Felipe Oliveira Jerez; Hosana Jéssica Batista; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Professor (a), essa aula será desenvolvida com o intuito de aplicar o conhecimento adquirido pelos alunos referentes ao estudo de frações equivalentes e simplificação de frações, bem como a compreensão dos conceitos de adição, subtração e multiplicação de frações.
Para dar início à aula o professor pode propor às seguintes questões à sala:
- Ana comeu três oitavos de uma pizza e Helena comeu pedaços de uma outra pizza que estava dividida em dezesseis pedaços iguais. Quantos pedaços desta pizza Helena comeu, para comer a mesma quantidade de Ana?
- Carol, Vitória e Camila são sócias em uma loja. Sabe-se que todas têm a mesma parte na sociedade. O contador da loja escreveu a seguinte seqüência para a representar a sociedade. Você concorda? Justifique sua resposta.
Carol: 2/3
Vitória: 4/6
Camila: 6/9
Em seguida pode ser dado início ao trabalho com operações entre frações, trabalhando primeiro com frações que tenham denominadores iguais e posteriormente com frações que possuem denominadores diferentes. As definições e alguns exemplos do trabalho com operações com frações e dos conceitos de mínimo múltiplo comum, que são de grande importância para adição de frações, estão nos endereços:
Adição e Subtração - www.somatematica.com.br/fundam/fracoes6.php
Multiplicação e Divisão - www.somatematica.com.br/fundam/fracoes7.php
M.M.C. - www.somatematica.com.br/fundam/mmc.php
Para trabalhar situações-problema que envolvem a adição e subtração de frações o professor pode apresentar exemplos como os propostos a seguir:
- João está preparando um bolo e na receita foi pedido que acrescentasse a massa ¾ de uma xícara de chá de farinha. João se enganou e acabou colocando 1/6 a mais do que foi pedido. Qual a quantidade de farinha que foi colocada na massa?
- Agora estava sendo pedido que se colocasse 2 colheres de sopa de fermento, no entanto o fermento acabou e João havia colocado apenas 4/5 de uma colher. Quanto João terá que colocar a mais para completar a quantidade pedida na receita?
- Apesar de tanta confusão João consegui acabar o bolo. Agora ele dividiu o bolo em quatro partes iguais para dividir entre seus amigos, mas chegaram mais duas pessoas de surpresa, como João poderá dividir as fatias, para que todos comam a mesma quantidade?
Sugestão: Espera-se que o aluno chegue a conclusão de que se João retirar 1/3 de cada fatia já cortada, poderá distribuir 1/6 do bolo para cada convidado. O professor poderá trabalhar as diversas formas de chegar a esse resultado, deixando que os alunos elaborem suas estratégias e apresentem aos colegas.
DICA: O trabalho com o software “FRACIOMIA” poderá ser desenvolvido assim que os alunos estiverem familiarizados com os conhecimentos básicos de soma, subtração e multiplicação de frações e souberem montar estratégias para encontrar um Mínimo Múltiplo Comum (MMC).
Dando seqüência a aula, agora na sala de informática, será utilizado o software educacional “FRACIOMIA” que se encontra acessível no endereço:
www.nec.prudente.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php
Este software trabalha com o conteúdo de frações em um ambiente de alquimia. Inicialmente é feita uma encomenda de uma poção para o aluno, que tem a sua disposição os ingredientes necessários para produzi-la.
Conforme o aluno escolhe o item que irá utiliza surge a seguinte tela:
Para poder acrescentar o item a sua receita o aluno deve calcular quanto vai sobrar no pote, para isso ele tem que subtrair a quantidade que ele necessita da que está disponível no pote.
DICA: No decorrer dessa atividade o professor pode pedir aos alunos que anotem seus cálculos para que saibam identificar possíveis erros nas contas, caso a poção não dê certo. È interessante que o professor deixe os próprios alunos encontrarem seus erros para que tentem refazer as contas.
Ao longo da atividade poderão ser desenvolvidos e reforçados os conceitos de soma, subtração e multiplicação de frações. Após a finalização da atividade o professor pode apresentar ainda problemas envolvendo o cálculo com frações, dando ênfase a situações que sejam comuns ao cotidiano dos alunos.
DICA: Para o trabalho com frações equivalentes, além desse software, o professor pode utilizar ainda a atividade descrita no seguinte endereço:
www.mathema.com.br/e_fund_a/jogos/papa_todas.html
Após o trabalho com as atividades, ou até mesmo antes de iniciá-las, o professor pode sugerir um trabalho de pesquisa sobre a utilização de frações no dia-a-dia dos alunos, através de entrevistas com os pais, os vizinhos ou os colegas da escola.