Portal do Professor

Início do Conteúdo

O Judô Dentro da Escola

Autor e Co-autor(es)

Rodrigo Barros Rispoli imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender os princípios elementares das regras e o histórico da manifestação de lutas denominada Judô;

Vivenciar jogos reconhecendo as principais ações exigidas na prática do Judô.

Duração das atividades

50 minutos / 1 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As diferenças existentes entre lutas e e brigas.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: Espaço fechado com solo macio

Material: Nenhum

Atividade 1

Apresentar os vídeos abaixo e perguntar: “o que as pessoas estão fazendo?”

Links do vídeo de judô: 01 - http://www.youtube.com/watch?v=dygKP-25WLs
                                   02 - http://www.youtube.com/watch?v=be-BoM-WokY
                                   03 - http://www.youtube.com/watch?v=e_68Rb1QGaw

Continuar a discussão questionando-os sobre qual tipo de luta está sendo apresentada, o material necessário para a prática, seus objetivos e principais regras. Em seguida, com o relato dos alunos, o professor apresentará o histórico do judô e as regras básicas para a sua prática (faz-se necessário adaptar a linguagem e o conjunto de regras a ser apresentada respeitando as características da turma) e perguntará aos alunos o que o lutador precisa fazer para vencer seu oponente no Judô. Diante das reflexões surgidas, o professor irá propor as atividades a seguir.

Atividade 2

Luta de Galo : Os alunos, dispostos em duplas, deverão apoiar-se sobre um pé somente. O objetivo da brincadeira é fazer com que o seu oponente coloque os dois pés no chão empurrando-o pelo ombro. Os alunos poderão trocar de dupla.

Atividade 3

Joga no Chão : Dispostos em duplas, os alunos se agacharão um de frente para o outro. O objetivo é empurrar o seu oponente para que ele caia com as costas no chão. É importante ressaltar o respeito da posição de agachado para a realização da brincadeira.

Atividade 4

O Rodeio : Em duplas, um aluno ficará na posição de 4 apoios (cavalo) e outro subirá nas costas do companheiro (peão). O cavalo vai tentar derrubar seu cavaleiro, porém não poderá levantar-se. O peão, por sua vez, não poderá apoiar os pés no chão. 

Recursos Complementares

Avaliação

Reunir a turma e perguntar qual era o objetivo comum nas brincadeiras realizadas (o objetivo era o de derrubar e/ou desequilibrar o companheiro nas brincadeiras). Em seguida, questioná-los se esse objetivo é o mesmo do Judô e pedir que justifiquem sua opção.