Gl?ucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimar?es Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
1. Compreender que os nomes e sobrenomes constituem a identidade de cada pessoa.
2. Conhecer a origem dos sobrenomes e as hist?rias das fam?lias.
3. Aprofundar o auto-conhecimento atrav?s do resgate da hist?ria da pr?pria fam?lia.
Momentos da Aula:
1? Momento: O professor dever? iniciar a aula distribuindo para os alunos a letra da m?sica ?Gente Tem Sobrenome?, para que possam acompanhar a leitura feita por ele, em voz alta.
Gente Tem Sobrenome
Composi??o: Toquinho / Elifas Andreato
Todas as coisas t?m nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas n?o t?m sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores t?m nome:
Rosa, cam?lia e jasmim.
Flores n?o t?m sobrenome,
Mas a gente sim.
O J? ? Soares, Caetano ? Veloso,
O Ary foi Barroso tamb?m.
Entre os que s?o Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que ? o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Ded?, Zacharias, Mussum e a Faf? de Bel?m.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome tamb?m.
Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos n?o t?m sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas t?m nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces n?o t?m sobrenome,
Mas a gente sim.
Renato ? Arag?o, o que faz confus?o,
Carlitos ? o Charles Chaplin.
E tem o Vin?cius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro ? Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pel? e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome tamb?m.
Professor, a letra da m?sica ?Gente Tem Sobrenome? est? dispon?vel no s?tio http://letras.terra.com.br/toquinho/87252/
2? Momento: Ap?s a leitura, o professor dever? explorar a letra da m?sica com os alunos, conversando sobre o que acharam da letra, se j? haviam pensado sobre essa quest?o: que ?todas as coisas t?m nome?, se conhecem as pessoas citadas na letra da m?sica, o que elas fazem ou fizeram, se sabem por que ? que s? gente tem sobrenome, se conhecem a origem de seus sobrenomes... e outras quest?es que emergirem do di?logo entre eles.
3? Momento: Em seguida, o professor disponibilizar? textos informativos sobre o ?Sobrenome? para que os alunos, em grupo, fa?am a leitura e elaborem uma pequena s?ntese que dever? ser compartilhada com os outros grupos.
(Professor, visitando a internet, voc? encontrar? v?rios textos e artigos interessantes, que trazem muitas curiosidades sobre o tema. Faz-se necess?rio um estudo pr?vio dos mesmos, focando nas quest?es que despertam o interesse e a curiosidade dos alunos... e s? voc? saber? como fazer esta sele??o! Um mesmo texto poder? ser dividido em v?rias partes, de acordo com os subt?tulos, e distribu?do para os grupos).
Seguem algumas sugest?es de s?tios para a sua aprecia??o:
http://sobrenome.artigo.googlepages.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sobrenome
4? Momento: Ap?s a socializa??o das s?nteses, ? chegado o momento do professor propor aos alunos que construam a sua ?rvore Geneal?gica, a partir da realiza??o de um trabalho de pesquisa sobre a origem de seus sobrenomes, focando na hist?ria de cada fam?lia. Para a realiza??o da pesquisa, os alunos poder?o entrevistar seus pais, tios, av?s, bisav?s, outros parentes e amigos da fam?lia, visitar o cart?rio e tamb?m consultar a internet.
Cada aluno dever? responder ?s perguntas: Qual a origem do meu sobrenome? Qual a hist?ria da minha fam?lia?
Acessando o s?tio http://www.noticiasgeek.com.br/descubra-a-origem-do-seu-sobrenome/ voc? poder? encontrar dados i mportantes para a realiza??o da pesquisa sobre os ancestrais de seus alunos.
As informa??es obtidas, as descobertas e outras curiosidades, dever?o ser organizadas por cada aluno em uma produ??o de texto a ser apresentado para todo o grupo, juntamente com a constru??o da ?rvore Geneal?gica. Para esta constru??o, os alunos poder?o lan?ar m?o de recursos variados, como: caricaturas, desenhos, colagem de gravuras, fotos... todos esses recursos dever?o levar a etiqueta com o nome e sobrenome das pessoas. Ao final das apresenta??es, os trabalhos dever?o fazer parte de um painel que ser? colocado em um espa?o coletivo da escola. Afinal, em uma escola, muitos s?o Silva, Souza, Carvalho, Batista, Almeida... e isso pode ser muito interessante!
Professor, como recurso complementar para o seu trabalho com os alunos, voc? poder? acessar no Portal do Professor, a aula intitulada: CONSTRUINDO A IDENTIDADE: UM MUNDO DE PERGUNTAS.
A avalia??o dever? ser cont?nua, processual, diagn?stica.
Auto-avalia??o dos alunos (oral): Participa??o individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.
Avalia??o dos alunos pelo professor: Envolvimento e participa??o dos alunos nas quest?es relativas ? letra da m?sica ?Gente Tem Sobrenome?, trabalho em grupo de leitura e s?ntese de textos informativos, trabalho de pesquisa ? organiza??o dos dados obtidos para a produ??o de texto e constru??o da ?rvore Geneal?gica. O professor dever? verificar se os alunos conseguiram compreender que os nomes e sobrenomes constituem a identidade das pessoas e que a origem dos sobrenomes revela parte da hist?ria de cada fam?lia.