Marcelo Lopes, Profa Dra Raquel Gomes de Oliveira.
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Final | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Representar e interpretar informa??es atrav?s de gr?ficos e tabelas.
-Coordenadas Cartesianas; -Rela??o entre grandezas; -Opera??es num?ricas;
Professor, este plano de aula ? constitu?do de tr?s etapas, onde a primeira acontecer? em sala de aula com a utiliza??o de uma atividade l?dica, a segunda e a terceira etapa acontecer? na Sala Ambiente de Inform?tica, onde os alunos al?m de pesquisar o site do IBGE, utilizar?o o software ?Decifrando mapas, tabelas e gr?ficos?.
Etapa I
Esta atividade possui um car?ter l?dico e um grande potencial did?tico.
Material necess?rio:
Papel, ?bloquinhos?, fita adesiva.
Crie um question?rio simples como:
Etapa II
No endere?o abaixo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica) mostra o resultado do censo de cada cidade, tanto da Contagem Populacional, como o Censo Agropecu?rio, ambos fornecendo dados interessantes.
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Deixe seus alunos pesquisarem livremente pelo site e observar os dados que lhe interessarem.
Etapa III
Ainda na Sala Ambiente de Inform?tica, utilizaremos agora o software ?Decifrando Mapas, Tabelas e Gr?ficos?, encontrado no site:
http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/mapas/index.html
Este software retrata problemas referentes a uma viagem por v?rias cidades, onde se pode definir a regi?o onde esta acontecer?, os alunos lidar?o com quest?es envolvendo a dist?ncia, o tempo de viagem, combust?vel gasto e seu pre?o, entre outros.
?

?
O primeiro passo para seu aluno come?ar a viajar, utilizando o software, ? definir um nome e uma regi?o brasileira na tela inicial do recurso. Na primeira atividade o aluno dever? preencher uma tabela com as dist?ncias entre as cidades e determinar a velocidade com que a viagem entre elas acontecer?, utilizando para isso um mapa fornecido pelo software. Na segunda atividade o aluno, utilizando o mapa contendo as dist?ncias e a tabela constru?da por ele na atividade anterior, dever? construir uma nova tabela com o tempo gasto entre as viagens, e as atividades seguintes realizam diversos problemas relacionados com o combust?vel gasto, o tempo de viagem, e mostrando gr?ficos estimula seu aluno a criar estrat?gias para tornar a viagem mais r?pida.
?

http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/manuais_fabrica/decifrando.pdf, neste endere?o encontramos o guia do professor do software utilizado na proposta de aulas apresentada, e este fornece interessantes atividades.