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Como medir uma circunfer?ncia

Autor e Co-autor(es)

Enio Freire de Paula imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

Elvis M?rcio Barbossa, Raquel Gomes de Oliveira, Andr?ia Teixeira Machado

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica Espa?o e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A rela??o existente entre o per?metro de uma circunfer?ncia e o seu di?metro. C?lculo da ?rea de um c?rculo.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Medidas convencionais e n?o convencionais.

Estratégias e recursos da aula

Sala de aula:
Professor inicie a aula com o seguinte desafio: Como podemos medir o contorno (perímetro) da circunferência de uma lata com o auxílio de uma régua?
Distribua para os alunos algumas latas e réguas. Alguns exemplos de latas que podem auxiliar nesta tarefa são latas de óleo, de refrigerantes ou de cereais.
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Em um primeiro momento, estimule os alunos quanto ao uso de instrumentos para auxiliar na medição. Para isso, o Professor pode sugerir o uso do polegar, da borracha e qualquer outro instrumento como unidades de medidas não convencionais. Logo após, limite os alunos apenas ao uso da régua e estimule-os para não se restringirem apenas ao perímetro da circunferência, mas também a verificar outras medidas no círculo e uma possível relação entre essas medidas e o perímetro da circunferência. Todos os dados devem ser anotados em uma tabela para uma posterior discussão sobre as formas e resultados utilizados pelos alunos.


Laboratório de Informática:
Concluído o trabalho com as latas e a régua, o Professor com o auxílio de um projetor multimídia ou mesmo na sala de informática, distribuindo os alunos em grupos para cada computador, pode exibir uma animação digital intitulada por: Longitud de La circunferência.
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Esta animação apresenta, em um primeiro momento, uma breve explicação sobre o cálculo do comprimento de uma circunferência a partir do seu diâmetro. Em um momento posterior, propõe um exercício em que o aluno deverá identificar em uma circunferência os conceitos de diâmetro, raio, corda, reta secante, reta tangente e reta em uma área exterior à circunferência. Para ter acesso a esta animação, o professor deverá acessar o seguinte endereço eletrônico:

http://www.genmagic.net/educa/
 

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Tela do endereço eletrônico GenMàgic.org
Na pagina do portal GenMàgic o professor deve procurar um campo denominado por: Área de descarga, isto é, o local para descarregar o arquivo, pois nele está alojada a animação Longitud de la circunferência e muitas outras.
Com o trabalho concluído, o professor pode questionar os alunos sobre uma forma de calcular a área do círculo utilizando apenas circunferências e após a discussão o professor pode apresentar a animação digital disponível no seguinte endereço eletrônico:


http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_geometria_areacirculo.htm


A mesma está disponível para descarregar no endereço eletrônico:


http://www.labvirt.fe.usp.br/applet.asp?time=11:29:27&lom=10380


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Tela da animação Cálculo da área de um círculo do LabVirt
Esta animação apresenta uma demonstração do cálculo da área de um círculo partindo da idéia de que um círculo é constituído por várias circunferências. Poderá, do mesmo modo, utilizar o cálculo da área de um triângulo retângulo para demonstrar o cálculo da área de um círculo.
 

Recursos Complementares

Professor, estimule os alunos a resolverem situa??es-problema encontradas em livros did?ticos referentes ao assunto abordado.

Avaliação

Pode-se avaliar a participa??o dos alunos a partir da an?lise das anota??es feitas em aula. O professor pode analisar aspectos como: habilidades para desenvolver maneiras s de medida para o c?lculo aproximado do per?metro da circunfer?ncia. Al?m disso, o professor poder? tamb?m avaliar se os alunos perceberam o que h? de regular entre elementos de uma circunfer?ncia, tais como: o per?metro e o di?metro.