Portal do Professor

Início do Conteúdo

Construindo brinquedos: o Avi?o de Isopor.

Autor e Co-autor(es)

Adriane Silva Tomaz imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Discutir as implica??es acerca da ?industrializa??o e comercializa??o? dos jogos e brincadeiras na atual sociedade de consumo;

- Identificar o car?ter l?dico do processo de constru??o e de utiliza??o dos brinquedos; 

- Aprender a construir avi?ozinho de isopor reutilizando materiais;

- Compreender a necessidade de reaproveitamento de diferentes materiais, como uma forma de contribuir para o controle da produ??o de lixo.

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula


Atividade 1:


Iniciara aula reunindo o grupo e questionando do que eles costumam brincar em seu dia a dia em casa. Provavelmente haver?o muitas respostas relacionadas aos jogos eletr?nicos e brinquedos comprados. Neste sentido iniciar um debate a partir das seguintes provoca??es: quanto custa em m?dia os brinquedos citados?  Ser? que eu s? me divirto com brinquedos comprados? Ser? que ? mais legal brincar com esse tipo de brinquedo do que com outros? Ou tamb?m ? legal brincar com brinquedos que n?o s?o comprados, e s?o feitos por voc?s pr?prios?
Retomar tamb?m a quest?o relacionada ? problem?tica do lixo produzido diariamente. O objetivo ? que a turma perceba o grau de polui??o ambiental gerado diariamente pela popula??o, e a necessidade de cada um tomar atitudes mais conscientes em rela??o a este problema. Questionar, em seguida, se as crian?as est?o separando o lixo em casa e encaminhando para o reaproveitamento ou reciclagem? Apontar que podemos reaproveitar alguns materiais que se destinariam ao lixo, produzindo, inclusive brinquedos para nos divertirmos.

Hoje conheceremos um novo brinquedo que vamos construir: o avi?o de isopor.  Um avi?o constru?do reaproveitando bandejas de isopor (aquelas que s?o colocadas em algumas embalagens  de carnes, queijos e etc..). Destacar que al?m de se divertirem brincando com o avi?o tamb?m ir?o se divertir construindo o brinquedo



Atividade 2: Como construir o Avi?o de isopor

Cada crian?a deve estar de posse de uma bandejinha de isopor, uma tesoura sem ponta e um pregador de roupas.

1? passo: cortar a bandeja retirando as bordas;

2? passo: cortar o fundo da bandeja no meio, formando dois ret?ngulos;

3? passo: colocar os dois ret?ngulos em forma de cruz e prender com o pregador;

4? passo: fazer um pequeno corte na extremidade posterior da base do avi?o e encaixar um pequeno ret?ngulo de isopor.


undefinedundefinedundefinedundefinedundefined


Fotos do arquivo do departamento de educa??o f?sica do C.A. Jo?o XXIII - UFJF


Atividade 3: Sintetizando as reflex?es

Reunir novamente a turma e question?-los se para se divertirem ? sempre necess?rio que o brinquedo seja comprado. Perguntar ainda, se foi divertido e prazeroso construir e brincar com um brinquedo feito por eles mesmos, a partir de um material que, a princ?pio, iria para o lixo.

Avaliação

Registro do texto de instru??o (essa atividade poder? ser feita em conjunto com a disciplina l?ngua portuguesa).


Fa?a um texto de instru??o explicando passo a passo como construir o avi?o de isopor.