ? preciso que os/as alunos/as j? tenham dom?nio de leitura e escrita.
Primeira aula ? Duas (2) aulas de 60 minutos cada uma
Professor/a, em um primeiro momento, desperte o interesse de seus/suas alunos/as escolhendo um conto para que possa ser apresentado. Para essa aula sugerimos o conto de Pin?quio. Leve seus/as alunos/as para o Laborat?rio de Inform?tica, acesse o s?tio: http://www.contandohistoria.com/pinoquio.htm e conte-lhes a hist?ria. N?o esque?a de que a entona??o de voz ser? importante. Caso voc? n?o tenha acesso ao Laborat?rio de Inform?tica, reproduza o conto xerocando-o ou apresente uma pe?a teatral para os/as alunos/as. O teatro de fantoche ? um recurso interessante. Existe dispon?vel no mercado fantoches desse conto, o que poder? auxiliar o/a professor/a a manter o suspense e a magia ao cont?-lo.
Conclu?da a conta??o, organize os/as alunos/as em roda e fa?a um levantamento dos conhecimentos que eles/as possuem sobre a estrutura de um conto, focalizando principalmente: o equil?brio (inicio do conto), o conflito e a recupera??o do equil?brio (resolu??o do conflito), fa?a uso de uma linguagem que os/as alunos/as assimilem, para fornecer-lhe essas informa??es. Registre esses conhecimentos na lousa para posterior registro no caderno. Acesse a aula "Era uma vez..." dispon?vel no Portal para mais sugest?es.
Segunda aula - Uma (1) aula de 60 minutos
Retome com os/as alunos/as a estrutura do conto Pin?quio, realizada na aula anterior e explique a eles/as que ir?o desenvolver um trabalho interessante, a produ??o de um livro de recontos.
Pe?a ? turma que fa?a um levantamento dos diferentes tipos de contos que conhecem e v? registrando na lousa. De modo coletivo, pe?a ? eles/as que escolham um, dentre os contos apresentados pela turma e traga para a pr?xima aula. Solicite que os/as alunos/as tragam de casa diferentes contos.
Terceira aula_ Uma (1) aula de 60 minutos
Recolha os contos que os/as alunos/as trouxeram. Leia um por semana na sala de aula e desenvolva atividades que possibilitem o reconto, seja de forma oral ou por escrito.
Por exemplo:
? Ordene as imagens de um conto em sequ?ncia dos fatos e reescreva abaixo das imagens o conto.
? Distribua um texto do conto trabalhado naquela semana com lacunas pedindo aos/?s alunos/as que preencham com as palavras que quiserem, por?m essas palavras t?m que ter coer?ncia com o texto.
? Crie cruzadinhas com os personagens.
? Reescreva um final para o conto. Voc? poder? pedir tamb?m para reescrever o in?cio ou o meio do conto apresentado.
Ao fim de cada atividade, escolha um/a ou alguns/mas alunos/as para que recontem o conto.
Por ter trabalhado com todos os contos que os/as alunos/as trouxeram, fa?a uma vota??o na sala de aula para que escolham alguns recontos. Os recontos escolhidos pela turma dever?o ser digitados, por voc? professor/a, ou pelos pr?prios alunos/as nas aulas de inform?tica, caso tenham esta aula e j? consigam dominar as ferramentas necess?rias para esta atividade, para que montem o livro.
Para a montagem do livro, caso a escola n?o possa fornecer o material necess?rio, pe?a para cada aluno/a um caderno brochur?o contendo poucas p?ginas, uma vez que o mesmo ser? utilizado somente para este fim. Com o auxilio do/a professor/a de Artes, estimule e oriente os/as alunos/as a criarem individualmente, uma linda capa para seu caderno de reconto, com os materiais dispon?veis na escola para isso.
Com o livro de reconto pronto, organize uma tarde de aut?grafos na escola para a entrega deste para as fam?lias.
Professor/a, estas aulas poder?o ser cont?nuas ou n?o. Sugerimos que sejam espa?adas para que ocorra melhor assimila??o e aplica??o. A dura??o vai depender do intere sse dos/as alunos/as pelo tema.
A avalia??o dever? ser realizada em todas as etapas do processo de desenvolvimento da aula. Voc? professor/a dever? observar e registrar a capacidade de cada aluno/a em executar as atividades propostas.