Raquel Fernandes Gon?alves Machado UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia |
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
Edilamar Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Matem?tica | ?lgebra |
- Identificar se a fun??o exponencial ? crescente ou decrescente, conhecendo sua lei de forma??o.
- Associar o gr?fico da fun??o exponencial y = bx a uma curva que intercepta o eixo ?y?no ponto cuja ordenada ? y=1 e que n?o tem ponto comum com o eixo ?x?, apenas se aproxima dele.
- Analisar o comportamento do gr?fico da fun??o exponencial quando varia a express?o constante expoente.
- Defini??o de fun??o exponencial e reconhecimento de sua lei de forma??o.
- Gr?fico de fun??es no plano cartesiano.
O desenvolvimento da atividade envolve a utiliza??o do software Winplot (http://www.mat.ufpb.br/~sergio/winplot/winplot.html), mas ? poss?vel adapt?-la a qualquer outro software de constru??o de gr?ficos, como por exemplo, "Oficina de fun??es, Graph", reescrevendo as instru??es de acordo com as ferramentas que o programa traz.
ATIVIDADES DE EXPLORA??O DO GR?FICO DA FUN??O EXPONENCIAL COM O PROGRAMA ?WINPLOT?
a) y = 2x
b) y = (3,5)x
c) y = 4x
d) y = (0,1)x
e) y = (0,5)x
f) y = (0,8)x
a) y = 5x (esta ? a mais simples)
b) y = 5x+1
c) y = 5x+2
d) y = 5x+3
a) y = 5x-1
b) y = 5x-2
c) y = 5x-3
a) y = 52x
b) y = 53x
c) y = 54x
De acordo com as observa??es, reponda o que acontece com o gr?fico da fun??o quando dividimos a vari?vel por um n?mero?
http://www.baixaki.com.br/download/winplot.htm
http://www.mat.ufpb.br/~sergio/winplot/winplot.html
http://ecalculo.if.usp.br/funcoes/exponencial/fexponencial.htm
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/medio/expolog/exponenc-a.htm
A avalia??o ? feita no decorrer das atividades, observando o que os alunos fazem e durante o coment?rio das conclus?es relatadas e se houver tempo, pedir para que um aluno invente uma fun??o exponencial e pergunte a outro colega: se ela ? crescente ou n?o, em que ponto ela intercepta o eixo y, se variar o expoente da fun??o e perguntar o que acontece com o gr?fico.