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Sobre coer?ncia narrativa

Autor e Co-autor(es)

Lazuita Goretti de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • analisar e empregar elementos lingu?sticos respons?veis pela coes?o e coer?ncia textuais;
  • reconhecer fatores - relacionados ? macroestrutura - respons?veis pela coer?ncia em um conto;
  • produzir um conto a partir de um outro analisado em sala de aula.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • conhecer a estrutura b?sica da narrativa;
  • conhecer o g?nero conto;
  • ter no??es b?sicas de coer?ncia textual.

Estratégias e recursos da aula

                   
  • Utiliza??o do datashow em sala de aula ou aparelho (v?deo).

AULA 1

Atividade

O tema a ser abordado nessa aula ? coer?ncia textual.

Importante: Professor, a coer?ncia textual diz respeito ? unidade do texto, ? macroestrutura, ou seja, ? manuten??o da mesma refer?ncia tem?tica em toda sua extens?o. Um texto coerente ? um conjunto harm?nico em que todas as partes se solidarizam com as demais, formando um cadeia a qual ? respons?vel pela unidade de sentido.

Para que a coer?ncia se estabele?a, ? necess?rio que haja: harmonia de sentido de modo a n?o ter nada il?gico, nada desconexo; rela??o entre as partes do texto criando uma unidade de sentido; inter-rela??o entre as partes; exposi??o de uma informa??o nova e n?o contradi??o entre as id?ias.

A coer?ncia textual pode ser observada em n?veis diferenciados. Vamos abordar a coer?ncia narrativa, na perspectiva dos g?neros textuais, especificamente do conto ?Governar? de Carlos Drummond de Andrade.

O professor  dever? apresentar o texto aos alunos no datashow, fazendo uma leitura comentada, mostrando a eles a macroestrutura do texto narrativo, respons?vel pela manuten??o tem?tica, portanto, pela coer?ncia.

Aula 2

Atividade

O professor dever? reproduzir e entregar aos alunos uma c?pia do texto ?Governar? e propor a eles que o leiam com aten?a? e realizem a atividade apresentada na sequ?ncia.


Texto:
Governar

Os garotos da rua resolveram brincar de governo, escolheram o presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.

- Pois n?o ? aceitou Martim. ? Daqui por diante voc?s far?o meus exerc?cios escolares e eu assino. Cl?vis e mais dois de voc?s formar?o a minha seguran?a.
Janu?rio ser? meu Ministro da Fazenda e pagar? o meu lanche.

- Com que dinheiro? ? atalhou Janu?rio.

- Cada um de voc?s contribuir? com um cruzeiro por dia para a caixinha do governo.

- E que ? que n?s lucramos com isso? ? perguntaram em coro.

- Lucram a certeza de que t?m um bom presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Voc?s obedecem, democraticamente.

- Assim n?o vale. O presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.

- Eu sou o presidente e n?o posso ser igual a voc?s, que s?o presididos. Se exigirem coisas de mim, ser?o multados e perder?o o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser presidente ? moleza? J? estou sentindo como esse cargo ? cheio de espinhos.

Foi deposto, e dissolvida a Rep?blica.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos Plaus?veis. Rio de Janeiro: Record, 1994.

Dispon?vel em:

http://mscamp.wordpress.com/2008/11/20/governar-%E2%80%93-carlos-drummond-de-andrade/

Apresentar aos alunos as quest?es abaixo sobre o texto. Pedir a eles que as respondam e quando terminarem, o professor dever? comentar cada uma delas, dando ?nfase ?s respostas poss?veis.

1. O conto ? um texto narrativo em que os fatos s?o apresentados numa sucess?o cronol?gica, cuja indica??o pode ser feita de forma direta por meio de adv?rbios ou express?es de tempo, ou pode ser dada de uma forma indireta, por meio da apresenta??o dos fatos numa ordem que n?o pode ser alterada, para n?o se incorrer em incoer?ncia.

a. No texto Governar, como se d? a indica??o da passagem do tempo?
b. Quais s?o os elementos lingu?sticos que marcam a evo lu??o dos fatos no tem po?

