Portal do Professor

Início do Conteúdo

What is the Weather Like? Falando sobre o Clima!

Autor e Co-autor(es)

Juliana Maria Cristiano Gense imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher, Bruno Mattiazzo e Erwin Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes lingüísticos, sociolingüísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário relativo ao tema clima.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Para dar início a estas aulas, o professor deverá promover um debate sobre o tema “Global Warming – Aquecimento Global” a partir da leitura do texto “Ten Things to Do” (Fig. 1).

RECURSOTexto “Ten Things to Do”
http://www.climatecrisis.net/pdf/10things.pdf

Ten Things To Do
Figura 1 – Imagem do Recurso

Neste momento o professor deverá orientar os alunos para que enfoquem as palavras conhecidas e as palavras que podem deduzir para que compreendam o texto. Ao final desta etapa, os alunos que se sentirem a vontade dirão quais as atitudes são citadas no texto como importantes para evitar o aquecimento global. O professor deverá instigar os alunos para que tentem citar mais exemplos de atitudes, a partir de sua vivência cotidiana.

ATIVIDADE 1

Dando sequência a atividade anterior, o professor apresentará para a sala o vídeo “English for Kids ESL Kids Lessons Weather What's the weather like” (Fig. 2) para reforço das expressões e do vocabulário referente ao clima. O vídeo tem duração de 4:13 minutos.

Enquanto assistem ao vídeo os alunos deverão repetir as expressões apresentadas. Caso considere necessário o professor poderá exibir o vídeo novamente.

RECURSO
Vídeo “English for Kids ESL Kids Lessons Weather What's the weather like”
http://www.youtube.com/watch?v=CVuKr5y9AbY

Vídeo Weather
Figura 2 – Imagem do Recurso

Ao final deste momento os alunos deverão perguntar e responder um ao outro em duplas: What is the weather like? – It is (rainy). Para tanto, o professor distribuirá cartões (Fig. 3) com uma palavra referente ao clima para que o aluno use em sua resposta. Por exemplo, se no cartão estiver escrito RAINY o aluno deverá responder: “It is rainy. Sugerimos que as duplas sejam trocadas pelo menos três vezes.

RECURSO
Cartões com Vocabulário sobre Weather
http://www.esl-kids.com/flashcards/weather/small-weather-words.pdf

Flascards Weather

Figura 3 – Imagem do Recurso

ATIVIDADE 2

Novamente em duplas os alunos explorarão o site “Canal do Tempo – The Weather Channel” (Fig. 4). Cada dupla deverá escolher três cidades do Brasil ou do mundo e buscar informações sobre o clima em cada uma delas completando a frase: The weather is (hot) in (Salvador).

RECURSO
Site Canal do Tempo – The Weather Channel
http://br.weather.com/

Site Weather Channel
Figura 4 – Imagem do Recurso

Neste momento, o professor deverá passar pelas duplas, orientando e supervisionando os trabalhos.

Ao final deste momento o professor deverá corrigir a atividade solicitando que as duplas que se sentirem à vontade apresentem os resultados de suas pesquisas, perguntando e respondendo um ao outro da seguinte forma: “What’s the weather like in Salvador? – “It is hot.”

Sugestões

1. Assistir ao filme “Uma Verdade Inconveniente” (An Inconvenient Truth), 2006. (Fig. 6) e promover um debate sobre o mesmo em colaboração com os professores de Ciências e Biologia.

RECURSO
Informações Sobre o Filme Uma verdade Inconveniente
http://br.cinema.yahoo.com/filme/13687/umaverdadeinconveniente

Uma Verdade Inconveniente

Figura 6 – Uma Verdade Inconveniente
Fonte: http://filmesqueensinam.files.wordpress.com/2009/10/uma-verdade-inconveniente.jpg  Acesso em: 08 de novembro de 2009.

2. Estando os alunos no Laboratório de Informática, o professor deverá dividi-los em duplas para que respondam o quiz “ESL Video Quiz What's the weather like?” (Fig. 7).

RECURSO
ESL Video Quiz What’s the Weather Like
http://www.eslvideo.com/quiz_begin.php?id=450

Vídeo Quiz
Figura 7 – Imagem do Recurso

Observação: o vídeo tem a duração de 3:27 minutos e pode ser salvo em DVD e apresentado em aparelho adequado para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo!

O vídeo apresenta uma série de situações em qu e as pessoas são perguntadas sobre o clima – What is the weather like? – e respondem estas indagações. Para responder o quiz os alunos deverão estar atentos às respostas dadas, identificando suas palavras chave, isto é, as palavras das questões que são usadas nas respostas dadas pelos entrevistados.

Sugerimos que o professor supervisione os trabalhos das duplas, orientando-os nestes. Ao final desta etapa, o professor deverá solicitar que os alunos lhes digam as palavras e expressões (What is the weather like? / It is (sunny)) referentes ao clima (the weather) que conseguiram compreender através do vídeo e escrevê-las na lousa. Poderá ser promovida a repetição oral das mesmas, para reforço da pronúncia.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de compreender as expressões a respeito do tema “clima” utilizando-as para debater e escrever sobre o tema.