Portal do Professor

Início do Conteúdo

Estrutura atômica

Marco Antonio Amaral

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

ROSANGELA MENTA MELLO

imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Eziquiel Menta

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Rever os conceitos de estrutura atômica e o número de massa, número de elétrons e prótons (massa atômica).

Duração das atividades

2 a 3 horas aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber os conceitos e identificar os Elementos Químicos.

Estratégias e recursos da aula

Educador inicie esta aula propondo aos estudantes que assistam ao vídeo que está disponível no link abaixo em seguida provoque um debate sobre o tema em sala de aula.

http://www.youtube.com/watch?v=GGO1N0qR-cA

Após assistirem explique a eles como é formada a estrutura atômica. Apresente a animação abaixo para que compreendam o conceito de números atômicos e proponha que resolvam os exercícios. 

Um passeio diferente

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15098


Peça aos estudantes que assistam ao vídeo e façam um relatório, criem um blog e postem. Link para criar blog. https://www.blogger.com/start

http://www.youtube.com/watch?v=OXFB93l96EA

undefined

Apresente os exercícios que estão disponíveis no link abaixo e que poderão ser utilizados para a verificação da aprendizagem.

http:// efisica.if.usp.br/moderna/materia/exercicios/

undefined

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Um passeio diferente Animação/simulação

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação poderá ocorrer a partir da resolução dos exercicios. A forma em que ocorrerá o processo avaliativo deve comunicado aos estudantes com antecedencia. Deve ser diagnóstica e somativa.