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Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Qu?mica | Modelos de constitui??o: subst?ncias, transforma??es qu?micas |
Ap?s explorar os recursos e textos desta aula o estudante dever? ser capaz de compreender sobre rea??es endot?rmicas e exot?rmicas quando ocorrem e de que forma ocorrem.
? necess?rio que o estudante saiba como ocorrem as rea??es qu?micas.
Quando se aquece o carbonato de c?lcio e este se decomp?e em ?xido de c?lcio e di?xido de carbono que tipo de rea??o temos: endot?rmica ou exot?rmica?
Por meio do v?deo ?Rea??o Exot?rmica - Permanganato de Pot?ssio e Glicerina? ? poss?vel compreender como ocorre uma rea??o exot?rmica.
http://www.youtube.com/watch?v=Gg0kC8_84Ug
Rea??o exot?rmica: rea??o qu?mica que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. Disso se conclui que a varia??o de energia ? negativa.
Exemplo:
A ?gua ao se transformar em gelo representa uma rea??o exot?rmica tendo em vista a perca de calor.
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/4quimica/7grafreaendo.jpg
O v?deo ?Entrando numa fria? apresenta uma experi?ncia com a rea??o endot?rmica.
http://www.youtube.com/watch?v=IZ5nlEI-p4o
Rea??o Endot?rmica: rea??o qu?mica que absorve calor, utiliza energia do exterior. Transferida num sistema fechado sob a forma de calor, capta energia para suas vizinhan?as. Por se tratar de um sistema isolado, a temperatura diminui durante a rea??o at? que alcance o equil?brio. ? portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. A varia??o de energia ? positiva.
Exemplo:
Quando se ferve um copo d?agua se tem uma rea??o endot?rmica, pois a ?gua absorve o calor ao atingir o ponto de ebuli??o e se transformar em vapor.
Representa??o qu?mica da obten??o da cal viva.
CaCO3 ----> CaO + CO2
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/4quimica/7grafreacaoexo.jpg
Exerc?cio1:(UFMG ) Um palito de f?sforo n?o se acende, espontaneamente, enquanto est? guardado. Por?m basta um ligeiro atrito com uma superf?cie ?spera para que ele, mediatament e, entre em combust?o, com emiss?o de luz e calor.Considerando-se essas observa??es, ? CORRETO afirmar que a rea??o:
A) ? endot?rmica e tem energia de ativa??o maior que a energia fornecida pelo atrito.
B) ? endot?rmica e tem energia de ativa??o menor que a energia fornecida pelo atrito.
C) ? exot?rmica e tem energia de ativa??o maior que a energia fornecida pelo atrito.
D) ? exot?rmica e tem energia de ativa? ?o menor que a energ ia fornecida pelo at rito.
Exerc?cio2:
A rea??o ? exot?rmica ou endot?rmica?
Ao preparar uma solu??o de hidroxido de sodio, um estudante dissolveu 1,0 mol dessa base em ?gua, completou o volume para 1,0 litro e notou que o recipiente usado para a dissolu??o ficou muito quente. Essa ? uma rea??o exot?mirca ou endot?rmica?
No laborat?rio de qu?mica, solicite aos estudantes que desenvolvam o experimento abaixo. No momento em que desenvolvem a a??o devem produzir um relat?rio que dever? se tornar dispon?vel em um blog.
Ap?s promova um debate e incentive-os a apontarem outros exemplos.
http://educar.sc.usp.br/quimapoio/fotoexoII.html
http://www.fisica.net/quimica/resumo19.htm
http://www.conecteeducacao.com/escconect/medio/QUI/QUI04020200.asp
No endere?o abaixo ? poss?vel pesquisar sobre o tema.
http://www.ufsm.br/nitrico/site/alunos/resumo_termoquimica.pdf
http://www.quimica.net/emiliano/vestibucast/termoquimica.pdf
O site abaixo trata das transforma??es exot?rmicas e endot?rmicas.
A avalia??o poder? ser feita pela participa??o dos alunos em todos os passos da confec??o dos gr?ficos que representem as rea??es endotermicas e exot?rmicas. Uma forma interessante de avaliar ? por meio da rubrica. Rubricas representam uma forma de avalia??o aut?ntica, pois vai al?m da simples mensura??o de notas. O professor estabelece crit?rios que cada trabalho dever? ter, e conforme os alunos cumpram estes crit?rios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um n?vel com um valor correspondente. Por fim, entendemos que a avalia??o deve ser feita a partir das produ??es dos estudantes e apresenta??o das atividades sugeridas na aula ainda outras que o profissional julgar conveniente e que os sujeitos da aprendizagem devam ser comunicados com anteced?ncia sobre o processo no qual est?o inseridos.