Portal do Professor

Início do Conteúdo

Qual é o custo? (aula 5)

Autor e Co-autor(es)

Angela Alves da Fonseca imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver a capacidade de observação, estabelecer relações a partir de valores, questionar e comparar.
• Analisar as despesas e propor soluções.
• Questionar a realidade quanto aos aspectos econômicos e sociais brasileiros

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Conhecer os números naturais.
• Reconhecer a moeda brasileira.
• Resolver cálculos numéricos utilizando as 4 operações fundamentais.
• Noção de porcentagem.

Estratégias e recursos da aula

Os alunos deverão trazer uma conta bancária para ser analisada na sala de aula. O professor orientará a turma a verificar as condições de pagamento e o preço da multa por atraso do pagamento. Será montada uma tabela no quadro para que se faça a análise dos valores:

Exemplificando

Conta Preço Multa por atraso (%) Preço com multa
Luz
Gás
Telefone
Aluguel
Cartão de crédito

Recursos Complementares

Dica: O trabalho pode ser feito com diversas contas, faturas , taxas e carnês ou simulação de contas.

Possibilidades para fazer pagamentos de contas:

http://www.youtube.com/watch?v=-0tvJEvCfWU

Avaliação

Os alunos deverão realizar cálculos mentais ou escritos a fim de perceber as vantagens e prejuízos na vida cotidiana. Os valores encontrados devem ser objeto de discussão e posicionamento diante da utilização dos bens de consumo próprio e coletivo.