Portal do Professor

Início do Conteúdo

Explorando triângulos Semelhantes

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Edilamar Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Marcia Aparecida Mendes

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Maísa Gonçalves da Silva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Márcia Aparecida Mendes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar triângulos semelhantes
• Construir triângulos semelhantes.

Duração das atividades

3 horas/aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno saiba quando dois ou mais polígonos são semelhantes

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa
• Entregar uma cartolina para cada aluno e pedir para que recortem vários triângulos de tamanhos e formas variadas.

• Depois de recortados os triângulos, reunir os alunos em grupos, colocando-os ao redor da sala formando um círculo.

• Cada grupo reunirá todos os triângulos recortados por seus integrantes e fará uma exploração do material, devendo  analisar: classificação, medida de lados, medida de ângulos, elementos, congruência, semelhança, etc.

• Cada grupo separará os triângulos que julgarem semelhantes  e os colará em um cartaz fixado no quadro pelo professor.

• Depois de cada grupo colar seus triângulos, outro grupo irá à frente verificar, juntamente com o professor, se realmente os triângulos do primeiro grupo são semelhantes, e assim por diante até que todos os triângulos colados sejam verificados.

2ª etapa

• O professor apresenta um triângulo recortado com as respectivas medidas de lados e de ângulos destacados e solicita aos alunos que construam um triângulo semelhante, podendo, ou não, utilizar malha triangular ou quadriculada.

• Os alunos de cada grupo mostrarão os triângulos construídos para os demais alunos.

• Nessa etapa, o professor deverá questionar:

Para verificarmos se os triângulos apresentados por vocês são semelhantes, devemos sempre fazer a medida dos ângulos e dos lados correspondentes?

• Quase sempre os alunos descobrem se os triângulos possuem medidas dos lados respectivamente proporcionais eles já serão semelhantes ou se já possuírem ângulos congruentes eles serão semelhantes, bastando uma das condições para ser verificada a semelhança. Caso isso não aconteça o professor concluirá demonstrando e explicando também sobre os lados homólogos dos triângulos.

4ª etapa

• O professor entrega uma folha com alguns triângulos semelhantes a um triângulo modelo e pede que os alunos assinalem os lados homólogos e determinem o fator de proporcionalidade de cada um deles em relação ao triângulo modelo.

Avaliação

A avaliação será feita durante toda as etapas através da observação do empenho e da participação dos alunos.