Andr?a Marques Le?o Doescher, Bruno Mattiazzo e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Estrangeira | Compreens?o auditiva e leitura |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Estrangeira | Compreens?o escrita |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Estrangeira | Escrita e produ??o oral |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Organiza??o textual |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pron?ncia |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o leitora |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o oral |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o escrita |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o oral |
Com estas aulas o aluno poder? desenvolver vocabul?rio para apresentar-se, desenvolvendo a capacidade cr?tica e anal?tica para reconhecer as diferentes situa??es em que uma apresenta??o pessoal pode ocorrer.
N?o h? necessidade de trabalho com conhecimentos pr?vios espec?ficos.
As estrat?gias utilizadas ser?o:
- Aula interativa;
- Uso do Laborat?rio de Inform?tica.
Motiva??o
Para dar in?cio as discuss?es sobre o tema dessas aulas ? conhecendo pessoas e apresentando-se, o professor dever? dividir os alunos em grupos de tr?s a quatro integrantes para que dramatizem e apresentem para a turma algumas situa??es, conforme a seguir.
Apresentando-se para:
Grupo 1: algu?m em uma festa
Grupo 2: seu novo chefe
Grupo 3: um parente distante
Grupo 4: um amigo em comum em um restaurante
Grupo 5: um turista que fala Ingl?s
O objetivo de tal din?mica ? quebrar o gelo, introduzindo o l?dico como forma de incentivo a express?o oral. Para tanto o professor poder? levar adere?os e materiais relacionado ?s situa??es (tais como roupas), para que os alunos utilizem.
Ao final das apresenta??es o professor dever? propor a discuss?o das mesmas, com base nas seguintes quest?es norteadoras:
1. Do you enjoy meeting new people? / Voc? gosta de conhecer pessoas novas?
2. What are some things to ask someone you just met? / Quais s?o algumas coisas que voc? pergunta para algu?m que acaba de conhecer?
Quest?es adaptadas de: http://iteslj.org/questions/meeting.html Acesso em: 09 de novembro de 2009.
ATIVIDADE 1
Novamente em grupos, com ajuda de dicion?rios e de pesquisas na Internet, o professor dever? propor que criem um di?logo pensando em como eles poderiam se apresentar, em ingl?s, nas situa??es propostas na motiva??o. Para tanto, sugerimos alguns sites para pesquisa (Fig. 1):
RECURSO
Sites para pesquisa
http://www.youtube.com/watch?v=nTSl4DuwJVk
http://www.esl-lab.com/stalk.htm
http://iteslj.org/questions/getting.html
http://www.cambridge.org/us/esl/nic/support/optional/l1u01oa.htm
http://www.aichi-gakuin.ac.jp/~jeffreyb/spking/SlfIntro.html
Figura 1 ? Imagem do Site Aichi-gakuin.ac.jp
O professor dever? supervisionar e orientar os trabalhos dos grupos.
Ao final desta etapa os alunos apresentar?o os di?logos criados (Fig. 2), e o professor dever? orient?-los quanto ? adequa??o do uso da linguagem, dando exemplos escritos na lousa ou oralmente, da forma que julgar mais adequado.
Figura 2 ? Conversa??o em Duplas
Fonte: http://nfist.pt/~jvgama/barril_80/46-%20conversa.jpg Acesso em: 09 de novembro de 2009.
ATIVIDADE 2
Ainda em grupos, os alunos, com base nas sugest?es dadas pelo professor dever?o revisar os di?logos criados, para film?-los e postar no Youtube. Para aprender postar v?deos ? poss?vel acessar o recurso postado abaixo (Fig. 3)
RECURSO
Como Postar V?deos no Youtube
http://www.acessonews.com/blog/3177/como-postar-video-no-youtube/
Figura 3 ? Imagem do Recurso
O professor dever? supervisionar os trabalhos da turma, orientando quanto ao uso adequado das express?es e pron?ncia.
SUGEST?ES
1. Com base na discuss?o feita no final da Motiva??o, o professor dever? propor que os alunos, divididos em duplas, completem o texto do recurso postado abaixo (Fig.4), indicand o que trata-se de uma self-introduction (apresenta??o pessoal).
RECURSO
Write a Self-introduction
http://www.manythings.org/caw/intro.html
Figura 4 ? Imagem do Recurso
Logo ap?s completarem o texto, os alunos dever?o clicar no ?cone WRITE IT para que a hist?ria apare?a em uma pr?xima p?gina (Fig.5) em cinco vers?es.
Figura 5 ? Imagem do Recurso
Enquanto as duplas verificam e l?em os textos produzidos o professor dever? supervisionar e orientar os trabalhos. Ao final deste momento requisitar? que as duplas que se sentirem ? vontade apresentem uma das vers?es do texto produzido.
1. Pesquisar sobre as diferentes situa??es de apresenta??o pessoal e seus n?veis de formalidade. Sugerimos os seguintes sites:
? http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20060915063221AAhFWFh
? http://www.onlinetutorforenglish.com/conversation-lessons/introduce-yourself-august2008.php
? http://www.wikihow.com/Introduce-Yourself
2. Todos os alunos assistir?o os v?deos produzidos, analisando a adequa??o do uso da linguagem na situa??o proposta (apresenta??o pessoal). O professor dever? propor as seguintes quest?es para nortear a discuss?o em grupo sobre os mesmos:
2. Quais express?es foram usadas nas diferentes situa??es propostas?
3. Tais express?es foram adequadas?
Dicion?rio portugu?s-ingl?s
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
O professor dever? avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de compreender e utilizar as express?es de apresenta??o pessoal de forma adequada