Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONSTRUINDO UM AVIÃOZINHO DE PAPEL

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 3 a 5 anos, poderão:

  • Confeccionar um avião de papel;
  • Vivenciar brincadeiras com o avião de papel.

Duração das atividades

Duas aulas de aproximadamente 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema dos meios de transportes. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas, apresentadas neste portal, intituladas: "Classificando os meios de transportes", "Descobrindo o avião" e "Conhecendo a história do avião".

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO - Confeccionando o avião de papel

O professor reúne o grupo de crianças e apresenta a possibilidade de cada criança construir um avião de papel. Apresenta para a turma a imagem com o passo a passo da construção desse avião de papel. Nesse momento o professor poderá também falar do origami, que é uma arte tradicional japonesa de dobrar o papel. De acordo com a idade das crianças o professor poderá fazer os aviões para as crianças, na frente das mesmas ou cada um realiza individualmente o seu trabalho. 

IMAGEM DO PASSO A PASSO DO AVIÃO DE PAPEL

PASSO A PASSO DO AVIÃO DE PAPEL

Imagem retirada do site: http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-aviao/

2º MOMENTO - Brincando com o avião de papel

O professor poderá levar a turma para um espaço aberto (pátio, jardim, parque) e ensinar as crianças como se brinca com o avião de papel. Nesse momento ele pode explorar qual o avião foi mais longe, voou mais alto, dentre outros aspectos.

3º MOMENTO - Registro

Ao final dessa atividade, o professor poderá sugerir que as crianças, através do desenho, registrem como foi a brincadeira com o avião de papel.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se a criança:

  • Participou da elaboração do avião de papel;
  • Participou da brincadeira com o avião de papel;
  • Registrou a atividade realizada.