Portal do Professor

Início do Conteúdo

Química na vida

Autor e Co-autor(es)

Grace Luciana Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar compostos químicos a partir de suas características e aplicabilidade; Contextualizar de forma geral a presença dos elementos químicos em nossa vida; Pesquisar sobre a presença de alguns elementos químicos em nosso cotidiano; Compartilhar as informações pesquisadas para os colegas.

Duração das atividades

3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Buscar entender quais relações os alunos fazem a respeito da tabela periódica.

Estratégias e recursos da aula

 

  

Orientações didáticas

 

  • Estudo da Química não pode ser simplesmente uma decoreba mecânica dos elementos químicos, há um mundo fascinante que a Química pode proporcionar, dessa forma a contextualização, o desafio, a descoberta devem ser aliadas constante nas aulas.
  • Problematizar situações, fazer desafios práticos, hipotetizar e buscar conclusões para que o aluno perceba que a química faz parte de nossas vidas.
  • A seqüência de aulas pressupõe um estudo dinâmico, interativo e desafiador para os alunos. É uma ótima dica como introdução da química.

 

Seqüência didática


No portal do MEC há uma animação que é ao mesmo tempo explicativa e sugestiva, pois é uma simulação de aula de química na qual o professor propõe uma exercício para os alunos .

 

 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1344/imagens/quim0.jpg
 
 
Após a exibição da animação, questione os alunos sobre o que eles sabem sobre a tabela periódica, e como a química faz parte de nossas vidas.  
 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1344/imagens/quim1.jpg
 

Separe a classe em trios:
Dê situações do cotidiano do aluno para ele pesquisar:
Por exemplo, na escola, em casa, no corpo humano, etc.
Peça para que cada trio organize uma apresentação que explique a presença dos elementos químicos no foco estudado.

Neste site há algumas sugestões
http://www.abiquim.org.br/estudante/vida_frame.html

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1344/imagens/quim4.jpg



O site ainda disponibiliza como a química está presente na escola.  

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1344/imagens/quim2.jpg

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1344/imagens/quim3.jpg

 

E também o aluno pode navegar em cada cômodo de uma casa e identificar a presença dos elementos químicos de forma bem lúdica e com informações úteis.
Socialize as descobertas dos alunos e depois indique o site para navegação dessa forma os alunos poderão completar ou modificar suas pesquisas.

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Na minha casa tem elementos químicos Animação/simulação

Recursos Complementares

http://educar.sc.usp.br/quimica/index.html Dicas de programa de química no computador http://www.univ-ab.pt/disciplinas/dcet/qg607/softw.htm http://nautilus.fis.uc.pt/softc/programas/manuais/j-quimic/manual.htm http://crispassinato.wordpress.com/2008/05/31/softwares-educativos-em-quimica/ http://rived.proinfo.mec.gov.br/modulos/quimica/

Avaliação

Verificar a consistência da pesquisa realizada pelos alunos e confrontar com as informações disponibilizadas no site para identificar os avanços.