2. Os elementos b?sicos da narrativa s?o: personagens, espa?o, tempo, fato ou fatos narrados e o narrador.
a. Dentre os elementos b?sicos da narrativa, quais os que aparecem no primeiro par?grafo do texto?
b. Em rela??o ? coer?ncia, qual a import?ncia da segunda frase do primeiro par?grafo para a continuidade da hist?ria?
?Escolheram presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos?
c. Qual informa??o presente nessa introdu??o ? fundamental para o desenvolvimento coerente da hist?ria?
d. A hist?ria ? constru?da no universo do faz-de-conta, em que se associam o mundo adulto com o mundo infantil. Nesse primeiro momento, o que caracteriza cada um desses mundos?

e. Em uma narrativa, quando os fatos n?o s?o localizados no tempo (quando ) e no espa?o (onde) ? porque esses elementos n?o s?o importantes para a hist?ria ou porque os fatos narrados se aplicam em qualquer ?poca e lugar.
No caso do texto Governar, a que se deve a n?o localiza??o dos fatos no tempo e no espa?o?

3. Observe esta passagem do texto:
?__Pois n?o, aceitou Martim. Daqui por diante voc?s far?o os meus exerc?cios escolares e eu assino. Janu?rio pagar? o meu lanche.
O presidente escolhido revela-se bastante autorit?rio e ego?sta. Quais os elementos lingu?sticos possibilitam essa dedu??o?

4. O tema abordado no conto ? governar ? ? uma realidade do mundo adulto. Que termos foram usados para se referir ao mundo infantil?

5. Qual era a vis?o de Martim ? a personagem- presidente- sobre a a??o de governar? Explique.

6. Percebe-se que h? no texto uma forte cr?tica ao governo, feita por meio de uma brincadeira infantil. Que caracter?sticas governamentais negativas s?o criticadas no texto?

7. A quem se direciona a cr?tica que pode ser inferida na frase: ?E o que n?s lucramos com isso?

8. Quais s?o as tarefas do governante a que se refere o texto, considerando a realidade do mundo infantil? Comprove sua resposta com elementos do texto.

9. A demagogia dos governantes est? presente na fala do presidente de brincadeira. Transcreva do texto a passagem que comprova essa afirma??o.

10. Observe:
?Eu sou o presidente e n?o posso ser igual a voc?s, que s?o presididos. Se exigirem coisas de mim, ser?o multados e perder?o o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser presidente ? moleza? J? estou sentindo como esse cargo ? cheio de espinhos?.
Que comportamentos do governo est?o sendo s?o criticados?

Aula 3

Produ??o de texto

O professor dever? apresentar aos alunos a seguinte proposta de produ??o de texto:

Imagine que voc? seja um dos meninos da brincadeira e ? voc? quem conta a hist?ria, portanto ser? uma narrativa de primeira pessoa. Fa?a algumas mudan?as em seu texto:
a. acrescente uma introdu??o, situando as personagens no tempo e no espa?o ? isso n?o ocorre no texto ?Governar?;
b. apresente um outro final para o conto. Lembre-se de que o autor do texto construiu o texto no terreno do faz-de-conta para tecer cr?ticas ao governo e voc? estar? usando a mesma estrat?gia para fazer as suas cr?ticas.
c. esteja atento aos fatores respons?veis pelo estabelecimento da coer?ncia narrativa: caracteriza??o das personagens, a passagem do tempo de forma direta ou indireta e principalmente a n?o contradi??o entre as id?ias
.

d. Os textos dos alunos poder?o ser lidos em sala de aula e entregue ao professor para corre??o.

Avaliação


A avalia??o dar-se-?  em todos os momentos da aula e, especialmente, em rela??o ? produ??o de texto, os alunos ser?o avaliados, considerando o atendimento ? proposta em rela??o aos fatores respons?veis pela coer?ncia na narrativa.