Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Matem?tica | ?lgebra |
Ensino M?dio | Matem?tica | An?lise de dados e probabilidade |
Ensino M?dio | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino M?dio | Matem?tica | Tecnologia para a matem?tica |
No laborat?rio de inform?tica (2 aulas)
Professor, para motivar seus alunos apresente situa??es que sejam reais para o dia-a-dia. Por exemplo:
a) Observe a sequ?ncia de figuras cujas quantidades de pontos est?o em progress?o aritm?tica
Continuando essa sequ?ncia, quantos pontos formar?o a 12? figura?
b) Financiamento: Na compra de um carro a prazo, uma pessoa pagou R$ 3.500,00 de entrada e 12 presta??es que deca?am em PA, sendo a 1? de R$ 660,00; a 2? de R$ 630,00, a 3? de R$ 600,00, e assim por diante. Qual o valor da ?ltima presta??o?
Professor, d? um tempo para que eles possam pensam um pouco e tentem responder as quest?es apresentadas. Pe?a a eles que registrem a forma de resolu??o. Em seguida, apresente a eles o v?deo da aula 33 do Novo TeleCurso, caso n?o tenha na escola o mesmo esta dispon?vel no s?tio http://novotelecurso.blogspot.com/2009/02/progressoes-aritmeticas.html.
Aproveite este momento para tirar as d?vidas que ainda persistirem. Questione:
Professor, caso necessite, existem diversos s?tios que apresentam a parte te?rica, por exemplo:
Comente tamb?m sobre a Sequ?ncia de Fibonacci, http://pt.wikipedia.org/wiki/N?mero_de_Fibonacci, e a Propor??o ?uera, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3711.
Professor, para consolidar os conhecimentos adquiridos, pe?a a eles que resolvam alguns exerc?cios do livro did?tico ou elabore uma lista de exerc?cios, alguns modelos est?o dispon?veis em:
Pe?a a eles que registrem em uma folha de papel a resolu??o dos exerc?cios.
Professor, fa?a o download pr?vio de um arquivo de planilha de c?lculo dispon?vel em http://w13.easy-share.com/3928391.html, neste arquivo existem diversas situa??es para resolver e conferir exerc?cios sobre o progress?o aritm?tica. Pe?a aos alunos que confiram as respostas dos exerc?cios na planilha de c?lculo.
Aproveite este momento e pe?a a eles criem alguns exerc?cios para ser utilizado em uma competi??o entre grupos, de no m?ximo quatro alunos, onde cada grupo apresenta um problema outro grupo caso consiga resolv?-lo, continua na competi??o, caso erre, ser? eliminado. Durante a competi??o, questione: ?Existem alguma rela??o com as fun??es do 1? grau ??.
A avalia??o (1 aula) poder? ser da seguinte forma: