Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
- Discutir as implica??es acerca da ?industrializa??o e comercializa??o? dos jogos e brincadeiras na atual sociedade de consumo;
- Identificar o car?ter l?dico do processo de constru??o e de utiliza??o dos brinquedos;
- Aprender a construir avi?ozinho de isopor reutilizando materiais;
- Compreender a necessidade de reaproveitamento de diferentes materiais, como uma forma de contribuir para o controle da produ??o de lixo.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
Iniciara aula reunindo o grupo e questionando do que eles costumam brincar em seu dia a dia em casa. Provavelmente haver?o muitas respostas relacionadas aos jogos eletr?nicos e brinquedos comprados. Neste sentido iniciar um debate a partir das seguintes provoca??es: quanto custa em m?dia os brinquedos citados? Ser? que eu s? me divirto com brinquedos comprados? Ser? que ? mais legal brincar com esse tipo de brinquedo do que com outros? Ou tamb?m ? legal brincar com brinquedos que n?o s?o comprados, e s?o feitos por voc?s pr?prios?
Retomar tamb?m a quest?o relacionada ? problem?tica do lixo produzido diariamente. O objetivo ? que a turma perceba o grau de polui??o ambiental gerado diariamente pela popula??o, e a necessidade de cada um tomar atitudes mais conscientes em rela??o a este problema. Questionar, em seguida, se as crian?as est?o separando o lixo em casa e encaminhando para o reaproveitamento ou reciclagem? Apontar que podemos reaproveitar alguns materiais que se destinariam ao lixo, produzindo, inclusive brinquedos para nos divertirmos.
Hoje conheceremos um novo brinquedo que vamos construir: o avi?o de isopor. Um avi?o constru?do reaproveitando bandejas de isopor (aquelas que s?o colocadas em algumas embalagens de carnes, queijos e etc..). Destacar que al?m de se divertirem brincando com o avi?o tamb?m ir?o se divertir construindo o brinquedo
Cada crian?a deve estar de posse de uma bandejinha de isopor, uma tesoura sem ponta e um pregador de roupas.
1? passo: cortar a bandeja retirando as bordas;
2? passo: cortar o fundo da bandeja no meio, formando dois ret?ngulos;
3? passo: colocar os dois ret?ngulos em forma de cruz e prender com o pregador;
4? passo: fazer um pequeno corte na extremidade posterior da base do avi?o e encaixar um pequeno ret?ngulo de isopor.
Fotos do arquivo do departamento de educa??o f?sica do C.A. Jo?o XXIII - UFJF
Reunir novamente a turma e question?-los se para se divertirem ? sempre necess?rio que o brinquedo seja comprado. Perguntar ainda, se foi divertido e prazeroso construir e brincar com um brinquedo feito por eles mesmos, a partir de um material que, a princ?pio, iria para o lixo.
Registro do texto de instru??o (essa atividade poder? ser feita em conjunto com a disciplina l?ngua portuguesa).