Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aula 1: Iniciando um planejamento de corrida de orientação

Autor e Co-autor(es)

Miguel Victor Neves Saraiva imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer o esporte corrida de orientação, percebendo sua história, suas regras, seu campo de jogo, e os objetivos desse esporte.

- Conscientizar-se da necessidade de se preservar o meio ambiente e integrar-se a ele de maneira respeitosa.

Duração das atividades

50 min/1 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula, o professor iniciará perguntando aos alunos se alguém já ouviu falar sobre um esporte chamado de “Corrida de Orientação” tema das próximas aulas de Educação Física. Em seguida, o professor explicará que a corrida de orientação é desenvolvida na natureza e irá fomentar um debate sobre a importância da preservação ao meio ambiente e o prazer de se praticar atividade física ao ar livre.

Terminada a primeira parte da aula o professor apresentará a Corrida de Orientação através de uma apresentação com slides. E iniciará a apresentação explicando que a Corrida de Orientação pode ser considerada um esporte, pois nela são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional. E através dos slides o professor mostrará o histórico da corrida de orientação no mundo e no Brasil, o objetivo desta corrida, como é feita a divisão das categorias, e quais os instrumentos que a compõe.

Dica: Veja as informações sobre a Corrida de Orientação nos sites:

Federação de Orientação do Rio de Janeiro - http://www.forj.com.br/

Clube de Orientação da UFRJ - http://vomer2.eefd.ufrj.br/~coufrj/clube.htm

Orientação.Net - http://www.orientacao.net/

Dando seqüência a aula, o professor mostrará alguns vídeos da Corrida de Orientação pesquisados da internet. Nestes vídeos serão mostrados os locais de competições, os pontos de controles, os mapas e os atletas se orientando.

Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=yAV_bMl8tMo&feature=fvw
http://www.youtube.com/watch?v=Vek-tkRfvUA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=EDjUdZWAM9s

Por fim, o professor distribuirá um questionário com perguntas abertas e fechadas para verificar o conhecimento dos alunos sobre a corrida de orientação e a aceitação ao tema.

Recursos Complementares

Sites: Clube de orientação da UFRJ: http://www.eefd.ufrj.br/coufrj
         Federação de Orientação do Rio de Janeiro: http://www.forj.com.br/
         Orientação.Net: http://www.orientacao.net

Avaliação

No final da aula o professor avaliará os alunos através de um questionário de perguntas abertas e fechadas sobre a corrida de orientação. Esta avaliação servirá também como uma diagnose da turma sobre os conhecimentos específicos da corrida de orientação.
Questionário Inicial
1- Você já tinha ouvido falar na corrida de orientação antes dessa aula?
( ) Sim ( ) Não
2- Você já teve contato com algum mapa?
( ) Sim ( ) Não
3- Você sabe o que são pontos cardeais?
( ) Sim ( ) Não
4- Você já teve contato com alguma bússola?
( ) Sim ( ) Não
5- Você sabe o que é uma escala no mapa?
( ) Sim ( ) Não
6- O que você achou mais interessante no tema apresentado pelo professor nesta aula?
7- O que você espera aprender nas próximas aulas de corrida de orientação?