Portal do Professor

Início do Conteúdo

Arte Contemporânea : Fauvismo

Autor e Co-autor(es)

Marileusa de Oliveira Reducino imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Compreender o movimento de Arte: Fauvismo;
• Elaborar uma performance para apresentar o movimento estudado;
• Avaliar as dinâmicas e clareza das apresentações.

Duração das atividades

• 3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

Aula 1
• Elaborar seis textos diferentes sobre o movimento do Fauvismo;
• Dividir a sala em seis grupos;
• Entregar para cada grupo um dos textos sobre o Fauvismo;
• Propor aos grupos a leitura dos textos visando posterior apresentação sobre o que foi lido;
• Provocar os grupos, solicitando uma apresentação criativa para expor na próxima aula;
• Explicar que os grupos deverão elaborar uma apresentação performática, de forma que fique claro o assunto exposto;
• Solicitar aos alunos uma pesquisa que aumente o entendimento dos textos lidos.



Aula 2
• Reservar esta aula para a apresentação dos grupos;
• Preparar o anfiteatro da escola para a apresentação;
• Filmar ou fotografar as performances para serem utilizadas na avaliação da próxima aula.

Aula 3
• Preparar, com antecedência, uma apresentação, em slides com as fotos da exposição realizada pelos alunos na aula anterior (se foi feito filmagem organizar um clipe com os melhores momentos das performances);
• Socializar, com os alunos, comentários e avaliações sobre: o tema apresentado, a performance dos grupos, os recursos técnicos utilizados e a clareza sobre o assunto;
• Registrar as avaliações e selecionar no quadro algumas palavras chaves surgidas durante a avaliação coletiva do trabalho;
• Distribuir para os alunos uma folha de papel canson ou cartolina em recortada em tamanho A 4, lápis de cor e/ou giz de cera;
• Apresentar para os alunos, novamente o clipe ou as imagens em PowerPoin,t de modo que os alunos, com gestos rápidos, registrem algumas imagens, organizando uma composição com formas simplificadas;
• Pedir para os alunos colorirem, com lápis de cor, o desenho, de forma que as cores apresentem-se em tonalidades fortes e intensas.

Recursos Complementares

Avaliação

• A avaliação será realizada em sala de aula após a apresentação da performance solicitada, enfocando: a criatividade, a clareza do assunto apresentado, a pesquisa sobre o assunto e a composição plástica produzida a partir da experiência vivida, avaliada e refletida.