Portal do Professor

Início do Conteúdo

1. TITULO: VIT?RIA R?GIA ? texto informativo

Autor e Co-autor(es)

Gl?ria Maria de Oliveira imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone de Alencastre Rodrigues, Soymara Vieira Emili?o

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Compreender o sentido do texto;
? Reconhecer a fun??o de um texto informativo;
? Identificar a informa??o pedida atrav?s do texto;
? Conhecer esta planta aqu?tica;
? Refletir sobre a escrita desse g?nero textual,
? Perceber a import?ncia fauna brasileira;
? Valorizar a nossa fauna.

Duração das atividades

Uma aula com dura??o de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Recomenda-se que o aluno tenha vivenciado a aula onde foi apresentada a lenda da VIT?RIA R?GIA, pois o interesse por esta planta foi agu?ado ap?s a aula citada.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento
A professora pergunta se eles gostariam de saber maiores informa??es sobre esta planta aqu?tica mencionada numa lenda.
Diz que fez uma pesquisa sobre tal e que apresentar? um texto informativo sobre a mesma, retirado da internet.
? necess?rio que a professora explane para a turma que um texto informativo tem como fun??o comunicar e dar informa??o geral sobre um determinado tema ou assunto.

Segundo momento
A professora distribui para cada aluno a folha apresentada a seguir, faz uma primeira leitura para a classe.

VIT?RIA-R?GIA

  


A VIT?RIA-R?GIA OU VICT?RIA-R?GIA (VICTORIA AMAZONICA) ? UMA PLANTA AQU?TICA DA FAM?LIA DAS NYMPHAEACEAE, T?PICA DA REGI?O AMAZ?NICA. ELA POSSUI UMA GRANDE FOLHA EM FORMA DE C?RCULO, QUE FICA SOBRE A SUPERF?CIE DA ?GUA, E PODE CHEGAR A TER AT? 2,5 METROS DE DI?METRO E SUPORTAR AT? 40 QUILOS SE FOREM BEM DISTRUIBU?DOS EM SUA SUPERF?CIE.
SUA FLOR (A FLORA??O OCORRE DESDE O IN?CIO DE MAR?O AT? JULHO) ? BRANCA E ABRE-SE APENAS ? NOITE, A PARTIR DAS SEIS HORAS DA TARDE, E EXPELEM UMA DIVINA FRAGR?NCIA NOTURNA ADOCICADO DO ABRIC?, CHAMADA PELOS EUROPEUS DE "ROSA LACUSTRE", MANTEM-SE ABERTA AT? APROXIMADAMENTE AS NOVE HORAS DA MANH? DO DIA SEGUINTE. NO SEGUNDO DIA, O DA POLINIZA??O, A FLOR ? COR DE ROSA. ASSIM QUE AS FLORES SE ABREM, SEU FORTE ODOR ATRAI OS BESOUROS POLINIZADORES (CYCLOCEFALO CASTENEAEA), QUE A ADENTRAM E NELAS FICAM PRISIONEIROS.
................
OUTROS NOMES: IRUP? (GUARANI), UAP?, AGUAP? (TUPI), AGUAP?-ASS?, JA?AN?, NAMP?, FORNO-DE-JA?AN?, RAINHA-DOS-LAGOS, MILHO-D'?GUA E CAR?-D'?GUA.
Texto retirado da Wikip?dia, a enciclop?dia livre.

Terceiro momento
A professora rele o texto, fazendo paradas pontuais e pedindo para os alunos debaterem sobre o que cada par?grafo.
Depois pergunta a classe, quest?es obtidas atrav?s da leitura, como por exemplo:
? Quem ? a vit?ria-r?gia?
? Como ela ??
? Onde ela vive?
? Quais s?o os outros nomes dela?

Como finaliza??o desta aula, a professora dar? a cada crian?a uma flor, a qual dever? ser posta dentro de um prato com ?gua, com suas p?talas viradas para cima. E observar o que acontece.
Segue demonstra??o.

Recursos Complementares

Como a pesquisa na internet foi feita anteriormente pela professora, n?o se faz necessita de nenhum outro recurso al?m de papel e l?pis.

Avaliação

Verificar se ap?s a leitura os alunos conseguem identificar e reconhecer as caracter?sticas da vit?ria-r?gia.
Perceber se eles a identificaram enquanto uma planta aqu?tica da fauna brasileira.
Utilizar esse g?nero de texto para adquirir novos conhecimentos.