Portal do Professor

Início do Conteúdo

Tabuando nas séries iniciais – Parte 3 – Concurso de Tabuada

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Edilamar Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Marcia Aparecida Mendes

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Maísa Gonçalves da Silva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender a tabuada de forma prazerosa.
- Encontrar estratégias para que facilite a aprendizagem da tabuada.

Duração das atividades

8 horas/aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Multiplicação de números naturais: operação e propriedades,

Estratégias e recursos da aula


Esta aula pode ser aplicada no 4º ano (3ª série) do Ensino Fundamental, podendo estender-se até o 6º ano (5ª série).
A melhor forma de aprender a tabuada é através do treino, adotar uma metodologia lúdica nas aulas poderá ajudar na aprendizagem dos/as alunos/as.
Em sala de aula, o professor deve fazer brincadeiras que despertem o interesse das crianças pela tabuada e assim o aprendizado será mais simples e sem traumas.
Depois de trabalhar a compreensão do algoritmo da multiplicação na aula "Tabuando nas séries iniciais - 1ª parte" e exercitar através de jogos na aula "Tabuando nas séries iniciais - 2ª parte - jogos", chegou o momento de verificar o aprendizado. Sugerimos para esta etapa a Olimpíada da Tabuada e Loteria, que são estratégias utilizadas pelo professor para verificar o aprendizado da tabuada sem expor o/a aluno/a em arguições.

1ª parte: Loterias
Modelo:

  undefined undefined

Esta atividade poderá incluir uma auto-avaliação:

• Estou sabendo a tabuada?
• Devo continuar estudando a tabuada?
• Preciso dedicar mais tempo no estudo da tabuada?

2ª parte: Olimpíada de Tabuada

Esta atividade deve ser aperfeiçoada gradualmente:


1ª etapa - As primeiras Olimpíadas deverão ter até 20 (vinte) fatos com tempo marcado de 5 a 8 minutos. Aplique 10 (dez) itens de adição e 10 (dez) itens de multiplicação das famílias do 2 (dois), do 3 (três) e do 4 (quatro). Vencendo esta etapa, trabalhe com as outras famílias.


2ª etapa - Após trabalhar com vinte fatos, amplie para 30 (trinta) fatos com tempo marcado de 5 a 8 minutos. Inicie com as famílias do 2 (dois), do 3 (três) e do 4 (quatro), aplicando 15 itens de adição e 15 itens de multiplicação. Vencendo esta etapa, trabalhe com as outras famílias.

3ª etapa – Nesta etapa, trabalhe 45 (quarenta e cinco) fatos com tempo marcado de 8 minutos. Inicie com as famílias do 2 (dois), do 3 (três) e do 4 (quatro), aplicando 15 itens de adição, 15 itens de multiplicação e 15 itens de divisão. Vencendo esta etapa, trabalhe com as outras famílias.

4ª etapa - Olimpíada com 60 (sessenta) fatos com tempo marcado de 5 a 8 minutos, iniciando com as famílias do 2 (dois), do 3 (três) e do 4 (quatro) sendo 20 itens de adição, 20 itens de multiplicação e 20 itens de divisão. Vencendo esta etapa, trabalhe com as outras famílias.

As etapas descritas acima poderão acontecer no 4º ano (3ª série) do Ensino Fundamental ou, em outras séries mais avançadas para sanar dificuldades apresentadas pelos alunos/as.

5ª etapa - Olimpíada com 90 (noventa) fatos com tempo marcado de 5 a 8 minutos, iniciando com as famílias do 2 (dois), do 3 (três) e do 4 (quatro), sendo 30 itens de adição, 30 itens de multiplicação e 30 itens de divisão. Vencendo esta etapa, trabalhe com as outras famílias.

• 6ª etapa - Olimpíada com 120 (cento e vinte) fatos com tempo marcado de 5 a 8 minutos, iniciando com as famílias do 2 (dois), do 3 (três) e do 4 (quatro), sendo 40 itens de adição, 40 itens de multiplicação e 40 itens de divisão. Vencendo esta etapa, trabalhe com as outras famílias.


As duas últimas etapas descritas acima poderão acontecer no 5º ano e 6º ano (4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental ou, em outras séries mais avançadas para sanar dificuldades apresentadas pelos alunos/as.


Nas Olimpíadas poderão incluir os fatos da subtração fazendo as adap tações das quantidades para cada operação.

undefined

Esta atividade poderá incluir uma auto-avaliação:

• Estou sabendo a tabuada?

• Devo continuar estudando a tabuada?

• Preciso dedicar mais tempo no estudo da tabuada?

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação acontecerá durante todo o trabalho.
O professor poderá traçar com os alunos, estratégias de estudo para que o/a aluno/a tenha êxito nesta proposta de trabalho.