Portal do Professor

Início do Conteúdo

As rea??es endot?rmicas e exot?rmicas

Eziquiel Menta

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

ROSANGELA MENTA MELLO

imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Marco Antonio Amaral

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Qu?mica Modelos de constitui??o: subst?ncias, transforma??es qu?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ap?s explorar os recursos e textos desta aula o estudante dever? ser capaz de compreender sobre rea??es endot?rmicas e exot?rmicas quando ocorrem e de que forma ocorrem.

Duração das atividades

3 horas aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? necess?rio que o estudante saiba como ocorrem as rea??es qu?micas. 

Estratégias e recursos da aula


Quando se aquece o carbonato de c?lcio e este se decomp?e em ?xido de c?lcio e di?xido de carbono que tipo de rea??o temos: endot?rmica ou exot?rmica?

Por meio do v?deo ?Rea??o Exot?rmica - Permanganato de Pot?ssio e Glicerina? ? poss?vel compreender como ocorre uma rea??o exot?rmica.
http://www.youtube.com/watch?v=Gg0kC8_84Ug

Rea??o exot?rmica: rea??o qu?mica que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. Disso se conclui que a varia??o de energia ? negativa.
Exemplo:
A ?gua ao se transformar em gelo representa uma rea??o exot?rmica tendo em vista a perca de calor.


http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/4quimica/7grafreaendo.jpg


O v?deo ?Entrando numa fria? apresenta uma experi?ncia com a rea??o endot?rmica.
http://www.youtube.com/watch?v=IZ5nlEI-p4o

Rea??o Endot?rmica: rea??o qu?mica que absorve calor, utiliza energia do exterior. Transferida num sistema fechado sob a forma de calor, capta energia para suas vizinhan?as. Por se tratar de um sistema isolado, a temperatura diminui durante a rea??o at? que alcance o equil?brio. ? portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. A varia??o de energia ? positiva.
Exemplo:
Quando se ferve um copo d?agua se tem uma rea??o endot?rmica, pois a ?gua absorve o calor ao atingir o ponto de ebuli??o e se transformar em vapor.
Representa??o qu?mica da obten??o da cal viva.

CaCO3 ----> CaO + CO2


http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/4quimica/7grafreacaoexo.jpg

Exerc?cio1:(UFMG ) Um palito de f?sforo n?o se acende, espontaneamente, enquanto est? guardado. Por?m basta um ligeiro atrito com uma superf?cie ?spera para que ele, mediatament e, entre em combust?o, com emiss?o de luz e calor.Considerando-se essas observa??es, ? CORRETO afirmar que a rea??o:
A) ? endot?rmica e tem energia de ativa??o maior que a energia fornecida pelo atrito.
B) ? endot?rmica e tem energia de ativa??o menor que a energia fornecida pelo atrito.
C) ? exot?rmica e tem energia de ativa??o maior que a energia fornecida pelo atrito.
D) ? exot?rmica e tem energia de ativa? ?o menor que a energ ia fornecida pelo at rito.

Exerc?cio2:

A rea??o ? exot?rmica ou endot?rmica?
Ao preparar uma solu??o de hidroxido de sodio, um estudante dissolveu 1,0 mol dessa base em ?gua, completou o volume para 1,0 litro e notou que o recipiente usado para a dissolu??o ficou muito quente. Essa ? uma rea??o exot?mirca ou endot?rmica?


No laborat?rio de qu?mica, solicite aos estudantes que desenvolvam o experimento abaixo. No momento em que desenvolvem a a??o devem produzir um relat?rio que dever? se tornar dispon?vel em um blog.
Ap?s promova um debate e incentive-os a apontarem outros exemplos.
http://educar.sc.usp.br/quimapoio/fotoexoII.html

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o poder? ser feita pela participa??o dos alunos em todos os passos da confec??o dos gr?ficos que representem as rea??es endotermicas e exot?rmicas. Uma forma interessante de avaliar ? por meio da rubrica. Rubricas representam uma forma de avalia??o aut?ntica, pois vai al?m da simples mensura??o de notas. O professor estabelece crit?rios que cada trabalho dever? ter, e conforme os alunos cumpram estes crit?rios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um n?vel com um valor correspondente. Por fim, entendemos que a avalia??o deve ser feita a partir das produ??es dos estudantes e apresenta??o das atividades sugeridas na aula ainda outras que o profissional julgar conveniente e que os sujeitos da aprendizagem devam ser comunicados com anteced?ncia sobre o processo no qual est?o inseridos.