Portal do Professor

Início do Conteúdo

pique ameba e suas variações

Autor e Co-autor(es)

OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar o pique ameba enquanto categoria de jogos e brincadeiras populares.

Através das regras e da criação de estratégias do jogo, reconhecê-lo como meio de transmissão de valores sociais, como: respeito, amizade,companheirismo e cooperação.

Conhecer novas possibilidades de brincar o mesmo jogo, ampliando e criando novas interpretações no jogo.

Duração das atividades

Aproximadamente 50 minutos; 1 (uma) aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não será necessário conhecimento prévio para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Está aula poderá ser aplicada no espaço das aulas de Educação Física, de preferência em uma quadra.

Atividade 1

Para esta atividade o professor deverá utilizar uma bola de borracha macia ou uma bola de voleibol que não seja muito pesada.

O pique ameba é um jogo que faz muito sucesso entre os alunos, principalmente nos primeiros anos do ensino fundamental, por ser um jogo no qual os alunos estão sempre na brincadeira (jogo).

O jogo se apresenta da seguinte forma: um aluno será o pegador. As outras crianças fugirão do pegador no espaço determinado anteriormente pelo professor, geralmente uma quadra.

undefined

Imagem do arquivo pessoal do professor

O pegador deverá acertar (queimar) os outros alunos com a bola (a bola deverá ser macia para não machucar nenhum aluno), sendo que a bola não pode tocar o chão antes de tocar na pessoa. Aquela pessoa que foi alvejada pela bola deverá sentar no local onde foi pego.

No momento em que a criança for pega e sentar no chão, ela deverá ficar atenta aos movimentos dos colegas ao seu redor. No momento em que um colega passar e tocá-lo sem que ele saia do local onde está sentada (queimado) ele estará colado, devendo ficar em seu lugar sentado, e ele ficará livre para seguir na atividade.

Assista ao videos do arquivo pessoa do professor

http://www.youtube.com/watch?v=-mJK3N_E86c

Atividade 2

Uma variação para o pique ameba poderá ser a seguinte: o mesmo esquema do pique ameba normal só que, os alunos que estiverem sentados (colados) ao encostar nas pessoas que estiverem livres colam eles também, não sendo permitido a troca de lugares, ou seja, as pessoas que estão sentados continuaram sentados.

Atividade 3

Colocar dois pegadores com o pique, de modo a tentar encerrar o pique com todos alunos queimados (pegos).


Recursos Complementares

Avaliação

Reconhecer o pique ameba enquanto categoria de jogos e brincadeiras populares.

Verificar se apreenderam novas possibilidades de brincar o mesmo jogo, ampliando e criando novas interpretações no jogo.

Verificar junto aos alunos, se as regras estabelecidas foram cumpridas, como:  se quando os alunos que estavam sentados realmente pegaram, tocando, nos colegas ou ver se os alunos que estavam correndo, quando eram pegos, tocados, pelos outros, concordavam ou discordavam.