Portal do Professor

Início do Conteúdo

Viajando com Gr?ficos

Autor e Co-autor(es)

JUCIMARA BAPTISTA BATISTA imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

Marcelo Lopes, Profa Dra Raquel Gomes de Oliveira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Representar e interpretar informa??es atrav?s de gr?ficos e tabelas.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Coordenadas Cartesianas; -Rela??o entre grandezas; -Opera??es num?ricas;

Estratégias e recursos da aula

Professor, este plano de aula ? constitu?do de tr?s etapas, onde a primeira acontecer? em sala de aula com a utiliza??o de uma atividade l?dica, a segunda e a terceira etapa acontecer? na Sala Ambiente de Inform?tica, onde os alunos al?m de pesquisar o site do IBGE, utilizar?o o software ?Decifrando mapas, tabelas e gr?ficos?.

Etapa I

Esta atividade possui um car?ter l?dico e um grande potencial did?tico.

 Material necess?rio:
Papel, ?bloquinhos?, fita adesiva.

Crie um question?rio simples como:

  • Qual sua idade?
  • Quantas pessoas moram com voc??
  • Quantos amigos voc? tem?
  • Qual disciplina voc? mais gosta?
    Podem existir outras perguntas em seu question?rio ou ainda criar quest?es junto a seus alunos. Feita a quest?o crie alternativas e anotando-as num papel cole este na borda de uma carteira ou mesa, e os alunos um a um ir?o se levantar e colocar um ?bloquinho?na respectiva resposta. Note que seus bloquinhos podem ser feitos com qualquer material que tenha pe?as iguais e que possam ser empilhados, como caixas de f?sforo ou outro.
    Ap?s todos responderem a quest?o teremos um gr?fico em forma de colunas que dever? ser desenhado por seus alunos em uma folha, que poder? servir at? mesmo como avalia??o.
    Realize quest?es sobre cada gr?fico, como qual representa a maioria ou a minoria, quantos responderam determinadas alternativas.

Etapa II
No endere?o abaixo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica) mostra o resultado do censo de cada cidade, tanto da Contagem Populacional, como o Censo Agropecu?rio, ambos fornecendo dados interessantes.

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

 Deixe seus alunos pesquisarem livremente pelo site e observar os dados que lhe interessarem.

Etapa III
Ainda na Sala Ambiente de Inform?tica, utilizaremos agora o software ?Decifrando Mapas, Tabelas e Gr?ficos?, encontrado no site:

http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/mapas/index.html

Este software retrata problemas referentes a uma viagem por v?rias cidades, onde se pode definir a regi?o onde esta acontecer?, os alunos lidar?o com quest?es envolvendo a dist?ncia, o tempo de viagem, combust?vel gasto e seu pre?o, entre outros.
?

 data/img-1

?

O primeiro passo para seu aluno come?ar a viajar, utilizando o software, ? definir um nome e uma regi?o brasileira na tela inicial do recurso. Na primeira atividade o aluno dever? preencher uma tabela com as dist?ncias entre as cidades e determinar a velocidade com que a viagem entre elas acontecer?, utilizando para isso um mapa fornecido pelo software. Na segunda atividade o aluno, utilizando o mapa contendo as dist?ncias e a tabela constru?da por ele na atividade anterior, dever? construir uma nova tabela com o tempo gasto entre as viagens, e as atividades seguintes realizam diversos problemas relacionados com o combust?vel gasto, o tempo de viagem, e mostrando gr?ficos estimula seu aluno a criar estrat?gias para tornar a viagem mais r?pida.

?

data/img-2

Recursos Complementares

http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/manuais_fabrica/decifrando.pdf, neste endere?o encontramos o guia do professor do software utilizado na proposta de aulas apresentada, e este fornece interessantes atividades.

Avaliação

A avalia??o se dar?, principalmente, atrav?s dos registros criados pelos alunos na utiliza??o do software e na constru??o dos gr?ficos sobre dados da sala, onde poder?o ser avaliados de acordo com a explora??o, resolu??o e discuss?o sobre os dados obtidos na constru??o de tabelas e gr?ficos.