Gl?ucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Perira; Liliane dos Guimar?es Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
1. Compreender as rela??es entre ?tica, identidade e mem?ria.
2. Reconhecer a identidade e a diversidade entre as pessoas a partir de relatos da hist?ria de vida.
Professor, ser? que os seus alunos sabem o que ? ?tica? Mem?ria? Identidade? Seria interessante perguntar o que entendem por cada um destes conceitos, para favorecer uma maior compreens?o dos momentos da aula. Entendemos por ?tica toda e qualquer reflex?o sobre as condutas humanas, sobre os princ?pios que orientam o nosso pensar e agir perante os outros e em rela??o a n?s mesmos. Princ?pios estes pautados na justi?a social, igualdade, equidade, respeito m?tuo, di?logo, solidariedade. As quest?es b?sicas que favorecem um pensar ?tico, podem ser estas: Como devo agir perante uma determinada situa??o? Como agir perante os outros? Por Mem?ria, entendemos tudo aquilo que podemos recordar, reviver em pensamento, sentimento, sensa??o... S?o lembran?as que rememoramos da nossa hist?ria de vida pessoal e das hist?rias de vida dos outros, de fatos e acontecimentos inesquec?veis. Identidade diz respeito ? nossa constitui??o de ?ser humano?. ? ser algu?m ao mesmo tempo t?o igual e t?o diferente de outras tantas pessoas. ? ter um nome, uma filia??o, uma hist?ria de vida singular, que se diferencia de tantas outras hist?rias. ? se reconhecer como sendo um ?EU? pr?prio, social e historicamente constitu?do.
Coment?rios para o professor: Professor, o v?deo escolhido para ser utilizado na aula de hoje ?Dona Cristina perdeu a mem?ria!? abre in?meras possibilidades de trabalho com os alunos. Voc? poder? utiliz?-lo mais de uma vez em suas aulas, de acordo com o tema que queira abordar. Ele abre brechas para trabalhar aspectos da comunica??o entre pessoas de diferentes gera??es; para discutir a quest?o do idoso na sociedade contempor?nea; para refletir sobre atitudes ?ticas que permeiam as rela??es interpessoais.
Momentos da aula:
1? Momento: O professor dever? iniciar a aula convidando os alunos para assistir a um v?deo muito interessante sobre uma senhora idosa, a Dona Cristina, que perdeu a mem?ria e, para saber de si mesma e de sua hist?ria, ela guardou consigo objetos que traziam recorda??es sobre pessoas e acontecimentos que foram muito importantes para ela ao longo de sua vida. Esses objetos eram verdadeiras ?rel?quias?, ?preciosidades?, que mantinham vivos os seus v?nculos com o viver... e que passaram para as m?os de Ant?nio, um menino de 8 anos.
Professor, ao acessar o s?tio http://www.portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?cod=1454&Exib=5513 voc? encontrar? o v?deo ?Dona Cristina perdeu a mem?ria!?
2? Momento: Dando continuidade, o professor dever? abrir espa?o para uma reflex?o coletiva sobre os momentos do v?deo que mais chamaram a aten??o dos alunos. Poder? contribuir tamb?m com uma ?Pauta de Observa??o? elaborada previamente por ele acerca do v?deo, para favorecer o estabelecimento de rela??es entre ?tica, mem?ria e identidade. Esta pauta poder? abordar aspectos, como: a comunica??o entre os personagens - Ant?nio e Dona Cristina; a vida do idoso na nossa sociedade atual; o epis?dio do roubo do rel?gio (cabe provocar uma reflex?o sobre esse aspecto moral da conduta humana); as atitudes ?ticas que permeiam o v?deo: compaix?o, solidariedade, respeito, coopera??o, amizade, di?logo.
3? Momento: Em seguida, o professor dever? propor uma grande ?Roda de Conversa?. A conversa ser? sobre: Hist?rias que nos contaram do nosso tempo de crian?a... Nossas hist?rias de vida! Aquelas que ouvimos muitas vezes sobre n?s mesmos, desde muito pequeninos e que, por isso, nunca nos esquecemos delas.
Cada aluno ter? um tempo para o relato de sua(s) hist?ria(s), enquanto os outros exercitam a escuta. Ao final de cada relato, professor e alunos poder?o se expressar, numa atitude espont?nea e acolhedora, acerca da hist?ria de vida do outro.Quando todos tiverem falado, o professor dever? abordar o tema da identidade e diversidade entre as pessoas, a partir das hist?rias contadas ? somos, ao mesmo tempo, t?o iguais e t?o diferentes uns dos outros! Vivemos hist?rias t?o singulares e, ao mesmo tempo, t?o comuns aos outros! Poder?, tamb?m, falar sobre a import?ncia da mem?ria, das lembran?as, das recorda??es em nossas vidas ? somos muito das hist?rias que nos contaram sobre n?s mesmos... estas hist?rias nos constituem como seres individuais e coletivos.
O professor poder? solicitar aos alunos como ?tarefa de casa? que investiguem mais sobre suas hist?rias, com os pais, tios, av?s, bisav?s, enfim, familiares que t?m hist?rias pra contar. Esta investiga??o dever? ser registrada por cada aluno que trar? fotos, objetos ?rel?quias? para compor a atividade a seguir.
4? Momento: Prosseguindo, o professor poder? propor aos alunos a constru??o de uma Instala??o de Arte com os objetos ?rel?quias? que fizeram ou que ainda fazem parte da hist?ria de vida de cada aluno. Professor e alunos poder?o convidar os professores das ?reas de Educa??o Art?stica, de Hist?ria e de L?ngua Portuguesa da escola, para serem parcei ros n este trabalho. Vale ressaltar que os objetos ?rel?quias? dever?o ser acompanhados de fragmentos das hist?rias de vida de seus propriet?rios. Uma vez constru?da, a Instala??o dever? ser aberta para a visita??o/aprecia??o de toda a comunidade escolar, sobretudo os familiares dos alunos que fazem parte de suas hist?rias de vida.
Professor, a Arte de instala??es (krafts) ? uma manifesta??o art?stica onde a obra ? composta de elementos organizados em um ambiente fechado. A disposi??o de elementos no espa?o tem a inten??o de criar uma rela??o com o espectador. Uma das possibilidades da instala??o ? provocar sensa??es: frio, calor, odores, som ou coisas que simplesmente chamem a aten??o do p?blico ao redor.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_de_instala%C3%A7%C3%B5es
Outro recurso muito interessante que poder? compor a aula ? o livro: ?Bisa Bia, Bisa Bel?, de Ana Maria Machado. Conhe?a um pouco mais sobre a obra, acessando:
http://www.anamariamachado.com/livros/livro_mes.php?codDestaque=1
Sugest?o Bibliogr?fica:MACHADO, A. M. Bisa Bia, Bisa Bel. Rio de Janeiro: Salamandra, 1990.
A avalia??o dever? ser cont?nua, processual, diagn?stica.
Auto-avalia??o dos alunos (oral): Participa??o individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.
Avalia??o dos alunos pelo professor: Envolvimento e participa??o dos alunos na reflex?o coletiva acerca do v?deo, no relato das hist?rias de vida, na constru??o da Instala??o de Arte. Respeito aos momentos de fala e de escuta e ?s opini?es dos colegas. O professor dever? verificar se os alunos conseguiram compreender as rela??es entre ?tica, identidade e mem?ria e se foram capazes de reconhecer a identidade e a diversidade entre as pessoas a partir de relatos da hist?ria de vida.