Portal do Professor

Início do Conteúdo

FAMÍLIA - a primeira instituição social

Autor e Co-autor(es)

Adriana Monferrari Amorim imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da SIlva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os desdobramentos da instituição familiar no mundo contemporâneo.

Duração das atividades

02 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Instituições sociais.

Estratégias e recursos da aula

► Peça aos alunos para observarem atentamente as imagens, uma por vez:

http://blogdoelton.files.wordpress.com/2009/07/foto-antiga.jpg

► Peça para eles descreverem a imagem usando apenas uma palavra. Anote no quadro de giz.

► Observem a imagem seguinte:

http://blog.cancaonova.com/lavrinhas/files/2008/06/familia.jpg

► Peça novamente para descreverem usando apenas uma palavra a 2ª imagem e anote no quadro também.

►Agora peça para os alunos observarem a imagem seguinte:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,14682810,00.jpg

► Novamente descrevam com uma palavra o que veem e repita a anotação no quadro.

► Observem as próximas:

http://www.paginadoe.com.br/post/imagem/764/4zbscf/gay_pai2.jpg

http://www.rainhasdolar.com/media/2/gay%20family.jpg

► Descrevam as imagens com uma palavra e anote.

Ao final, procure relacionar as palavras anotadas no quadro ao conceito de família (que pode ser consultado no endereço:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia).

► Peça para que os alunos ilustrem em uma folha este conceito e monte um mural na sala de aula para expor as produções artísticas que deverão conter título e identificação do aluno.

1 - Deixe passar um mês ou mais e peça para os alunos observarem seus desenhos no mural.

2 - Observe os comentários que podem surgir da observação.

3 - Coloque em debate estas "novas" estruturas do mundo contemporâneo (casal gay, pais separados, mães solteiras, pais-avós) e a construção dos valores sociais que repercutem nas demais instituições sociais em decorrência das mudanças na instituição familiar.

4 - Peça aos alunos que organizem uma festa surpresa para os familiares mais próximos, ou no dia 15 de maio (dia internacional da família) ou 08 de dezembro (dia nacional da família), a ser realizada na própria escola, ou em local proposto pelos alunos de comum acordo.

5 - Nesta festa, o principal motivo será uma apresentação das ilustrações e de poesias escolhidas previamente pelos alunos, revistas pelo professor para serem dedicadas à família.

 

► GIDDENS, Anthony.  Sociologia. Trad. Sandra Regina Netz.  4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. Capítulo 5, Gênero e Sexualidade.

► Revista Sociologia ciência & vida, ano I, número 10, IS SN 1980-8747, página 18, artigo "Crime do Abandono".

► Revista Sociologia ciência & vida, ano I, número 12, ISSN 1980-8747, página 38, artigo "Violência reduz número de homens no Brasil".

► Revista Sociologia ciência & vida, ano II, número 13, ISSN 1980-8747, página 18, artigo "Maternidade em xeque".

Recursos Complementares

Avaliação

O Professor deve avaliar a organização e o comprometimento dos alunos em relação ao tema a ser apresentado na festa.