Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Compreender os rudimentos das regras e as técnicas da manifestação de lutas denominada Esgrima;
Vivenciar de forma adaptada a modalidade em questão através de jogos reconhecendo as principais habilidades na sua execução;
Criar material alternativo para a prática da esgrima.
Relações existentes entre briga, violência e lutas.
Espaço: Espaço fechado com solo macio.
Material: Jornal, Papelão, Tinta Guache, Barbante e Fita adesiva.
Atividade 1
Apresentar as fotografias abaixo e perguntar:
01 - http://www.teleantioquia.com.co/Programas/CajadeSorpresas/Imgs/DibujosYLetras/Esgrima2.jpg
02 - http://4.bp.blogspot.com/_9t4JQbeLaTQ/RmHXpj4S1nI/AAAAAAAAAFs/XI07_4lL54E/s400/esgrima2.jpg
03 - http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a6/Esgrima_Jogos_Panamericanos_1_14072007.jpg
04 - http://topazio1950.blogs.sapo.pt/arquivo/Esgrima.jpg
“Alguém sabe o que essas pessoas estão fazendo?”, “Como se chama essa luta?”, “Alguém já viu essa luta? Onde?” Após essa aproximação, explicar que a esgrima é um esporte que evoluiu de uma antiga forma de combate, em que o objetivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo em que se evita ser tocado por ele. Apresentar, em seguida os tipos de esgrima existentes através das fotos explicando suas regras, os aspectos de segurança e o material utilizado (faz-se necessário adaptar a linguagem e o conjunto de regras a ser apresentada respeitando as características da turma).
Florete
Espada
Sabre
Fonte das Fotos: http://www.esgrima.org.br/?pag=modalidade
Atividade 2
Propor à turma a construção de um florete e o colete para a esgrima com os seguintes materiais: jornal, fita adesiva, papelão, tinta guache não tóxica de várias cores e barbante. Com o jornal e a fita adesiva faz-se o florete da seguinte maneira: 1. enrole o jornal para que ele tome uma forma cilíndrica. Se o jornal amassar facilmente, enrole outras folhas e prenda-o com fita adesiva. 2. Em uma ponta, peça ao aluno que meça a empunhadura do florete com a sua própria mão e prenda-o com fita adesiva. 3. Enrole o papelão em volta do tronco do aluno e prenda-o com barbante.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/img/ed-fisica/222-luta1.jpg
Atividade 3
Um festival será organizado com os alunos devidamente “armados” com o material criado na atividade anterior. Em um espaço em forma de corredor, dois alunos se enfrentarão com o objetivo de tocar com a “espada” (agora com a ponta molhada com tinta guache) o tronco do seu oponente. Ganha aquele que conseguir manchar três vezes o papelão do companheiro. A dinâmica poderá ser realizada através de desafios onde, de maneira organizada, os alunos escolherão os seus adversários.