Portal do Professor

Início do Conteúdo

Per?metro

Autor e Co-autor(es)

Claudia Renata Pauleto do Prado imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?Definir per?metro; ?Calcular o per?metro de diferentes pol?gonos.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?Unidades de medida m?trica.

Estratégias e recursos da aula

Sala de aula:

Professor, antes de levar seus alunos ao laboratório de informática converse com eles a respeito do perímetro. Questione-os como fariam para calcular quantos metros de faixa decorativa seriam necessários para colocar em volta de toda a sala de aula. Ou quanto de arame seria necessário para cercar um terreno. Após ouvir as sugestões, certamente aparecerá algo próximo do cálculo do perímetro, então defina com eles o que é perímetro, como sendo a medida do contorno de uma figura. Atenção! Cuidado professor ao definir perímetro. Não deixe fora figuras formadas por curvas, como por exemplo, a circunferência.

 
Preparando material!

Para essa atividade, professor, você vai precisar de uma folha pontilhada. Para isso, acesse o site: http://web.educom.pt/pr1305/mat_geoplano_projecto3.htm lá existem vários modelos de folhas pontilhada, mas para a atividade proposta use a indicada na figura a seguir:

 

Tire cópias desse modelo para os alunos realizarem as atividades no laboratório de informática. Talvez seja necessário mais de uma folha por aluno.

 
Laboratório de informática!

Leve os alunos ao laboratório de informática e solicite que abaram o site:

http://www.inf.ufsc.br/~edla/projeto/geoplano/software.htm

peça-os que executem o programa em

Será aberta uma janela com o Geoplano. Como vai ser o primeiro contato dos alunos com o programa dê-lhes um tempo para explorarem o programa. Oriente-os para que façam as figuras usando apenas linhas horizontais ou verticais, para facilitar o cálculo do perímetro.
Apresente aos alunos as seguintes atividades que deverão realizar no programa.

Usando sua criatividade construa as figuras a seguir no Geoplano virtual e depois as reproduza na folha pontilhada.


1) Construa 3 figuras diferentes e dê o perímetro de cada uma delas, usando como unidade de medida o lado do quadrado da malha.

2) Construa dois polígonos diferentes de quatro lados com perímetro 16 u.
Leve-os a perceberam que só existem 3 convexos: os retângulos de lados 1 e 7 ; 6 e 2 e o quadrado de lado 4, mas, existem vários não convexos. Incentive a criatividade e o interesse pela investigação dos seus alunos.

3) Construa polígonos de quatro lados com perímetro 22 u.
Leve-os a perceberem que existem o retângulos de lados 1 e 10; 8 e 3; 9 e 2.

4) Construa polígonos de quatro lados com perímetro 24. Quantos diferentes existem?
Verifique se eles encontram um algoritmo para encontrar todos os retângulos de perímetro 24 que podem ser construídos no Geoplano. Existem 6 diferentes.

5) Construa polígonos com perímetro 20 u.

6) Construa polígonos com perímetro 22 u.

Incentive a construção de polígonos não convexos. Por exemplo:
 

              

 

 

DICAS E SUGESTÕES

Professor, no site http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat01039031/webfolios/gigante/oqueegeoplano.html você encontra informações sobre o Geoplano, como surgiu, o que é, para que serve. Aproveite esse site para que os próprios alunos descubram sobre o Geoplano.

Avaliação

Voc? pode usar como avalia??o a participa??o nas atividades, as contribui??es dadas, e tamb?m a folha pontilhada que dever? ter sido preenchida corretamente, de acordo com a atividade proposta. Al?m disso, voc? pode pedir que calcule o per?metro de outras figuras onde constem as medidas dos lados