Portal do Professor

Início do Conteúdo

Sistema Monetário Brasileiro - História e Aplicação (aula 1)

Autor e Co-autor(es)

Angela Alves da Fonseca imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer o significado da utilização da moeda e seus diferentes usos no contexto histórico.
• Reconhecer que o conhecimento é resultado da busca de respostas para a resolução de problemas.

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Conhecer os números naturais.
• Interpretar e produzir escritas numéricas simples.

Estratégias e recursos da aula

O professor conta a história da necessidade do surgimento da moeda, utilizando dados históricos desde a Idade Antiga, e explica que se utiliza um sistema de trocas - escambo.

Posteriormente, apresenta  algumas questões envolvendo trocas:

a) Um pescador quer trocar um peixe por uma vaca.

b) Quantas maçãs são necessárias para trocar por um frango?

c) Uma canoa por uma casa.

d) um cavalo por uma ovelha.

 
A turma dividida em grupos deverá discutir as consequências das dificuldades de efetivar as trocas usando os critérios de equivalência .

Após esse momento, o professor distribui o caderno de "classificados" de um jornal e pede a turma que faça um levantamento de salários de diferentes profissionais e elabore um pequeno cartaz e monte um mural informativo.

- Folha A3

- Caneta hidrocor

- Jornal

 - Cartilha do Banco central do Brasil - cadernos BC – série educativa no site www.bcb.gov.br

Dica: História em quadrinhos:- Livro: Matemática em mil e uma histórias “quem inventou o dinheiro?”
Autor: Martins Rodrigues Teixeira – Editora FTD

Recursos Complementares

- A história do dinheiro - www.youtube.com

Avaliação

Observar os procedimentos dos alunos no que diz respeito ao levantamento de hipóteses e solução de problemas, no primeiro momento.

Confecção de mural na sala de aula.