Portal do Professor

Início do Conteúdo

Quanto vale minha moeda?

Autor e Co-autor(es)

Claudia Renata Pauleto do Prado imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?Consolidar as quatro opera??es - adi??o, subtra??o, multiplica??o e divis?o - com n?meros decimais.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?Adi??o, subtra??o, multiplica??o e divis?o com n?meros decimais.

Estratégias e recursos da aula

Sala de aula:
Professor, antes de levar seus alunos ao laboratório de informática converse com eles a respeito do valor do dinheiro. Questione se todos os países usam a mesma moeda. Seria possível comprar um objeto que custa um dólar, por exemplo, com uma nota de um real?
Trabalhe com as respostas dadas, levando-os a compreender que as moedas têm valores diferentes e que em alguns países é preciso uma grande quantidade da moeda local para se trocar por uma de outro país.
Aproveite para realizar uma atividade complementar e/ou interdisciplinar com os professores de história e geografia, peça aos alunos que pesquisem um pouco sobre o histórico das moedas no Brasil e também outros países e suas moedas.
Para realizar a atividade no laboratório de informática, peça aos alunos para fazerem uma lista com cinco países, de preferência um de cada continente, e suas respectivas moedas e complete as colunas do país e a da moeda do seguinte quadro:

 

Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abaram o site:  http://www5.bcb.gov.br/pec/conversao/conversao.asp?id=txconversao nele é possível realizar a conversão de qualquer moeda em outra.
Peça aos alunos que façam as conversões necessárias para completar a tabela anterior. Para isso, é necessário escolher a moeda que se deseja converter para qual se deve fazer a conversão, e também o valor, o site não usa pontos ou vírgula para separar o inteiro dos décimos, por isso, se for converter 1,00 tem que digitar 100. Após preencher os dados, clique em conversão. Será aberta uma janela com o resultado, como a seguir:

 

 

Aproveite para questionar os alunos como é feita essa conversão, se eles podem explicar o valor encontrado em “resultado da conversão” relacionando o valor a converter com a taxa.

Professor, dependendo da moeda selecionada, é necessário um valor muito alto para que se tenha a conversão em dólar ou em euro. Aprovei te esse momento p ara mostrar a desvalorização dessa moeda com relação ao dólar ou euro. Esse pode ser um assunto que o professor de geografia poderia aprofundar um pouco mais.

 


Dicas e Sugestões


Resolvendo Problemas: Professor! Aproveite a tabela que os alunos completaram e monte problemas com eles utilizando esses dados. Você pode fazer isso coletivamente ou dividir a turma em pequenos grupos para que criem problemas que deverão ser solucionados por todos.

A seguir um exemplo:

 


Crie mais atividades!


A seguir estão relacionados alguns sites que contem atividades com números decimais:

Recursos Complementares

http://www.portalbrasil.net/paises.htm: site onde ? poss?vel encontrar os pa?ses e suas respectivas moedas. http://www5.bcb.gov.br/pec/conversao/conversao.asp?id=txconversao: site do banco central do Brasil onde ? poss?vel fazer a convers?o de moedas. http://web.educom.pt/pr1305/mat_numero_decimais.htm: site com atividades de n?meros decimais. http://www.seed.pr.gov.br/portals/portal/cadernospedagogicos/PDF%20MAT%202%20(APOIO%20PROF)/matematica%20apoio%20professor%20(PAG%2071%20a%20131).pdf: documento em pdf com v?rias atividades e jogos com n?meros decimais, vale destacar o ?Jogo de decimais? p?g. 100.

Avaliação

Voc? pode usar como avalia??o a participa??o nas atividades, as contribui??es dadas, e tamb?m pela tabela preenchida, confrontando os dados. Al?m disso, voc? pode verificar os c?lculos realizados nas resolu??es de problemas