Portal do Professor

Início do Conteúdo

Criando formas e percebendo o Corpo

Autor e Co-autor(es)

OSWALDO PEREIRA TORREZIO J?NIOR imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Jos? Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Conhecimentos sobre o corpo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a percep??o corporal por meio da cria??o de imagens com o corpo.

Duração das atividades

Aproximadamente 50 minutos; 1 (uma) aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ser? necess?rio conhecimento pr?vio para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 2

Esta atividade conserva a id?ia da primeira atividade s? que agora os alunos formar?o figuras com a uni?o de seus corpos. Como por exemplo:

Forma figuras geom?tricas: quadrado, tri?ngulo, ret?ngulos, c?rculo.

ATIVIDADE 3

Elencar uma lista de profiss?es e atividades exercidas pelo homem na sociedade. Cada item da lista dever? estar escrito em uma folha de papel em separado.

Dividir a turma em duas equipes. Um aluno da equipe dever? retirar um dos pap?is, sem falar qual a atividade esta escrita no papel. Em seguida, ele dever? fazer uma pose que retrate a profiss?o ou atividade escrita no papel. Se os colegas de seu grupo acertar a representa??o o grupo marca um ponto. Todos os alunos dever?o retirar um papel. Tamb?m ? necess?rio estabelecer um limite de tempo para o grupo tentar acertar a representa??o.

Sugest?es:

Guarda de transito, m?dico, motorista, cozinheiro, jogador de futebol, jogador de voleibol, professor, nadador, motociclista, padre, trabalhador do campo, pintor, bailarina, etc.

Avaliação

O professor dever? observar os alunos e pergunta-los qual foi o maior desafio para montar as letras?

Na segunda atividade o professor dever? observar tanto a constru??o da imagem das profiss?es, como a capacidade de cada aluno entender o que o colega que estava fazendo a m?mica queria dizer.

O professor tamb?m dever? perguntar aos alunos quais as maiores dificuldades durante a realiza??o da tarefa?