Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ocupando papéis: construindo sua identidade

Autor e Co-autor(es)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ocupar diferentes papéis;
• Buscar referências para a construção de sua identidade;
• Desenvolver capacidades de cuidados com outrem;
• Reconhecer letras na escrita de palavras;
• Fazer tentativas de escrita;
• Contar e representar numericamente.

Duração das atividades

Atividade permanente

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Objetivos da aula: contribuir para a construção da identidade das crianças por meio de um “objeto” de todos que passa pelos cuidados de todos. A aula destina-se à crianças de 4 e 5 anos.

Primeiro Momento:

Eleger para a sala um brinquedo que será de posse de todos e que ao mesmo tempo dependerá dos cuidados individuais de cada um. Pode-se eleger um animalzinho de estimação, por exemplo, peixe, tartaruga, etc. No caso dessa aula, aproveitamos uma boneca trazida por uma criança no início do ano letivo. A bonequinha vinha acompanhada de uma certidão de nascimento em branco que deveria ser preenchida por sua dona. Aproveitamos esse brinquedo para trabalhar a identidade de cada um. Reproduzimos de forma ampliada a certidão de nascimento da bonequinha e conversamos com as crianças. Esse momento deve ser feito de forma bem lúdica. Colocar a bonequinha no colo e dizer que ela não tem pai, não tem mãe, nem ninguém que cuide dela. Perguntar às crianças se elas gostariam de cuidar da bonequinha e qual papel gostariam de ocupar. Ir anotando todas as opções das crianças. Com certeza, elas escolherão o papel que lhe é mais significativo: exemplos de escolhas – papai, mamãe, padrinho, madrinha, gatinho (bichinho de estimação). Essas escolhas são importantes para as crianças na medida em que trazem oportunidades de ocupar diferentes papéis frente à realidade.


Segundo Momento:

As crianças constroem sua autonomia na medida em que têm liberdade de expressão e também respeitam a opinião do outro. Nesse sentido é importante, propiciar momentos em que as crianças opinem e demonstrem seus gostos e preferências. Por isso, todo o processo decisório para a escolha do nome deve ser feito por meio de votação. O sexo da/o boneco vai ser decidido com as crianças. Depois de escolhido o sexo é hora de escolher o nome da nova amiguinha da sala. Cada criança dá uma sugestão e os nomes são colocados para apreciação da turma. Faz-se a votação e coloca-se em prática o que foi decidido.

Terceiro Momento:

Depois das escolhas iniciais, o professor refaz a certidão de nascimento da boneca colocando os nomes das crianças de acordo com suas escolhas:


Quarto Momento:

Enviar para casa a nova certidão de nascimento da bonequinha com a instrução de que a criança encontre seu nome e escreva com a ajuda de um adulto, qual papel ocupa.

 

Quinto Momento:Instituir na sala de aula a ida dessa personagem para a casa das crianças. A cada dia a bonequinha vai para a casa de alguém. Lá será cuidada e ninada. Deixar a criança levar um livro de história para contar à bonequinha em casa. No dia seguinte, a boneca volta trazendo as novidades vividas com aquela criança.

 

Sexto Momento:

Pode-se ainda fazer diferentes atividades de registro como a escrita do nome escolhido para a boneca, a representação numérica da idade da boneca, o desenho da boneca. A quantidade de pais, mães que a boneca tem, etc. Aí vale usar a criatividade!

Recursos Complementares

Brinquedo – boneca ou outra opção;
Atividades de interação com a família;

Avaliação

Professor/a observe qual papel cada criança desejou ocupar, o que essa escolha representa no desenvolvimento da criança. Ela consegue ocupar outros papéis. Intervenha quando necessário, para que as crianças passem por todos os papéis possíveis frente à personagem.