Portal do Professor

Início do Conteúdo

Progress?o aritm?tica ? Termo geral

Autor e Co-autor(es)

Carlos Alberto Jesus de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Matem?tica ?lgebra
Ensino M?dio Matem?tica An?lise de dados e probabilidade
Ensino M?dio Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino M?dio Matem?tica Tecnologia para a matem?tica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer a no??o de sequ?ncia
  • Identificar uma progress?o aritm?tica
  • Determinar a raz?o
  • Calcular qualquer termo de uma progress?o aritm?tica
  • Classificar uma progress?o aritm?tica
  • Utilizar a f?rmula do termo geral na resolu??o de problemas

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Opera??es aritm?ticas e alg?bricas

Estratégias e recursos da aula

No laborat?rio de inform?tica (2 aulas)

Professor, para motivar seus alunos apresente situa??es que sejam reais para o dia-a-dia. Por exemplo:

a) Observe a sequ?ncia de figuras cujas quantidades de pontos est?o em progress?o aritm?tica

Continuando essa sequ?ncia, quantos pontos formar?o a 12? figura?

b) Financiamento: Na compra de um carro a prazo, uma pessoa pagou R$ 3.500,00 de entrada e 12 presta??es que deca?am em PA, sendo a 1? de R$ 660,00; a 2? de R$ 630,00, a 3? de R$ 600,00, e assim por diante. Qual o valor da ?ltima presta??o?

               Professor, d? um tempo para que eles possam pensam um pouco e tentem responder as quest?es apresentadas. Pe?a a eles que registrem a forma de resolu??o. Em seguida, apresente a eles o v?deo da aula 33 do Novo TeleCurso, caso n?o tenha na escola o mesmo esta dispon?vel  no s?tio http://novotelecurso.blogspot.com/2009/02/progressoes-aritmeticas.html.

Aproveite este momento para tirar as d?vidas que ainda persistirem. Questione:

  • O que ? sequ?ncia num?rica?
  • O que ? uma P.A.?
  • O que ? termo gen?rico?
  • O que ? raz?o?

               Professor, caso necessite, existem diversos s?tios que apresentam a parte te?rica, por exemplo:

Comente tamb?m sobre a Sequ?ncia de Fibonacci, http://pt.wikipedia.org/wiki/N?mero_de_Fibonacci, e a Propor??o ?uera, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3711.

               Professor, para consolidar os conhecimentos adquiridos, pe?a a eles que resolvam alguns exerc?cios do livro did?tico ou elabore uma lista de exerc?cios, alguns modelos est?o dispon?veis em:

Pe?a a eles que registrem em uma folha de papel a resolu??o dos exerc?cios.

               Professor, fa?a o download pr?vio de um arquivo de planilha de c?lculo dispon?vel em  http://w13.easy-share.com/3928391.html, neste arquivo existem diversas situa??es para resolver e conferir exerc?cios sobre o progress?o aritm?tica. Pe?a aos alunos que confiram as respostas dos exerc?cios na planilha de c?lculo.

Aproveite este momento e pe?a a eles criem alguns exerc?cios para ser utilizado em uma competi??o entre grupos, de no m?ximo quatro alunos, onde cada grupo apresenta um problema outro grupo caso consiga resolv?-lo, continua na competi??o, caso erre, ser? eliminado. Durante a competi??o, questione: ?Existem alguma rela??o com as fun??es do 1? grau ??.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o (1 aula) poder? ser da seguinte forma: