Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Aula 1
Atividade 1
A tem?tica a ser trabalhada nessa aula trata-se dos diferentes tipos de discurso na narrativa: direto e indireto.
Na narra??o, existem tr?s formas de apresentar a fala (discurso) dos personagens: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. A quest?o da escolha do tipo de discurso est? ligada ao modo como o narrador se posiciona no texto, isto ?, de acordo com sua perspectiva de locu??o.
Atividade 1
Para motivar os alunos a respeito da tem?tica, o professor dever? reproduzir e entregar a eles c?pias das duas tirinhas do Calvin apresentadas abaixo.
Tirinha 1
Dispon?vel no site:
http://revistaescola.abril.com.br/img/geral/219-em-dia-calvin.gif
Tirinha 2
Dispon?vel no site:
http://2.bp.blogspot.com/_b6VNK-f1fKQ/Saw_Xgm1qaI/AAAAAAAAAFo/cYiSU1R7gAE/S1600-R/calvin-inseto.gif
O professor dever? fazer, oralmente, a seguinte explora??o sobre as tirinhas do Calvin:
1. A escolha de um tipo de discurso ou de outro depende do tipo de texto que se produz e a finalidade que o autor tem em vista.
Nas Hist?rias em Quadrinhos, tiras e charges, predomina o emprego do discurso direto, principalmente, porque n?o h? a presen?a do narrador. Nesse caso, o discurso direto torna a narra??o mais din?mica, mais viva, mais intensa, associada sempre ? linguagem n?o-verbal.
Observe as tirinhas 1 e 2 do Calvin:
a. Em qual delas, a personagem Calvin assume outra identidade, falando em terceira pessoa? Nesse caso, o discurso ? direto ou indireto?
b. J? de in?cio, o leitor percebe que Calvin est? representando. Como isso ? poss?vel?
c. O que provoca o humor na tira?
2. Conte com suas palavras o que aconteceu na tirinha1.
a. Em rela??o ? linguagem, qual a mudan?a ocorrida com os verbos e com os pronomes? Explique.
b. Reescreva as falas do Calvin, na tirinha 2, passando do discurso indireto para o direto.
Aula 2
Atividade
O professor dever? levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica para, em dupla, realizarem uma pesquisa sobre tipos de discurso na narrativa: discurso direto e indireto. Sugerimos que o discurso indireto livre seja trabalhado posteriormente.
Dispon?veis no site:
http://www.brasilescola.com/redacao/tipos-discurso-narrativa.htm
Aula 3
Atividade
Em sala de aula, o professor dever? reproduzir o texto, ? Apenas uma luz?, de Elomar Nascimento para os alunos e, em seguida, fazer a leitura oral do texto para eles.
Texto:
Apenas uma luz
__ Desde quando come?aste a gostar de mim?
A cabe?a apoiada em seu ombro, Mercedes, l?bios entreabertos, sorri curiosa. Na casa imersa em sil?ncio, Antonio ati?ando o fogo, res pondeu:
__ T inha doze anos, quando meus pais, deixando o Rio Grande, viemos para S?o Paulo. Aqui frequentei o liceu e me formei. Mor?vamos, ent?o, num bairro tranquilo, de casas acolhedoras e jardins espa?osos. Todas as tardes, ao chegar do col?gio, trepava na minha ?rvore preferida com meus livros de aventuras. Um dia, avistei um caminh?o de mudan?as estacionando em frente a uma das casas de dois andares, cujo jardim dos fundos limitava com o nosso. Que bom! Ia ter com quem jogar futebol! Os dias passavam e nada. (Nossos vizinhos eram rec?m-casados.) Me habituei a observ?-los podando as roseiras, cuidando da grama, bem cortado e verde. Vez por outra, acen?vamos de longe. Naquele ano, passamos os tr?s meses de ver?o em Santos. Ao voltar, fiquei contente em rev?-los, eu na minha ?rvore, eles em seu belo jardim. Acho que foi em julho: o vento j? soprava fresco e por toda a parte um perfume de eucalipto. Estranhei v?-lo sozinho caminhando de um lado para outro a consultar o rel?gio que ami?de retirava do bolso. Algo o estava preocupando, e a mim tamb?m, pois j? tinha lhe amizade. Era quase a hora do crep?sculo (me lembro como fosse hoje), os sinos iam dar as seis, quando ela, aparecendo de repente, cobriu-lhe os olhos com as m?os, surpreendendo-o. Subitamente, tomando-lhe as m?os, colocou-as sobre seu ventre. Entendi, ent?o, entre os beijos e sorrisos te davam as boas-vindas. Sem saber, comecei a te querer bem desde aquele primeiro momento em que eras apenas uma luz nos olhos de teus pais.
NASCIMENTO, Nascimento. Conto das nove luas. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, de 1987.
Dispon?vel no site:
http://eudesconexado.blogspot.com/2009/04/apenas-uma-luz.html
Quest?es sobre o texto:
1. Foco narrativo ? a posi??o que o narrador assume, enquanto inst?ncia narrante ou voz que articula a narra??o, para contar a hist?ria. No texto, ?Apenas uma luz?, como se classifica o narrador?
2. No discurso direto, a perspectiva do narrador ? a do momento em que ocorreram os fatos que est?o sendo narrados; o narrador repete a sua fala ou a da personagem no momento daquela enuncia??o (que ? passado em rela??o ao tempo da enuncia??o em que se fala ou escreve).
Identifique no texto um exemplo de discurso direto e transcreva-o.
3. No di?logo direto ? comum o uso de verbo dicendi (verbos de elocu??o ou da fala). Esse tipo de verbo expressa a id?ia de dizer algo, isto ?, indicam as a??es que as personagens realizam pelo uso da linguagem, tais como: perguntar, responder, informar, retrucar,sugerir, etc.
Identifique um verbo dicendi, no texto e transcreva o trecho em que ele aparece.
4. Sinais de pontua??o, como travess?o ou aspas, s?o usados para separar a fala das personagens da narra??o da hist?ria; pontos de exclama??o e de interroga??o servem para dar uma id?ia de atitude daqueles que falam.
Observe:
?Antonio, ati?ando o fogo, respondeu:
__ Tinha doze anos, quando meus pais, deixando o Rio Grande, viemos para S?o Paulo.?
a. Reescreva esta passagem transformando o discurso direto em indireto, ou seja, elimine os di?logos reproduzindo o que a personagem disse.
b. Reescreva a passagem acima, mudando a posi??o do verbo dicendi, conforme o exemplo abaixo.
__ N?o pisem no tapete __ a m?e gritou.
5. O texto apresenta a voz do narrador e a voz de duas personagens.
a. Em que tipo de discurso s?o reproduzidas as falas da personagem?
b. Nesse discurso quem s?o os locutores?
6.Veja agora outra forma, em discurso indireto, em que poderia estar a primeira fala da personagem:
Mercedes perguntou a Ant?nio desde quando ele come?ara a gostar dela.
a. Na passagem do discurso direto para o indireto, que altera??o sofreu o verbo come?ar ?
b. O que a conteceu com os pronomes?
7. Na passagem do discurso direto para indireto ocorrem altera??es importantes, por exemplo: verbos no presente do indicativo passam para o pret?rito perfeito; pronomes de primeira pessoa s?o substitu?dos por pronomes de terceira pessoa e torna-se necess?rio o acr?scimo de um novo verbo ? chamado discendi - para introduzir a fala do locutor.
Qual ? a forma de tratamento usada pelas personagens? Comprove sua resposta com passagens do texto.
8. Na narrativa, quando, para esclarecer alguns fatos, o narrador volta no tempo, d?-se o nome de retrospec??o.
Pode-se dizer que, nesse texto, o narrador ?personagem faz uma retrospec??o? Qual? Explique.
Aula 4
Atividade
Produ??o de texto
O professor dever? apresentar aos alunos a seguinte proposta de produ??o de texto:
Coloque-se na posi??o de narrador e conte fatos ligados ? sua vida os quais foram vividos com muita emo??o. A narrativa deve ser feita em primeira pessoa. Procure empregar os dois tipos de discurso.
Seu texto ser? lido em sala de aula, portanto, o professor e seus colegas ser?o seus interlocutores
Em rela??o ? produ??o de texto, os alunos ser?o avaliados, considerando o atendimento ? proposta, qual seja: criar uma narrativa procurando empregar os dois tipos de discursos - direto e indireto. A avalia??o, no geral, dar-se-? de forma processual, isto ?, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discuss?es propostas e, individualmente, por meio da realiza??o das diferentes atividades escritas.