Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vamos trocar? (aula 6)

Autor e Co-autor(es)

Angela Alves da Fonseca imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Utilizar o pensamento lógico-matemático para resolver as questões.
• Desenvolver as habilidades de classificação e organização.
• Aplicar conceitos estudados e vocabulário adequado.

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Conhecer os números naturais.
• Utilizar a moeda brasileira corretamente.
• Resolver cálculos numéricos utilizando as 4 operações fundamentais.
• Noção de porcentagem.

Estratégias e recursos da aula

Troca-Troca – Os alunos poderão levar pequenos objetos (material escolar, brinquedos, bijuterias, livros, revistas, cartões postais) para montar um bazar na sala de aula. Os objetos deverão ser classificados, avaliados pelo grupo e feitas as etiquetas para cada “mini-loja”. Os alunos poderão fazer promoções e descontos para a realização das trocas.

As mesas e cadeiras deverão ser arrumadas em grupos distintos e classificadas como uma “mini-loja”.
Material para troca
Cartolina
Fita crepe
Hidrocor

Recursos Complementares

Recurso adicional:

Livro: Troca-Troca
Autora : Ana Maria Machado

http://www.youtube.com/watch?v=pvNIzUQrpx4

Avaliação

De forma lúdica, os alunos deverão aplicar as noções fundamentais do Sistema Monetário Brasileiro articulando os conceitos matemáticos aos valores de cidadania, além de consolidar o conhecimento da moeda.