Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Magia das Frações

Autor e Co-autor(es)

JUCIMARA BAPTISTA BATISTA imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

Felipe Oliveira Jerez; Hosana Jéssica Batista; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Resolver situação-problema que requeira operações entre Frações com Denominadores Iguais; - Resolver situação-problema que requeira operações entre Frações com Denominadores Diferentes.

Duração das atividades

03 horas/aula – 150 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conceito de fração; - Conceito e identificação de frações equivalentes e suas simplificações; - Conceitos de Mínimo Múltiplo Comum.

Estratégias e recursos da aula

Professor (a), essa aula será desenvolvida com o intuito de aplicar o conhecimento adquirido pelos alunos referentes ao estudo de frações equivalentes e simplificação de frações, bem como a compreensão dos conceitos de adição, subtração e multiplicação de frações.
Para dar início à aula o professor pode propor às seguintes questões à sala:

- Ana comeu três oitavos de uma pizza e Helena comeu pedaços de uma outra pizza que estava dividida em dezesseis pedaços iguais. Quantos pedaços desta pizza Helena comeu, para comer a mesma quantidade de Ana?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1336/imagens/pizza.JPG

- Carol, Vitória e Camila são sócias em uma loja. Sabe-se que todas têm a mesma parte na sociedade. O contador da loja escreveu a seguinte seqüência para a representar a sociedade. Você concorda? Justifique sua resposta.

Carol: 2/3
Vitória: 4/6
Camila: 6/9


Em seguida pode ser dado início ao trabalho com operações entre frações, trabalhando primeiro com frações que tenham denominadores iguais e posteriormente com frações que possuem denominadores diferentes. As definições e alguns exemplos do trabalho com operações com frações e dos conceitos de mínimo múltiplo comum, que são de grande importância para adição de frações, estão nos endereços:

Adição e Subtração - www.somatematica.com.br/fundam/fracoes6.php

Multiplicação e Divisão - www.somatematica.com.br/fundam/fracoes7.php

M.M.C. - www.somatematica.com.br/fundam/mmc.php


Para trabalhar situações-problema que envolvem a adição e subtração de frações o professor pode apresentar exemplos como os propostos a seguir:

- João está preparando um bolo e na receita foi pedido que acrescentasse a massa ¾ de uma xícara de chá de farinha. João se enganou e acabou colocando 1/6 a mais do que foi pedido. Qual a quantidade de farinha que foi colocada na massa?
- Agora estava sendo pedido que se colocasse 2 colheres de sopa de fermento, no entanto o fermento acabou e João havia colocado apenas 4/5 de uma colher. Quanto João terá que colocar a mais para completar a quantidade pedida na receita?
- Apesar de tanta confusão João consegui acabar o bolo. Agora ele dividiu o bolo em quatro partes iguais para dividir entre seus amigos, mas chegaram mais duas pessoas de surpresa, como João poderá dividir as fatias, para que todos comam a mesma quantidade?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1336/imagens/bolo.JPG

Sugestão: Espera-se que o aluno chegue a conclusão de que se João retirar 1/3 de cada fatia já cortada, poderá distribuir 1/6 do bolo para cada convidado. O professor poderá trabalhar as diversas formas de chegar a esse resultado, deixando que os alunos elaborem suas estratégias e apresentem aos colegas.

 

DICA: O trabalho com o software “FRACIOMIA” poderá ser desenvolvido assim que os alunos estiverem familiarizados com os conhecimentos básicos de soma, subtração e multiplicação de frações e souberem montar estratégias para encontrar um Mínimo Múltiplo Comum (MMC).

Dando seqüência a aula, agora na sala de informática, será utilizado o software educacional “FRACIOMIA” que se encontra acessível no endereço:

www.nec.prudente.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php

Este software trabalha com o conteúdo de frações em um ambiente de alquimia. Inicialmente é feita uma encomenda de uma poção para o aluno, que tem a sua disposição os ingredientes necessários para produzi-la.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1336/imagens/imagem1.JPG

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1336/imagens/imagem2.JPG

 

Conforme o aluno escolhe o item que irá utiliza surge a seguinte tela:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1336/imagens/imagem3.JPG

 

Para poder acrescentar o item a sua receita o aluno deve calcular quanto vai sobrar no pote, para isso ele tem que subtrair a quantidade que ele necessita da que está disponível no pote.

DICA: No decorrer dessa atividade o professor pode pedir aos alunos que anotem seus cálculos para que saibam identificar possíveis erros nas contas, caso a poção não dê certo. È interessante que o professor deixe os próprios alunos encontrarem seus erros para que tentem refazer as contas.

Ao longo da atividade poderão ser desenvolvidos e reforçados os conceitos de soma, subtração e multiplicação de frações. Após a finalização da atividade o professor pode apresentar ainda problemas envolvendo o cálculo com frações, dando ênfase a situações que sejam comuns ao cotidiano dos alunos.

DICA: Para o trabalho com frações equivalentes, além desse software, o professor pode utilizar ainda a atividade descrita no seguinte endereço:

www.mathema.com.br/e_fund_a/jogos/papa_todas.html


Após o trabalho com as atividades, ou até mesmo antes de iniciá-las, o professor pode sugerir um trabalho de pesquisa sobre a utilização de frações no dia-a-dia dos alunos, através de entrevistas com os pais, os vizinhos ou os colegas da escola.

 

Recursos Complementares

No endereço: http://www.concepcionistas.com.br/material/projetos/2007/mococa_mat6_maio.pdf O professor encontrará uma opção de atividade que trabalha com a adição e subtração de frações.

Avaliação

A avaliação desse conteúdo deverá identificar a capacidade adquirida pelos alunos de compreender a idéia de equivalência entre frações, compreendendo seu significado matemático, além de saber realizar operações de adição e subtração entre frações. No decorrer das atividades o professor deve analisar os conhecimentos construídos em relação à multiplicação de frações e identificar se os alunos compreenderam o porquê da necessidade de encontrar divisores iguais para poder realizar a soma e subtração de frações. Os alunos devem ainda conseguir identificar a relação existente entre frações equivalentes e a diferença na realização das operações de soma e multiplicação de frações.