Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo as frutas no cotidiano da educa??o infantil.

Autor e Co-autor(es)

Melina Brasil Silva Resende imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Matem?tica N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es)
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Incentivar o consumo de frutas no cotidiano das crian?as;
? Conhecer diferentes tipos de frutas;
? Degust?-las de diversas maneiras;
? Trabalhar os sentidos (paladar, olfato, vis?o...);
? Desenvolver a linguagem escrita e oral.

Duração das atividades

3 aulas para a introdu??o da atividade que acontecer? semanalmente.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crian?as devem ter alguns conhecimentos do alfabeto e dos numerais.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula:
Para iniciar uma conversa sobre o consumo das frutas o professor pode ler hist?rias que tratem sobre este tema. Sugest?o: leitura do livro ?A Laranja Colorida? de Ronaldo Sim?es Coelho (editora Le). Nele uma laranja quer se esconder para que seus amigos possam degust?-la posteriormente, mas por se disfar?ar t?o bem acaba n?o podendo mais ser vista e fica com medo de apodrecer no p? de laranja; assim tenta criar estrat?gias para que seus colegas finalmente a encontrem.
Ap?s a leitura, conversem sobre a hist?ria; fale sobre a import?ncia das frutas para uma alimenta??o saud?vel e gostosa. De posse de revistas e tesouras, sugira aos alunos que procurem e recortem imagens de frutas.

Com os recortes, fa?am uma roda e mostrem aos colegas o que encontraram, se conhecem e j? experimentaram aquela fruta. Depois as colem e fa?am um cartaz. Aproveite e trabalhe a escrita coletiva do nome das frutas. Deixe o trabalho exposto na sala de aula. A partir desse material e das conversas j? realizadas combinem um dia na semana para a degusta??o de frutas. Lembre-se que semanalmente ser? escolhida uma fruta diferente atrav?s de vota??o; esta dever? ir para a escola lavada e descascada. Fa?a um bilhete explicativo/descritivo para os familiares demonstrando os objetivos deste projeto.

Segunda aula:

Fa?am um texto coletivo baseado na hist?ria anteriormente contada (?A laranja colorida?). Para isso pe?a que as crian?as a recontem enquanto escreve no quadro. N?o esque?a de pedir para que criem um novo nome para a hist?ria. Num segundo momento o professor dever? reescreve-la.

Terceira aula:
Primeiramente, com o texto coletivo j? digitado e impresso em folhas, o distribua, leia novamente e pe?a para as crian?as ilustrarem.
A atividade acima pode ser realizada no dia escolhido para a degusta??o da fruta. Antes de consumi-las explore todos os seus aspectos: cor, forma, cheiro, peso, diferen?as entre uma fruta e outra... questione se algu?m j? comeu e se gostou. Depois de explorarem bem iniciem a degusta??o. Tamb?m fa?a questionamentos sobre o sabor: ? doce? Azedo? Gostou ou n?o? Dependendo da fruta tamb?m se pode fazer sucos, vitaminas, misturar alguma calda ou a??car. Lembre-se dos cuidados de higiene na manipula??o dos alimentos.

Para que este trabalho seja significativo para a aprendizagem dos alunos ? importante que se realize por um per?odo de tempo m?dio (trimestral, semestral ou anual).

Recursos Complementares

? Livro ?A Laranja Colorida? de Ronaldo Sim?es Coelho (editora Le).
? Revistas, tesouras, cartolina;
? Frutas escolhidas semanalmente.

Avaliação

Analisar se as crian?as compreenderam o que ? uma alimenta??o saud?vel; observar se est?o experimentando novas frutas e aumentando seu consumo, como por exemplo, no lanche que est? sendo levado para a escola; perceber se melhoraram sua compreens?o da escrita das palavras e da oralidade.